Ensino Moderno da Arquitectura: Currículo, Pedagogia, Edifício
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24371 |
Resumo: | Os projectos para instalar os cursos de arquitectura das escolas de belas artes decorreram, ao longo da nossa história recente, de um debate intenso sobre os currículos e métodos pedagógicos a adoptar na formação do arquitecto. Em 1948, Keil do Amaral fazia esta associação quando, em pleno Congresso Nacional dos Arquitectos, identificava os problemas do ensino com as instalações das duas escolas de belas artes: “Quanto aos edifícios em que o ensino é ministrado e àquele ambiente propício a uma maior compreensão e amor pelas coisas de Arte, é simplesmente inconcebível o que possuímos. O velho casarão fradesco do Largo da Biblioteca, em Lisboa, com os seus soturnos corredores e recantos, as suas aulas sombrias e tristes (…); e o velho casarão similar da Avenida Rodrigues de Freitas, no Porto, pouco menos soturno, estão abaixo de qualquer crítica”μ A transformação do ensino beaux-arts num ensino moderno reflecte-se nos projectos que, os professores de arquitectura realizaram para a escola do Porto e de Lisboa, ao longo do século XX. Os edifícios das faculdades de arquitectura construídas no final do século representam o fim deste ciclo e a abertura de um novo debate alargado às diversas escolas que hoje formam os arquitectos em Portugal. |
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