Papel dos pais moldavos na manutenção da língua de herança dos filhos em contexto de imigração portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Iachimovschi, Rodica
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26559
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
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spelling Papel dos pais moldavos na manutenção da língua de herança dos filhos em contexto de imigração portuguesaMigraçãoIdentidadePapel dos paisTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado, Educação (Área de especialização em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016Nos finais da década de 90 em Portugal surge uma vaga migratória de países de leste, um dos quais a Moldávia. A comunidade moldava destaca-se no seu processo de integração no país de acolhimento pela facilidade de aprender a língua dominante, a língua portuguesa (LP), devido à origem latina da língua romena (LR), língua de origem dos moldavos ou língua de herança (LH) (Castro, 2008). Estudos têm evidenciado que a questão da manutenção e do desenvolvimento da LH é uma questão pertinente: primeiro, para que esta não seja assimilada e desapareça, em favor da língua nacional; segundo, por se ressaltarem as vantagens de se valorizar as competências de LH como recursos cognitivos, afetivos, culturais e identitários no desenvolvimento dos sujeitos (Melo-Pfeifer, 2014; Pinho, 2015). Neste contexto, o papel dos pais tem vindo a ser destacado. No presente estudo procurámos conhecer as representações associadas à LH e à LP, as práticas de uso e os desafios que os pais moldavos enfrentam na manutenção e aprendizagem da LH por parte dos seus filhos em contexto português e que relação as crianças estabelecem com ambas as línguas. Optámos por um estudo de caso múltiplo (Stake, 2012), de natureza qualitativa, em que participaram as mães e os filhos de três famílias moldavas. Utilizámos a entrevista semiestruturada (Amado, 2013) e, no caso das crianças, a entrevista apoiou-se na elaboração de um desenho, como meio alternativo de representar e comunicar conhecimentos (Melo-Pfeifer e Schmidt, 2012). Os resultados apontam para três casos diferentes de manutenção da LH: i) na família da Maria os pais sustentam a manutenção da LH e da cultura de origem, sendo isso concretizado em várias práticas desenvolvidas pelos pais e a família alargada e resultando numa família bilingue/ plurilingue e bicultural; ii) na da Vera, os pais sustentam mais a manutenção da cultura de origem, não investindo muito em estratégias de manutenção da LH; iii) e na família da Sónia, uma família trilíngue, são os pais a incentivar a mudança para a LP, sendo a LH/LR em perigo de desaparecer em favor da LP. Concluímos que o papel dos pais é fundamental na aprendizagem da LH, na ausência de outras possibilidades para uma educação em e com a LH.In the late 90s Portugal faced a migratory wave from the Eastern European countries, including Moldova. The Moldovan community is easily integrated in the host country due to the quick learning of dominant language, the Portuguese language (PL), a process which is facilitated due to the Latin origin of the Romanian language (RL), the native language of Moldovans or heritage language (HL) (Castro, 2008). Studies have shown that the issue of maintenance and development of HL is a pertinent question: first, so that is not assimilated and disappears in favor of the national language; second, because the advantages of valuing LH skills as cognitive, affective, cultural and identity resources in the development of the individuals have been emphasized (Melo-Pfeifer, 2014; Pinho, 2015). In this context, the role of parents has been highlighted. In the present study we sought to know the representations associated with HL and PL, practices of use and the challenges that Moldovan parents face in the maintenance and learning of the LH by their children in the Portuguese context, and also the relationship children establish with those languages. We opted for a multiple, qualitative case study (Stake, 2012), involving mothers and children of three Moldovan families. We used a semi-structured interview (Amado, 2013) and, in the case of the children, the interview was based on the elaboration of a drawing, as an alternative means of representing and communicating knowledge (Melo-Pfeifer and Schmidt, 2012). The results point out to three different cases of maintenance of LH: i) in Maria´s family, parents support the maintenance of LH and culture of origin, this being achieved through various practices developed by parents and the extended family, resulting in a bilingual / multilingual and bicultural family; ii) in Vera´s family, parents support the maintenance of the home culture more, not investing so much in LH maintenance strategies; iii) and in the family of Sonia, a trilingual family, parents encourage the switch to LP, and LR/LH is in danger of disappearing in favor of LP. We conclude that parents’ role is crucial in learning HL in the absence of other possibilities for education in HL.Pinto, Ana Sofia Reis de Castro eMelo-Pfeifer, SílviaRepositório da Universidade de LisboaIachimovschi, Rodica2017-02-17T15:23:02Z20162016-10-142016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26559TID:201913097porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:12.350218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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