Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59217 |
Resumo: | Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento. |
id |
RCAP_3c66f57650f73f7910228b142cff5703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59217 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefaRaciocínioTarefasDiscussão coletivaAções do professorEste artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento.Repositório da Universidade de LisboaBrocardo, JoanaDelgado, CatarinaMendes, FátimaPonte, João Pedro2023-09-12T10:16:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59217porBrocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., & Ponte, J.P. (2022). Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa. Educación Matemática, 34(2), 101-133. https://doi.org/10.24844/EM3402.0410.24844/EM3402.04info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.717335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
title |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
spellingShingle |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa Brocardo, Joana Raciocínio Tarefas Discussão coletiva Ações do professor |
title_short |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
title_full |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
title_fullStr |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
title_full_unstemmed |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
title_sort |
Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa |
author |
Brocardo, Joana |
author_facet |
Brocardo, Joana Delgado, Catarina Mendes, Fátima Ponte, João Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Delgado, Catarina Mendes, Fátima Ponte, João Pedro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brocardo, Joana Delgado, Catarina Mendes, Fátima Ponte, João Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Tarefas Discussão coletiva Ações do professor |
topic |
Raciocínio Tarefas Discussão coletiva Ações do professor |
description |
Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-12T10:16:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59217 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., & Ponte, J.P. (2022). Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa. Educación Matemática, 34(2), 101-133. https://doi.org/10.24844/EM3402.04 10.24844/EM3402.04 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134647316119552 |