A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/1663 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
id |
RCAP_3d2780596855a965e0c023553835a232 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/1663 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagensEducação Físico-MotoraEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Formação de ProfessoresPrática EducativaInitial TrainingPhysical EducationGame and MovementInterdisciplinaryMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório visa explanar a formação inicial de educadores/professores, abordando o processo de aprender a ensinar que, por sua vez, contempla diversas etapas e procedimentos específicos para a prática docente. No âmbito das disciplinas Práticas Educativas Supervisionadas I e II, o nosso estágio pedagógico comportou esses procedimentos, de forma a desenvolvermos competências de caráter multidimensional para o nosso desempenho como profissionais de educação, tanto no Pré-Escolar como no 1.ºCiclo do Ensino Básico. A temática que se aprofundou neste documento teve em consideração a importância da atividade lúdica como via para promover aprendizagens na criança. Deste modo, realçamos a Expressão Motora e a Expressão e Educação Físico-Motora, no sentido de servir como instrumento didático-pedagógico para desenvolver, através do jogo e do movimento, atividades promotoras de aprendizagens, quer físicas quer cognitivas, funcionando a partir de uma lógica interdisciplinar. Tendo as nossas práticas educativas atividades desta natureza, entendeu-se apresentar, analisar e refletir sobre as intervenções realizadas nesta área. Estas ações tiveram sempre como suporte o que se aprendeu na formação inicial de educadores/professores.ABSTRACT: The following report aims to expose the initial training of educators/teachers through the process of learning how to teach which goes through several steps and procedures concerning the teaching exercise. Concerning the subjects Educational Supervised Practises I and II, our pedagogic internship contained those procedures in order to allow us to develop multidimensional skills for our performance as professionals in education, not only at Preschool, but also at Primary School. The subject focused on this report had always in consideration the importance of recreational activities as a way to promote in the child its learning’s. Therefore, our focus goes to Physical Education as a pedagogical instrument to further develop, through games and movement, activities that promote learning’s, not only physical, but also cognitive, working as an interdisciplinary logic. Due to the fact that our educational practises endorse these types of activities it was our intention to expose, analyse and consider the interventions made in this subject. These actions were always based on what was learned on the initial training of educators/teachers.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMedeiros, Filipe Miguel dos Santos2013-03-07T16:36:31Z2013-01-232013-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/1663porMedeiros, Filipe Miguel dos Santos – "A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. VI, 172 p.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:29:28Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/1663Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:32.975342Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
title |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
spellingShingle |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens Medeiros, Filipe Miguel dos Santos Educação Físico-Motora Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Educativa Initial Training Physical Education Game and Movement Interdisciplinary |
title_short |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
title_full |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
title_fullStr |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
title_full_unstemmed |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
title_sort |
A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens |
author |
Medeiros, Filipe Miguel dos Santos |
author_facet |
Medeiros, Filipe Miguel dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Condessa, Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Filipe Miguel dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Físico-Motora Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Educativa Initial Training Physical Education Game and Movement Interdisciplinary |
topic |
Educação Físico-Motora Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Formação de Professores Prática Educativa Initial Training Physical Education Game and Movement Interdisciplinary |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03-07T16:36:31Z 2013-01-23 2013-01-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/1663 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/1663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Medeiros, Filipe Miguel dos Santos – "A educação físico-motora na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do Ensino Básico : pensar em práticas de intervenção promotoras de aprendizagens". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2012. VI, 172 p.. Dissertação de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130690892070912 |