Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Inês
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11013
Resumo: O tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras.
id RCAP_9b85257cf3e43b1d1877397619fbe40c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da Monodocência à Monodocência CoadjuvadaEnsino BásicoRelação PedagógicaMonodocênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras.Gomes, ElisabeteRepositório ComumAntunes, Inês2016-01-20T11:49:17Z2015-12-112015-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11013TID:201004135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T07:31:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:36:21.016672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
title Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
spellingShingle Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
Antunes, Inês
Ensino Básico
Relação Pedagógica
Monodocência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
title_full Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
title_fullStr Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
title_full_unstemmed Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
title_sort Da Monodocência à Monodocência Coadjuvada
author Antunes, Inês
author_facet Antunes, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
Relação Pedagógica
Monodocência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino Básico
Relação Pedagógica
Monodocência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
2015-12-11T00:00:00Z
2016-01-20T11:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11013
TID:201004135
url http://hdl.handle.net/10400.26/11013
identifier_str_mv TID:201004135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134928442490880