Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12814 |
Resumo: | Educar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica. |
id |
RCAP_3cb7e500ba68c9a4034c9dc463784e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12814 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aulaEnsino BásicoDiferenciação PedagógicaAprendizagem CooperativaInclusãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEducar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica.Lacerda, MariaRepositório ComumMachado, Luísa2016-04-01T14:56:54Z2015-07-132015-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12814TID:201068249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12814Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:22.937943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
title |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
spellingShingle |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula Machado, Luísa Ensino Básico Diferenciação Pedagógica Aprendizagem Cooperativa Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
title_full |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
title_fullStr |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
title_sort |
Diferenciação Pedagógica: o papel do professor na diversidade em sala de aula |
author |
Machado, Luísa |
author_facet |
Machado, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lacerda, Maria Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico Diferenciação Pedagógica Aprendizagem Cooperativa Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Básico Diferenciação Pedagógica Aprendizagem Cooperativa Inclusão Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Educar, nos dias de hoje, é uma tarefa muito complexa, que exige do educador o conhecimento e a capacidade de transposição do conhecimento aos alunos no nível em que estes estejam dispostos a aprender. Para ajudar os educandos no processo da aprendizagem e torná-los seres produtivos é necessário que o professor conheça “os objetos didáticos e identifique as aprendizagens fundamentais de modo a planificar o seu estudo, avaliar os seus conhecimentos e a identificar as dificuldades,” (Cadima, 1996). O presente relatório é elaborado no âmbito do estágio e aborda a importância das diferentes metodologias utilizadas numa escola que se pretende inclusiva. O foco principal foi dado à diferenciação pedagógica, que visa a utilização de várias estratégias dentro da sala de aula, de modo a proporcionar o sucesso do processo ensino e aprendizagem. A diferenciação pedagógica surge, assim, neste trabalho, com a intencionalidade de integrar mudanças significativas na minha ação educativa. Assim, defini dois objetivos: Analisar as atividades propostas em contexto de estágio e refletir sobre o contributo da diferenciação pedagógica na melhoria das mesmas; Conhecer a opinião das professoras do 2º Ano do 1º CEB sobre a inclusão e, em particular, sobre a diferenciação pedagógica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-13 2015-07-13T00:00:00Z 2016-04-01T14:56:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12814 TID:201068249 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12814 |
identifier_str_mv |
TID:201068249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134929146085376 |