Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luísa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12814
Resumo: Educar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica.
id RCAP_3cb7e500ba68c9a4034c9dc463784e78
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12814
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aulaEnsino BásicoDiferenciação PedagógicaAprendizagem CooperativaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica.Lacerda, MariaRepositório ComumMachado, Luísa2016-04-01T14:56:54Z2015-07-132015-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12814TID:201068249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.937943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
title Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
spellingShingle Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
Machado, Luísa
Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Aprendizagem Cooperativa
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
title_full Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
title_fullStr Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
title_full_unstemmed Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
title_sort Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
author Machado, Luísa
author_facet Machado, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lacerda, Maria
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Aprendizagem Cooperativa
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Diferenciação Pedagógica
Aprendizagem Cooperativa
Inclusão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Educar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-13
2015-07-13T00:00:00Z
2016-04-01T14:56:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12814
TID:201068249
url http://hdl.handle.net/10400.26/12814
identifier_str_mv TID:201068249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134929146085376