Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6391 |
Resumo: | A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo. |
id |
RCAP_3cf7762b6e298d42521b799002ac29c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6391 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musicalTraditional music from Beira Baixa : application and contributions into teaching music educationPrática de ensino supervisionadaFormação musicalCanção tradicionalBeira BaixaSupervised teaching practiceMusical educationTraditional songA presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo.ABSTRACT : The present research focuses on the use of traditional songs of Beira Baixa in the discipline of Musical Education in specialized instruction in music. The problem that we want to study is related to the fact that, many times, young people are unaware of their own musical culture.Thus, questioned whether the traditional songs would help to develop the interest and motivation for the learning of Musical Education and whether they could be a resource to implement strategies.It was used as instruments of research the grilles of observation, the reflective summaries, surveys by questionnaire and the bibliographic references. The evidence presented here, collected via the questionnaire surveys, relate the partial results of the study developed. The strategies adopted, having as a feature the traditional songs of Beira Baixa, led to a significant improvement of the skills and interest and motivation of students of Musical Education.The results obtained throughout the study, with the traditional songs of Beira Baixa, indicated that its implementation, in the classes of Musical Formation, can bring benefits or positive effects, improving educational attainment, self-esteem, the participation and the habits of studyIPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPinheiro, Nuno Miguel PintoCastilho, M.L.C.Paixão, Fátima2019-02-12T12:13:13Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6391porPINHEIRO, Nuno Miguel Pinto ; CASTILHO, M.L.C.; PAIXÃO, Maria de Fátima (2018) - Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-7.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:45:59Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:03.185084Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical Traditional music from Beira Baixa : application and contributions into teaching music education |
title |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
spellingShingle |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical Pinheiro, Nuno Miguel Pinto Prática de ensino supervisionada Formação musical Canção tradicional Beira Baixa Supervised teaching practice Musical education Traditional song |
title_short |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
title_full |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
title_fullStr |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
title_full_unstemmed |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
title_sort |
Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical |
author |
Pinheiro, Nuno Miguel Pinto |
author_facet |
Pinheiro, Nuno Miguel Pinto Castilho, M.L.C. Paixão, Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Castilho, M.L.C. Paixão, Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Nuno Miguel Pinto Castilho, M.L.C. Paixão, Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Formação musical Canção tradicional Beira Baixa Supervised teaching practice Musical education Traditional song |
topic |
Prática de ensino supervisionada Formação musical Canção tradicional Beira Baixa Supervised teaching practice Musical education Traditional song |
description |
A presente investigação incide sobre a utilização das canções tradicionais da Beira Baixa na disciplina de Formação Musical, no Ensino Especializado da Música. O problema que se pretendeu investigar está relacionado com a confirmação de que, muitas vezes, os jovens desconhecem o seu próprio património musical. Assim, questionou-se se as canções tradicionais contribuiriam para desenvolver o interesse e a motivação para a aprendizagem da Formação Musical e se poderiam ser um recurso para implementar estratégias. Utilizaram-se como instrumentos de investigação as grelhas de observação, os resumos reflexivos, os inquéritos por questionário e as referências bibliográficas. As evidências aqui apresentadas, recolhidas através dos inquéritos por questionário, dizem respeito a resultados parciais do estudo desenvolvido. As estratégias adotadas, tendo como recurso as canções tradicionais da Beira Baixa, conduziram a uma melhoria significativa das competências e do interesse e motivação dos alunos de Formação Musical. Os resultados obtidos ao longo do estudo, com as canções tradicionais da Beira Baixa, indicaram que a sua implementação, nas aulas de Formação Musical, pode trazer beneficios ou efeitos positivos, melhorando o aproveitamento escolar, a autoestima, a participação e os hábitos de estudo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-02-12T12:13:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/6391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/6391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PINHEIRO, Nuno Miguel Pinto ; CASTILHO, M.L.C.; PAIXÃO, Maria de Fátima (2018) - Música tradicional da Beira Baixa : aplicação e contributos no ensino da formação musical. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN1646 - 9054. Vol. XI, nº 22, p. 1-7. 1646 - 9054 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
publisher.none.fl_str_mv |
IPCB. ESART |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554313545777152 |