Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocardo, Joana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Delgado, Catarina, Mendes, Fátima, Ponte, João Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59217
Resumo: Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento.
id RCAP_3c66f57650f73f7910228b142cff5703
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefaRaciocínioTarefasDiscussão coletivaAções do professorEste artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento.Repositório da Universidade de LisboaBrocardo, JoanaDelgado, CatarinaMendes, FátimaPonte, João Pedro2023-09-12T10:16:49Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59217porBrocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., & Ponte, J.P. (2022). Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa. Educación Matemática, 34(2), 101-133. https://doi.org/10.24844/EM3402.0410.24844/EM3402.04info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:08Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.717335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
title Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
spellingShingle Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
Brocardo, Joana
Raciocínio
Tarefas
Discussão coletiva
Ações do professor
title_short Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
title_full Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
title_fullStr Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
title_full_unstemmed Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
title_sort Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa
author Brocardo, Joana
author_facet Brocardo, Joana
Delgado, Catarina
Mendes, Fátima
Ponte, João Pedro
author_role author
author2 Delgado, Catarina
Mendes, Fátima
Ponte, João Pedro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocardo, Joana
Delgado, Catarina
Mendes, Fátima
Ponte, João Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio
Tarefas
Discussão coletiva
Ações do professor
topic Raciocínio
Tarefas
Discussão coletiva
Ações do professor
description Este artigo procura caracterizar as ações do professor em discussões coletivas que promovem o desenvolvimento do raciocínio matemático e identificar eventuais relações entre essas ações e os processos de raciocínio matemático. A par destes objetivos, pretende propor um modelo que integre características específicas destas ações e evidencie as que se relacionam com os processos de raciocínio matemático. A metodologia é interpretativa e os dados são recolhidos a partir da gravação, em vídeo, do momento de discussão coletiva de uma tarefa, numa aula de uma professora do 5.º ano de escolaridade. A análise dos dados permitiu especificar seis tipos de ações do professor associadas ao momento de trabalho na sala de aula (Convidar, Apoiar, Guiar, Desafiar, Informar e Sugerir), bem como as potencialidades de cada um deles no desenvolvimento de processos de raciocínio matemático dos alunos. Permitiu, ainda, evidenciar a inter-relação entre alguns destes tipos de ações tendo em vista esse desenvolvimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-12T10:16:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59217
url http://hdl.handle.net/10451/59217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brocardo, J., Delgado, C., Mendes, F., & Ponte, J.P. (2022). Ações do professor e desenvolvimento do raciocínio matemático durante a discussão coletiva de uma tarefa. Educación Matemática, 34(2), 101-133. https://doi.org/10.24844/EM3402.04
10.24844/EM3402.04
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134647316119552