As artes visuais para o desenvolvimento da identidade pessoal da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joana Natália Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2886
Resumo: A noção do “eu”, no jardim de infância, ainda se encontra em construção, pelo que é muito importante a forma como o educador, intencionalmente valoriza, respeita, estimula e encoraja a criança nos seus progressos. A arte é um elemento indispensável no desenvolvimento da criatividade, do caráter e das emoções da criança. A criança através da arte, desenvolve a sua personalidade, cria o seu caráter e torna-se mais sociável, sem complexos e com um grande sentido de responsabilidade. Este desenrolar coerente da personalidade é proporcionado pelo tipo de atividades artísticas adaptadas à expressão do “eu”. Neste sentido, o presente relatório de investigação, elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I e II (PESEPE I e II), do Mestrado na área de formação de professores em Educação PréEscolar, apresenta como temática principal as artes visuais para o desenvolvimento da identidade pessoal da criança. Na investigação, participaram 17 crianças da valência do pré-escolar, de uma IPSS da cidade do Porto, cujo os dados foram recolhidos durante o ano letivo de 2018/2019, através do instrumento de recolha de dados - grelhas de observação. Assim, foram propostas às crianças algumas atividades no âmbito da temática, onde posteriormente foram analisados os dados das grelhas de observação dessas mesmas atividades. Os principais resultados permitem afirmar que as artes visuais são um instrumento importante para o desenvolvimento da identidade da criança. Assim sendo, é importante que o educador valorize e escute a criança, colaborando, assim, para o seu bem-estar e autoestima e, por consequência, para uma maior participação na vida em grupo e no desenvolvimento do processo e aprendizagem. Palavras-Chave: Artes Visuais; Identidade Pessoal; Educação de Infância
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