Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Alexandra Isabel Saraiva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19967
Resumo: Artigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares.
id RCAP_3c8b136f20c075b9eeedf601fd9bc640
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/19967
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCURRESCURResiliênciaPré-escolarComportamentoCompetências Socio-emocionaisPsicomotricidadeMindfulnessPré-jardim-de-infânciaSchool SkillsGymboreeResiliencePreschoolBehaviorSocial CompetencesEmotional SkillsEmotional CompetencesSocial SkillsPsychomotricityPre-kindergartenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoArtigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares.Article 1: The RESCUR Curriculum (Cefai et al., 2015a) was developed to be applied in children between 4 and 12 years old, with the aim of promoting socioemotional skills associated with resilience. This curriculum was implemented within the framework of the RESCUR into Action project, by teachers and educators, in the context and period of school, in schools of the municipalities of Sintra, Almada and Coimbra. In order to validate the results of its application, the data were collected in three evaluation moments (before implementation, in the middle of it and in the end). Two groups, the anual implementation group and the waiting group were set up, the first one begining the implementation at the beginning of the school year and the second only in January. This article focuses on pre-school outcomes, revealing differences between the two groups, especially in the mid-term evaluation, with decreased hyperactivity, behavioral problems and problems with peers.Artigo 2: Aplicação do RESCUR no Gymboree – Desenvolvimento da Resiliência numa idade precoce - Resumo: O RESCUR (Cefai et al, 2015a) é um currículo para o desenvolvimento da resiliência entre os 4 e 12 anos. O objetivo deste estudo é verificar a sua aplicabilidade em crianças de 2 e 3 anos, a frequentar um programa de preparação para o pré-escolar, no Gymboree Telheiras. Seis crianças dos 25 aos 38 meses participaram em 14 sessões, adaptadas a partir do Manual de Atividades do Pré-escolar (Cefai et al., 2015b). Para avaliar os resultados, criou-se um Questionário de Verificação da Eficácia, baseado na CBCL (Achenbach & Ruffle, 2000) e nas Listas de Verificação do RESCUR (traduzidas por Simões, Lebre, Santos & Equipa RESCUR (2015), que foi aplicado aos pais e às professoras. Verificaram-se melhorias em todas as crianças, ainda que menos evidentes nas temáticas de desenvolvimento de uma mente positiva e da autodeterminação. O RESCUR parece ser adequado para aplicação em crianças mais novas, desde que adaptado por forma a ir de encontro ao desenvolvimento das mesmas.Article 2: RESCUR (Cefai et al, 2015a) is a curriculum for the development of resilience between the ages of 4 and 12. The objective of this study is to verify its applicability in children of 2 and 3 years old, attending a pre-school preparation program at Gymboree Telheiras. Six children aged 25-38 months participated in 14 sessions, adapted from the Pre-School Activity Manual (Cefai et al., 2015b). In order to evaluate the results, an Effectiveness Verification Questionnaire was created based on the CBCL (Achenbach & Ruffle, 2000) and the RESCUR Checklists (translated by Simões, Lebre, Santos & RESCUR Team (2015), which was applied to parents and teachers There was improvement in all children, although less evident in the development of a positive mind and self-determination. RESCUR seems to be suitable for application in younger children, provided that it is adapted to meet their development.Simões, Maria Celeste RochaRepositório da Universidade de LisboaSimões, Alexandra Isabel Saraiva2020-03-26T12:11:00Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19967TID:202447774porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19967Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:47.961674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
title Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
spellingShingle Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
Simões, Alexandra Isabel Saraiva
RESCUR
Resiliência
Pré-escolar
Comportamento
Competências Socio-emocionais
Psicomotricidade
Mindfulness
Pré-jardim-de-infância
School Skills
Gymboree
Resilience
Preschool
Behavior
Social Competences
Emotional Skills
Emotional Competences
Social Skills
Psychomotricity
Pre-kindergarten
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
title_full Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
title_fullStr Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
title_full_unstemmed Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
title_sort Promoção de competências de resiliência em crianças em idade pré-escolar: impacto da implementação do currículo RESCUR
author Simões, Alexandra Isabel Saraiva
author_facet Simões, Alexandra Isabel Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Maria Celeste Rocha
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Alexandra Isabel Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv RESCUR
Resiliência
Pré-escolar
Comportamento
Competências Socio-emocionais
Psicomotricidade
Mindfulness
Pré-jardim-de-infância
School Skills
Gymboree
Resilience
Preschool
Behavior
Social Competences
Emotional Skills
Emotional Competences
Social Skills
Psychomotricity
Pre-kindergarten
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic RESCUR
Resiliência
Pré-escolar
Comportamento
Competências Socio-emocionais
Psicomotricidade
Mindfulness
Pré-jardim-de-infância
School Skills
Gymboree
Resilience
Preschool
Behavior
Social Competences
Emotional Skills
Emotional Competences
Social Skills
Psychomotricity
Pre-kindergarten
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Artigo 1: RESCUR em Ação - Impacto da Implementação do Currículo RESCUR em crianças do pré-escolar dos Concelhos de Sintra, Almada e Coimbra - Resumo: O Currículo RESCUR (Cefai et al., 2015a) foi desenvolvido para ser aplicado em crianças entre os 4 e os 12 anos, com o objetivo de promover as competências socio-emocionais associadas à resiliência. Este currículo foi aplicado no âmbito do projeto RESCUR em Ação pelos próprios professores e educadores, no contexto e período letivo, em escolas dos concelhos de Sintra, Almada e Coimbra. Por forma a verificar os efeitos da sua aplicação, foram recolhidos dados relativos a três momentos de avaliação (antes da implementação, a meio da mesma e no final). Foram constituídos dois grupos, grupo de implementação e grupo em espera, tendo o primeiro iniciado a implementação no início do ano letivo e o segundo apenas em janeiro. Este artigo foca os resultados do pré-escolar, revelando diferenças entre os dois grupos, principalmente na avaliação intermédia, com diminuição da hiperatividade e dos problemas de comportamento e com os pares.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-26T12:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19967
TID:202447774
url http://hdl.handle.net/10400.5/19967
identifier_str_mv TID:202447774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131140310695936