Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1604 |
Resumo: | iii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas. |
id |
RCAP_3c49a2b3cd3fa1d366b1d4d6f86ad5cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1604 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEducação de InfânciaEducação de InfânciaEducação Pré-escolarJogoiii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas.Saraiva, Alzira Maria RascãoIC-OnlineRebolo, Alexandra Isabel Banganho2016-03-11T15:48:58Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1604TID:201079267porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:11.296355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
title |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
spellingShingle |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância Rebolo, Alexandra Isabel Banganho Educação Pré-escolar Educação de Infância Educação de Infância Educação Pré-escolar Jogo |
title_short |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
title_full |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
title_fullStr |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
title_full_unstemmed |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
title_sort |
Crescendo com e para as crianças... da Creche ao Jardim de Infância |
author |
Rebolo, Alexandra Isabel Banganho |
author_facet |
Rebolo, Alexandra Isabel Banganho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saraiva, Alzira Maria Rascão IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebolo, Alexandra Isabel Banganho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-escolar Educação de Infância Educação de Infância Educação Pré-escolar Jogo |
topic |
Educação Pré-escolar Educação de Infância Educação de Infância Educação Pré-escolar Jogo |
description |
iii RESUMO O presente relatório surgiu no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar e apresenta-se dividido em dois contextos. O primeiro relaciona-se com as vivências em contexto de Creche e o segundo está direcionado para as vivências em contexto de Jardim de Infância. O primeiro contexto está dividido em dois pontos. Em primeiro lugar apresenta-se o que foi mais significativo para mim, refletindo sobre o que é ser educadora em contexto de Creche, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. Em seguida apresenta-se um ensaio investigativo intitulado “Interações das crianças entre os 27 e os 36 meses com materiais”. Os resultados obtidos parecem mostrar que as três crianças participantes no estudo, interagiam livremente com os materiais utilizando os órgãos de sentido, faziam classificações, através do jogo simbólico e comunicavam verbalmente. O segundo contexto, encontra-se igualmente dividido em dois pontos. No primeiro ponto apresenta-se a dimensão reflexiva, evidenciando o que é ser educadora em contexto de Jardim de Infância, a importância da observação, as dificuldades sentidas e aprendizagens realizadas e a interação com as crianças. De seguida é exposto o projeto intitulado “As tartarugas”, realizado segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto e tendo por base a curiosidade e interesse das crianças relativamente à temática das tartarugas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-23 2015-07-23T00:00:00Z 2016-03-11T15:48:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1604 TID:201079267 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1604 |
identifier_str_mv |
TID:201079267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136957735895040 |