O processo de transição do ensino para a monodocência nas 5º e 6º classes no município de Saurimo: o caso das escolas primárias nº 14 do Candembe I, missão Masculina nº 2 e nº 8, 28 de Agosto de Txucumina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candondolo, Canhinguiquine Perfeito
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21961
Resumo: A monodocência pode ser observada em diversos contextos sociais e nas organizações educacionais, neste contexto, o processo de transição do ensino para a monodocência em relação à 5ª e 6ª classes, no Município de Saurimo afirma-se com uma mudança na forma do Sistema Educativo angolano. A implementação do projeto foi oportuna, mas os resultados que o processo tem apresentado não são satisfatórios, de acordo com os pressupostos da Lei de Bases concebidos pelo Ministério de Educação. Para o Município de Saurimo e para as escolas que serviram de objeto nesta pesquisa, a monodocência não se faz sentir tal como está regulamentada, devido a vários constrangimentos que o processo atravessa, desde a sua implementação, experimentação até à fase de generalização. Quanto à metodologia utilizada, à análise, às técnicas e procedimentos tidos em conta para a recolha dos dados da presente investigação optámos por aplicar um inquérito por questionário ao grupo alvo, registamos um certo fracasso relativamente à má qualidade no ensino-aprendizagem das crianças. E em relação às conclusões e recomendações finais, o processo de facto é um projeto que foi muito bem concebido, mas o seu incumprimento e as assimetrias entre as escolas, regiões e Províncias de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo angolano faz com que o processo em si não tenha êxitos e não se concretizem integralmente os objetivos propostos. Para além da formação específica dos professore, das infraestruturas condignas do material didático e não só. Julgamos que todas essas dificuldades afloradas, tanto pelo Diretor Provincial de Educação Ciência e Tecnologia da Lunda-Sul, os Diretores e dos professores das respetivas Escola, o Executivo, os Governos Provinciais e outros atores envolvidos no processo tudo têm de fazer para se dar resposta ou minimizar esses obstáculos que o processo atravessa, visando a melhoria da qualidade de ensino no país; ABSTRAT: The Transition Process of Teaching for Monodocence in the 5th and 6th Classes in the Municipality of Saurimo: The Case of Primary Schools no. 14 of Candembe I, Men's Mission Nº 2 and nº8, August 28, Txucumina. The monodocence can be observed in several social contexts and in educational organizations, in this context, the process of transition from teaching to monodocence in relation to the 5th and 6th classes, in the Municipality of Saurimo is affirmed with a change in the form of the Angolan Education System . The implementation of the project was timely, but the results that the process has presented are not satisfactory, according to the assumptions of the Basic Law designed by the Ministry of Education. For the municipality of Saurimo and for the schools that served as object in this research, the monodocence does not feel as regulated, due to several constraints that the process goes from its implementation, experimentation until the generalization phase. Regarding the methodology used, the analysis, techniques and procedures taken for the collection of the data of the present investigation, we opted to apply a questionnaire survey to the target group, we have a certain failure regarding the poor quality in teaching-learning of children. And in relation to the final conclusions and recommendations, the de facto process is a project that was well conceived, but its noncompliance and the asymmetries between schools, regions and Provinces according to the Basic Law of the Angolan Educational System the process itself is not successful and the proposed objectives are not fully realized. In addition to the specific training of teachers, the appropriate infrastructure of teaching materials and more. We believe that all these difficulties arise, both by the Provincial Director of Science and Technology Education of Lunda-Sul, the Directors and the teachers of the respective School, the Executive, the Provincial Governments and other actors involved in the process, all have to do to respond or to minimize these obstacles that the process crosses, aiming at improving the quality of education in the country.
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Para o Município de Saurimo e para as escolas que serviram de objeto nesta pesquisa, a monodocência não se faz sentir tal como está regulamentada, devido a vários constrangimentos que o processo atravessa, desde a sua implementação, experimentação até à fase de generalização. Quanto à metodologia utilizada, à análise, às técnicas e procedimentos tidos em conta para a recolha dos dados da presente investigação optámos por aplicar um inquérito por questionário ao grupo alvo, registamos um certo fracasso relativamente à má qualidade no ensino-aprendizagem das crianças. E em relação às conclusões e recomendações finais, o processo de facto é um projeto que foi muito bem concebido, mas o seu incumprimento e as assimetrias entre as escolas, regiões e Províncias de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo angolano faz com que o processo em si não tenha êxitos e não se concretizem integralmente os objetivos propostos. Para além da formação específica dos professore, das infraestruturas condignas do material didático e não só. Julgamos que todas essas dificuldades afloradas, tanto pelo Diretor Provincial de Educação Ciência e Tecnologia da Lunda-Sul, os Diretores e dos professores das respetivas Escola, o Executivo, os Governos Provinciais e outros atores envolvidos no processo tudo têm de fazer para se dar resposta ou minimizar esses obstáculos que o processo atravessa, visando a melhoria da qualidade de ensino no país; ABSTRAT: The Transition Process of Teaching for Monodocence in the 5th and 6th Classes in the Municipality of Saurimo: The Case of Primary Schools no. 14 of Candembe I, Men's Mission Nº 2 and nº8, August 28, Txucumina. The monodocence can be observed in several social contexts and in educational organizations, in this context, the process of transition from teaching to monodocence in relation to the 5th and 6th classes, in the Municipality of Saurimo is affirmed with a change in the form of the Angolan Education System . The implementation of the project was timely, but the results that the process has presented are not satisfactory, according to the assumptions of the Basic Law designed by the Ministry of Education. For the municipality of Saurimo and for the schools that served as object in this research, the monodocence does not feel as regulated, due to several constraints that the process goes from its implementation, experimentation until the generalization phase. Regarding the methodology used, the analysis, techniques and procedures taken for the collection of the data of the present investigation, we opted to apply a questionnaire survey to the target group, we have a certain failure regarding the poor quality in teaching-learning of children. And in relation to the final conclusions and recommendations, the de facto process is a project that was well conceived, but its noncompliance and the asymmetries between schools, regions and Provinces according to the Basic Law of the Angolan Educational System the process itself is not successful and the proposed objectives are not fully realized. In addition to the specific training of teachers, the appropriate infrastructure of teaching materials and more. We believe that all these difficulties arise, both by the Provincial Director of Science and Technology Education of Lunda-Sul, the Directors and the teachers of the respective School, the Executive, the Provincial Governments and other actors involved in the process, all have to do to respond or to minimize these obstacles that the process crosses, aiming at improving the quality of education in the country.Universidade de Évora2018-01-25T19:19:58Z2018-01-252017-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/21961http://hdl.handle.net/10174/21961TID:201794330porDepartamento de Pedagogia e Educaçãocandondolo@hotmail.com229Candondolo, Canhinguiquine Perfeitoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:11Zoai:dspace.uevora.pt:10174/21961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:11.799367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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