Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19967 |
Resumo: | Artigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares. |
id |
RCAP_3c8b136f20c075b9eeedf601fd9bc640 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19967 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCURRESCURResiliênciaPré-escolarComportamentoCompetências Socio-emocionaisPsicomotricidadeMindfulnessPré-jardim-de-infânciaSchool SkillsGymboreeResiliencePreschoolBehaviorSocial CompetencesEmotional SkillsEmotional CompetencesSocial SkillsPsychomotricityPre-kindergartenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoArtigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares.Article 1: The RESCUR Curriculum (Cefai et al., 2015a) was developed to be applied in children between 4 and 12 years old, with the aim of promoting socioemotional skills associated with resilience. This curriculum was implemented within the framework of the RESCUR into Action project, by teachers and educators, in the context and period of school, in schools of the municipalities of Sintra, Almada and Coimbra. In order to validate the results of its application, the data were collected in three evaluation moments (before implementation, in the middle of it and in the end). Two groups, the anual implementation group and the waiting group were set up, the first one begining the implementation at the beginning of the school year and the second only in January. This article focuses on pre-school outcomes, revealing differences between the two groups, especially in the mid-term evaluation, with decreased hyperactivity, behavioral problems and problems with peers.Artigo 2: Aplicação do RESCUR no Gymboree – Desenvolvimento da Resiliência numa idade precoce - Resumo: O RESCUR (Cefai et al, 2015a) é um currículo para o desenvolvimento da resiliência entre os 4 e 12 anos. O objetivo deste estudo é verificar a sua aplicabilidade em crianças de 2 e 3 anos, a frequentar um programa de preparação para o pré-escolar, no Gymboree Telheiras. Seis crianças dos 25 aos 38 meses participaram em 14 sessões, adaptadas a partir do Manual de Atividades do Pré-escolar (Cefai et al., 2015b). Para avaliar os resultados, criou-se um Questionário de Verificação da Eficácia, baseado na CBCL (Achenbach & Ruffle, 2000) e nas Listas de Verificação do RESCUR (traduzidas por Simões, Lebre, Santos & Equipa RESCUR (2015), que foi aplicado aos pais e às professoras. Verificaram-se melhorias em todas as crianças, ainda que menos evidentes nas temáticas de desenvolvimento de uma mente positiva e da autodeterminação. O RESCUR parece ser adequado para aplicação em crianças mais novas, desde que adaptado por forma a ir de encontro ao desenvolvimento das mesmas.Article 2: RESCUR (Cefai et al, 2015a) is a curriculum for the development of resilience between the ages of 4 and 12. The objective of this study is to verify its applicability in children of 2 and 3 years old, attending a pre-school preparation program at Gymboree Telheiras. Six children aged 25-38 months participated in 14 sessions, adapted from the Pre-School Activity Manual (Cefai et al., 2015b). In order to evaluate the results, an Effectiveness Verification Questionnaire was created based on the CBCL (Achenbach & Ruffle, 2000) and the RESCUR Checklists (translated by Simões, Lebre, Santos & RESCUR Team (2015), which was applied to parents and teachers There was improvement in all children, although less evident in the development of a positive mind and self-determination. RESCUR seems to be suitable for application in younger children, provided that it is adapted to meet their development.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaSimões, Alexandra Isabel Saraiva2020-03-26T12:11:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19967TID:202447774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:47.961674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
title |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
spellingShingle |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR Simões, Alexandra Isabel Saraiva RESCUR Resiliência Pré-escolar Comportamento Competências Socio-emocionais Psicomotricidade Mindfulness Pré-jardim-de-infância School Skills Gymboree Resilience Preschool Behavior Social Competences Emotional Skills Emotional Competences Social Skills Psychomotricity Pre-kindergarten Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
title_full |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
title_fullStr |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
title_full_unstemmed |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
title_sort |
Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR |
author |
Simões, Alexandra Isabel Saraiva |
author_facet |
Simões, Alexandra Isabel Saraiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Maria Celeste Rocha Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Alexandra Isabel Saraiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
RESCUR Resiliência Pré-escolar Comportamento Competências Socio-emocionais Psicomotricidade Mindfulness Pré-jardim-de-infância School Skills Gymboree Resilience Preschool Behavior Social Competences Emotional Skills Emotional Competences Social Skills Psychomotricity Pre-kindergarten Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
RESCUR Resiliência Pré-escolar Comportamento Competências Socio-emocionais Psicomotricidade Mindfulness Pré-jardim-de-infância School Skills Gymboree Resilience Preschool Behavior Social Competences Emotional Skills Emotional Competences Social Skills Psychomotricity Pre-kindergarten Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Artigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-03-26T12:11:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/19967 TID:202447774 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/19967 |
identifier_str_mv |
TID:202447774 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131140310695936 |