Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16482
Resumo: O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula.
id RCAP_3d0d56613d1db9f3c311d3959de6a29e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoImagemRecursos didáticosExperiências de ensino-aprendizagemDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula.This report presents the work developed within the framework of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe, investigate and reflect on the pedagogical practice that took place in the academic year 2015/2016. This was developed at the level of the 1st Cycle of Basic Education in a class of 4th year of schooling, and of the 2nd Cycle of Basic Education in four classes, one of five and three of sixth year of schooling, in the subjects of Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal. In this study we present the description of the contextsrespecting the holistic dimension of teaching-learning experiences, the work developed in these contexts and the five teaching-learning experiences that aimed to integrate the teaching practice in a holistic way. Articulated with teaching action, we present activities with investigative character advocated in the referenced contexts, and aimed at knowing and understanding the impact of using the image as a didactic resource in the construction of knowledge. Thus, given the praxiological aspect of this report that integrates a research component, we use as a methodological line close to action research. The study presented here was guided by the following problem-question: "What impact do the use of images have as a didactic resource in the construction of the substantivity of knowledge in students of the 1st and 2nd CEB?" This is a multi-case study, revealing each context of intervention as a case of analysis, which simultaneously analyzed help in understanding the phenomenon under study. Field notes from the observations in the contexts, the analysis of the documents prepared by the children and the questionnaire surveys carried out on the five cooperating teachers were used throughout the process. The analysis of the data was in the qualitative line of this investigative methodology, taking into account two factors, the reading and the function of the images, assuming a descriptive and interpretative character throughout the whole process. The results revealed aspects related to its functionality that determine its educational potentialities in teaching, as didactic resources of motivation and of information allowing the construction of meanings. In addition, the reading of images enhanced the written and oral communication in the classroom.Mesquita, CristinaBiblioteca Digital do IPBPires, Alexandra Sofia Lopes Lobato2018-03-22T16:02:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16482TID:201837307porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:03Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:53.213195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato
Imagem
Recursos didáticos
Experiências de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
author Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato
author_facet Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Alexandra Sofia Lopes Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Recursos didáticos
Experiências de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Imagem
Recursos didáticos
Experiências de ensino-aprendizagem
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever, investigar e refletir sobre a prática pedagógica que decorreu no ano letivo 2015/2016. Esta foi desenvolvida ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa turma de 4.º ano de escolaridade, e do 2.º Ciclos do Ensino Básico em quatro turmas, uma de 5.º na disciplina de Ciências Naturais, e três de 6.º ano de escolaridade, nas disciplinas de Português, Matemática e História e Geografia de Portugal. Neste trabalho apresentamos a descrição dos contextos e, respeitando a dimensão holística das experiências de ensino-aprendizagem, o trabalho desenvolvido nesses contextos. Articulada com ação docente, apresentamos atividades com caráter investigativo realizadas nos contextos referenciados e que visaram conhecer e compreender o impacto do uso da imagem enquanto recurso didático na construção do saber. Assim, dado o cariz praxiológico deste relatório que integra uma componente investigativa, utilizamos uma linha metodológica próxima da investigação-ação. O estudo que aqui se apresenta norteou-se pela seguinte questão-problema: “Que impacto tem o uso de imagens, enquanto recurso didático, na construção da substantividade dos saberes em sala de aula, em alunos do 1.º e do 2.º CEB?”. Trata-se de um estudo multicaso, revelando-se cada contexto de intervenção como um caso de análise, que, analisados em simultâneo, ajudam na compreensão do fenómeno em estudo. Para recolha de dados utilizaram-se, ao longo de todo o processo, as notas de campo provenientes das observações nos contextos, a análise dos documentos elaborados pelas crianças e os inquéritos por questionário realizados aos cinco professores cooperantes. A análise dos dados situou-se na linha qualitativa desta metodologia investigativa, teve em conta dois fatores, a leitura e a função das imagens, assumindo um caráter descritivo e interpretativo ao longo de todo o processo. Os resultados obtidos da investigação revelaram aspetos relacionados com a funcionalidade das imagens que determinam potencialidades educativas no ensino, destacando-se como recursos didáticos de motivação e de informação permitindo a construção de significados. Além disso, a leitura de imagens potenciou a comunicação escrita e oral em sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-03-22T16:02:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/16482
TID:201837307
url http://hdl.handle.net/10198/16482
identifier_str_mv TID:201837307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135310714503168