Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/16482 |
Resumo: | O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula. |
id |
RCAP_3d0d56613d1db9f3c311d3959de6a29e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16482 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoImagemRecursos didáticosExperiências de ensino-aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula.This report presents the work developed within the framework of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe, investigate and reflect on the pedagogical practice that took place in the academic year 2015/2016. This was developed at the level of the 1st Cycle of Basic Education in a class of 4th year of schooling, and of the 2nd Cycle of Basic Education in four classes, one of five and three of sixth year of schooling, in the subjects of Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal. In this study we present the description of the contextsrespecting the holistic dimension of teaching-learning experiences, the work developed in these contexts and the five teaching-learning experiences that aimed to integrate the teaching practice in a holistic way. Articulated with teaching action, we present activities with investigative character advocated in the referenced contexts, and aimed at knowing and understanding the impact of using the image as a didactic resource in the construction of knowledge. Thus, given the praxiological aspect of this report that integrates a research component, we use as a methodological line close to action research. The study presented here was guided by the following problem-question: "What impact do the use of images have as a didactic resource in the construction of the substantivity of knowledge in students of the 1st and 2nd CEB?" This is a multi-case study, revealing each context of intervention as a case of analysis, which simultaneously analyzed help in understanding the phenomenon under study. Field notes from the observations in the contexts, the analysis of the documents prepared by the children and the questionnaire surveys carried out on the five cooperating teachers were used throughout the process. The analysis of the data was in the qualitative line of this investigative methodology, taking into account two factors, the reading and the function of the images, assuming a descriptive and interpretative character throughout the whole process. The results revealed aspects related to its functionality that determine its educational potentialities in teaching, as didactic resources of motivation and of information allowing the construction of meanings. In addition, the reading of images enhanced the written and oral communication in the classroom.Mesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBPires, Alexandra Sofia Lopes Lobato2018-03-22T16:02:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16482TID:201837307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:53.213195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato Imagem Recursos didáticos Experiências de ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico |
author |
Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato |
author_facet |
Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Cristina Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Recursos didáticos Experiências de ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Imagem Recursos didáticos Experiências de ensino-aprendizagem Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-03-22T16:02:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/16482 TID:201837307 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/16482 |
identifier_str_mv |
TID:201837307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135310714503168 |