As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Joshua
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184
Resumo: O presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade.
id RCAP_fd025fd60d2f6bb6b85f8953c09bde3f
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2184
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprenderEnsino Básico1º-2º CicloDiferenciação pedagógicaO presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade.The following report addresses some dimensions of the internship in elementary and middle school. It aims to show the construction of professionalism, highlighting the interventions carried out over the two periods. It is the result of an investigations conducted by a qualitative methodology, based on analysis and intervention in the educational context. It contemplates the theoretical foundations that support the intervention, as well as the instruments that allowed a better intervention. The interventions have focused on a pedagogy towards the students, trying to meet a pedagogical differentiation. Throughout the report, there are different strategies applied in the education context in order to be able to take teaching to each student as an individual.2015-07-07T14:59:55Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2184TID:201465280porVieira, Joshuainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2184Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.810727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
title As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
spellingShingle As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
Vieira, Joshua
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Diferenciação pedagógica
title_short As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
title_full As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
title_fullStr As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
title_full_unstemmed As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
title_sort As estratégias ao serviço da diferenciação pedagógica no ato de aprender
author Vieira, Joshua
author_facet Vieira, Joshua
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Joshua
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Diferenciação pedagógica
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Diferenciação pedagógica
description O presente documento contempla as várias dimensões do processo de estágio nas valências de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Pretende demonstrar a construção da profissionalidade evidenciando as intervenções realizadas ao longo dos dois períodos. É o resultado de uma investigação realizada através de uma metodologia de carácter qualitativo, baseada numa análise e intervenção no contexto educativo. Nela estão contempladas as fundamentações teóricas que suportam as intervenções, assim como os instrumentos que permitiram uma melhor intervenção. As intervenções focaram-se numa pedagogia centrada nos alunos tentando ir ao encontro de uma diferenciação pedagógica. Ao longo do relatório, verificam-se diferentes estratégias aplicadas em contexto de estágio de forma a conseguir levar o ensino a cada aluno na sua individualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T14:59:55Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184
TID:201465280
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2184
identifier_str_mv TID:201465280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624191819776