Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13707 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio assinala o término de uma etapa que foi enriquecedora em experiências e aprendizagens que são importantes para a natureza holística do ser professor. No âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), em contacto direto com os contextos, emergiu o problema para o nosso estudo quer no 1.º CEB quer no do 2.º CEB nas disciplinas de Matemática, Ciências Naturais, Português e em História e Geografia de Portugal. Verificamos que, em todos estes contextos, os alunos manifestavam diversas lacunas na produção de textos escritos. Sendo particularmente visível na área disciplinar de Português, esta lacuna era igualmente percetível nas outras disciplinas e influenciava a aprendizagem dos alunos. Consideramos que a capacidade de produzir textos constitui hoje uma exigência generalizada na vida em sociedade. Neste estudo perspetivamos a escrita como um processo, e não apenas como um produto. Trabalhando a dimensão processual da escrita, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem ao nível das três fases da produção de um texto: planificação, textualização e revisão. Iremos enfatizar a planificação textual, por ser a base de todo o processo redacional. Por consequência, na nossa prática procuramos dar especial atenção ao desenvolvimento das competências de escrita dos alunos. A análise desta prática está, portanto, relacionada com a problemática da pesquisa no âmbito deste relatório. O estudo realizado integra ainda o levantamento das conceções dos alunos e dos professores acerca das práticas escolares de escrita. Junto dos alunos, procuramos compreender as suas perspetivas sobre as atividades de escrita desenvolvidas durante as aulas (recolha de dados feita através de questionários e notas de campo). No que se refere às conceções dos professores, procuramos compreender como interpretam a importância da fase de planificação textual no trabalho pedagógico que desenvolvem com os seus alunos (dados recolhidos por entrevista). Para conseguirmos obter uma resposta ao estudo, através da investigação, procedemos a uma revisão da literatura respeitante ao tema: planificação textual. Posteriormente, definimos a metodologia de estudo que se aproxima da investigação-ação, assentando numa abordagem qualitativa. Recorremos a técnicas e instrumentos de recolha de dados que se enquadram nesta abordagem e que possibilitaram um trabalho de análise que nos permite concluir que a planificação textual melhora as produções escritas dos alunos e que estes revelam pouca tendência para atividades de escrita. Após a análise dos dados, é possível concluirmos que alunos e professores consideram importante a planificação de textos, reconhecendo, contudo, que a sua prática em sala de aula ocorre poucas vezes. Conjugando a prática com a investigação, procuramos salientar a importância de desenvolver sistematicamente atividades de planificação textual.The present internship report marks the ending of a phase that was very rich in experiences and learning outcomes that are important to the holistic nature of being a teacher. Under the Supervised Teaching Practice subject of the Master´s degree in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CBE), in direct contact with the mentioned cycles, a problem for our study emerged in the subjects of Mathematics, Natural Sciences, Portuguese and History and Geography of Portugal, both in the 1st and 2nd CBE. We found that in all these contexts, the students demonstrated many gaps in the production of written texts. Particularly visible in the subject of Portuguese, this gap was also noticeable in other subjects and influenced the students learning process. We believe that nowadays, the ability to produce texts is a widespread demand for life in society. In this study, we consider writing as a process and not just as a product. Working with the processual dimension of writing, we developed activities that promote learning on the three stages of the production of a text: planning, textualization and proofreading. We will focus on the textual planning since it is recognized as being the basis of all the redaction process. Consequently, in our practice, we aim to give special attention to the development of the student´s writing skills. The analysis of this practice is, therefore, related to the topic of our research in this report. The study that was carried out includes the collection of data regarding the perspectives of students and teachers about the writing practice in schools. With the students, we tried to understand their perspective about the writing activities done in class (data collection done through inquiries and field notes). Regarding the conceptions of the teachers, we tried to understand how they interpret the importance of the textual planning stage in the educational work they develop with their students (data collection through interviews). To be able to get an answer to our study, through research, we carried out a review of the literature related to our topic: textual planning. Afterwards, we defined the study methodology that approaches the research-action, based upon a qualitative approach. We used techniques and data collection instruments that fall under this approach, which enabled an analysis that allows us to conclude that the textual planning improves student written productions and that they show little inclination for writing activities. After conducting the analysis of the data, it is possible to conclude that both students and teachers consider the planification of texts important. They recognize, however, that its application in the classroom is insufficient. Combining the practice with our research, we try highlight the importance of systematically developing text planning activities. |
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Sendo particularmente visível na área disciplinar de Português, esta lacuna era igualmente percetível nas outras disciplinas e influenciava a aprendizagem dos alunos. Consideramos que a capacidade de produzir textos constitui hoje uma exigência generalizada na vida em sociedade. Neste estudo perspetivamos a escrita como um processo, e não apenas como um produto. Trabalhando a dimensão processual da escrita, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem ao nível das três fases da produção de um texto: planificação, textualização e revisão. Iremos enfatizar a planificação textual, por ser a base de todo o processo redacional. Por consequência, na nossa prática procuramos dar especial atenção ao desenvolvimento das competências de escrita dos alunos. A análise desta prática está, portanto, relacionada com a problemática da pesquisa no âmbito deste relatório. O estudo realizado integra ainda o levantamento das conceções dos alunos e dos professores acerca das práticas escolares de escrita. Junto dos alunos, procuramos compreender as suas perspetivas sobre as atividades de escrita desenvolvidas durante as aulas (recolha de dados feita através de questionários e notas de campo). No que se refere às conceções dos professores, procuramos compreender como interpretam a importância da fase de planificação textual no trabalho pedagógico que desenvolvem com os seus alunos (dados recolhidos por entrevista). Para conseguirmos obter uma resposta ao estudo, através da investigação, procedemos a uma revisão da literatura respeitante ao tema: planificação textual. Posteriormente, definimos a metodologia de estudo que se aproxima da investigação-ação, assentando numa abordagem qualitativa. Recorremos a técnicas e instrumentos de recolha de dados que se enquadram nesta abordagem e que possibilitaram um trabalho de análise que nos permite concluir que a planificação textual melhora as produções escritas dos alunos e que estes revelam pouca tendência para atividades de escrita. Após a análise dos dados, é possível concluirmos que alunos e professores consideram importante a planificação de textos, reconhecendo, contudo, que a sua prática em sala de aula ocorre poucas vezes. Conjugando a prática com a investigação, procuramos salientar a importância de desenvolver sistematicamente atividades de planificação textual.The present internship report marks the ending of a phase that was very rich in experiences and learning outcomes that are important to the holistic nature of being a teacher. Under the Supervised Teaching Practice subject of the Master´s degree in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CBE), in direct contact with the mentioned cycles, a problem for our study emerged in the subjects of Mathematics, Natural Sciences, Portuguese and History and Geography of Portugal, both in the 1st and 2nd CBE. We found that in all these contexts, the students demonstrated many gaps in the production of written texts. Particularly visible in the subject of Portuguese, this gap was also noticeable in other subjects and influenced the students learning process. We believe that nowadays, the ability to produce texts is a widespread demand for life in society. In this study, we consider writing as a process and not just as a product. Working with the processual dimension of writing, we developed activities that promote learning on the three stages of the production of a text: planning, textualization and proofreading. We will focus on the textual planning since it is recognized as being the basis of all the redaction process. Consequently, in our practice, we aim to give special attention to the development of the student´s writing skills. The analysis of this practice is, therefore, related to the topic of our research in this report. The study that was carried out includes the collection of data regarding the perspectives of students and teachers about the writing practice in schools. With the students, we tried to understand their perspective about the writing activities done in class (data collection done through inquiries and field notes). Regarding the conceptions of the teachers, we tried to understand how they interpret the importance of the textual planning stage in the educational work they develop with their students (data collection through interviews). To be able to get an answer to our study, through research, we carried out a review of the literature related to our topic: textual planning. Afterwards, we defined the study methodology that approaches the research-action, based upon a qualitative approach. We used techniques and data collection instruments that fall under this approach, which enabled an analysis that allows us to conclude that the textual planning improves student written productions and that they show little inclination for writing activities. After conducting the analysis of the data, it is possible to conclude that both students and teachers consider the planification of texts important. They recognize, however, that its application in the classroom is insufficient. Combining the practice with our research, we try highlight the importance of systematically developing text planning activities.Teixeira, CarlosBiblioteca Digital do IPBMeireles, Sofia Margarida Alves de Sousa2017-01-09T17:15:45Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13707TID:201539900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.760342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Trabalhando a dimensão processual da escrita, desenvolvemos atividades promotoras de aprendizagem ao nível das três fases da produção de um texto: planificação, textualização e revisão. Iremos enfatizar a planificação textual, por ser a base de todo o processo redacional. Por consequência, na nossa prática procuramos dar especial atenção ao desenvolvimento das competências de escrita dos alunos. A análise desta prática está, portanto, relacionada com a problemática da pesquisa no âmbito deste relatório. O estudo realizado integra ainda o levantamento das conceções dos alunos e dos professores acerca das práticas escolares de escrita. Junto dos alunos, procuramos compreender as suas perspetivas sobre as atividades de escrita desenvolvidas durante as aulas (recolha de dados feita através de questionários e notas de campo). No que se refere às conceções dos professores, procuramos compreender como interpretam a importância da fase de planificação textual no trabalho pedagógico que desenvolvem com os seus alunos (dados recolhidos por entrevista). Para conseguirmos obter uma resposta ao estudo, através da investigação, procedemos a uma revisão da literatura respeitante ao tema: planificação textual. Posteriormente, definimos a metodologia de estudo que se aproxima da investigação-ação, assentando numa abordagem qualitativa. Recorremos a técnicas e instrumentos de recolha de dados que se enquadram nesta abordagem e que possibilitaram um trabalho de análise que nos permite concluir que a planificação textual melhora as produções escritas dos alunos e que estes revelam pouca tendência para atividades de escrita. Após a análise dos dados, é possível concluirmos que alunos e professores consideram importante a planificação de textos, reconhecendo, contudo, que a sua prática em sala de aula ocorre poucas vezes. Conjugando a prática com a investigação, procuramos salientar a importância de desenvolver sistematicamente atividades de planificação textual.The present internship report marks the ending of a phase that was very rich in experiences and learning outcomes that are important to the holistic nature of being a teacher. Under the Supervised Teaching Practice subject of the Master´s degree in Teaching 1st and 2nd Cycles of Basic Education (CBE), in direct contact with the mentioned cycles, a problem for our study emerged in the subjects of Mathematics, Natural Sciences, Portuguese and History and Geography of Portugal, both in the 1st and 2nd CBE. We found that in all these contexts, the students demonstrated many gaps in the production of written texts. Particularly visible in the subject of Portuguese, this gap was also noticeable in other subjects and influenced the students learning process. We believe that nowadays, the ability to produce texts is a widespread demand for life in society. In this study, we consider writing as a process and not just as a product. Working with the processual dimension of writing, we developed activities that promote learning on the three stages of the production of a text: planning, textualization and proofreading. We will focus on the textual planning since it is recognized as being the basis of all the redaction process. Consequently, in our practice, we aim to give special attention to the development of the student´s writing skills. The analysis of this practice is, therefore, related to the topic of our research in this report. The study that was carried out includes the collection of data regarding the perspectives of students and teachers about the writing practice in schools. With the students, we tried to understand their perspective about the writing activities done in class (data collection done through inquiries and field notes). Regarding the conceptions of the teachers, we tried to understand how they interpret the importance of the textual planning stage in the educational work they develop with their students (data collection through interviews). To be able to get an answer to our study, through research, we carried out a review of the literature related to our topic: textual planning. Afterwards, we defined the study methodology that approaches the research-action, based upon a qualitative approach. We used techniques and data collection instruments that fall under this approach, which enabled an analysis that allows us to conclude that the textual planning improves student written productions and that they show little inclination for writing activities. 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