Competências Cirúrgicas para o Curso de Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, André dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8032
Resumo: Introdução| Nos últimos anos, existe a perceção de que o ensino pré-graduado da cirurgia tem perdido preponderância, o que poderá refletir uma tendência global de centralização nos Cuidados de Saúde Primários, uma tendência para a subespecialização e um aumento no numerus clausus e no conhecimento médico. No entanto, os cuidados cirúrgicos agudos continuam a ser uma das formas cruciais de intervenção médica e não devem ser alvo de desinvestimento, sendo que os conhecimentos e competências cirúrgicas básicas devem ser transversais a todos os médicos recém-formados. Objetivos| O objetivo final desta tese é propor uma reforma curricular para o ensino da cirurgia na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). Pretendeu-se, ainda, fazer um levantamento do currículo cirúrgico atual da FCS-UBI e auscultar a opinião dos alunos quanto a este tema. Métodos| A pesquisa das recomendações nacionais e internacionais sobre os objetivos a atingir no final do Mestrado Integrado em Medicina em relação às competências cirúrgicas foi limitada a relatórios oficiais, emitidos por ministérios ou Ordens dos Médicos locais. Os textos escolhidos foram “O Licenciado Médico em Portugal” e o documento inglês “Tomorrow’s Doctors”. Foi realizado um Mapeamento Curricular - processo formal de recolha e registo das competências e conteúdos ensinados - dirigido à área cirúrgica para todos os anos do MIM na FCS-UBI, utilizando documentos escritos (Fichas de Unidade Curricular submetidas a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e informação constante na Intranet da FCS), entrevistas formais e informais a docentes, alunos e ex-alunos, reuniões estruturadas com 2 professores da FCS e a experiência pessoal. A opinião dos alunos e ex-alunos acerca da sua experiência com os conteúdos da cirurgia e ideias para melhorá-los no futuro foi recolhida através de entrevistas (n=34) e de um questionário (n= 213). Para a proposta de reforma curricular foram utilizadas ideias próprias, decorrentes da experiência pessoal, ideias resultantes de reuniões com o Diretor de Curso do MIM (Professor Miguel Castelo-Branco) e 2 cirurgiões participantes no ensino da FCS (Dr. Pedro Vaz, do Hospital Amato-Lusitano e Dra. Liliana Duarte, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu) e revisão curricular de vários cursos de medicina internacionalmente reconhecidos. Utilizou-se também o resultado de várias conversas informais tidas no contexto da apresentação dos métodos deste trabalho no II Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica. Resultados| Foi feito um Mapeamento Curricular dos conteúdos de cirurgia da FCS-UBI, como ponto de partida para a proposta de reforma. Os alunos consideram que o tempo dedicado aos conteúdos da cirurgia (tanto a nível teórico como prático) é insuficiente, que existe uma discrepância entre os conteúdos lecionados nos vários hospitais associados ao ensino da faculdade e que deveria existir um Bloco de Cirurgia, com a sua própria avaliação. Conclui-se que existe evidência estatística de os candidatos da UBI apresentam, no processo de escolha da especialidade, uma menor apetência pelas especialidades cirúrgicas face aos candidatos das outras Universidades. Propõe-se a criação de um Bloco de Cirurgia, transversal desde o 3º ao 6º ano, com a separação consequente das especialidades constituintes do Bloco de Digestivo atual: a Cirurgia Geral e a Gastroenterologia. Também se recomenda o fim das aulas teóricas nos diferentes hospitais e o início de seminários a decorrer na FCS-UBI, do 3º ao 5º ano. Conclusões| O conhecimento teórico e prático da cirurgia é essencial a qualquer médico e devem ser fornecidas bases sólidas a nível pré-graduado. O novo currículo proposto concentra a cirurgia num bloco, transversal a vários anos, com a sua própria avaliação, de forma a reforçar a aprendizagem nesta área. O currículo proposto responde às necessidades expressas pelos alunos, bem como fornece o currículo cirúrgico pré-graduado mais adequado de acordo com recomendações nacionais e internacionais, à imagem de vários dos cursos de medicina considerados como os melhores no mundo (ranking Times Higher Education).
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Objetivos| O objetivo final desta tese é propor uma reforma curricular para o ensino da cirurgia na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI). Pretendeu-se, ainda, fazer um levantamento do currículo cirúrgico atual da FCS-UBI e auscultar a opinião dos alunos quanto a este tema. Métodos| A pesquisa das recomendações nacionais e internacionais sobre os objetivos a atingir no final do Mestrado Integrado em Medicina em relação às competências cirúrgicas foi limitada a relatórios oficiais, emitidos por ministérios ou Ordens dos Médicos locais. Os textos escolhidos foram “O Licenciado Médico em Portugal” e o documento inglês “Tomorrow’s Doctors”. Foi realizado um Mapeamento Curricular - processo formal de recolha e registo das competências e conteúdos ensinados - dirigido à área cirúrgica para todos os anos do MIM na FCS-UBI, utilizando documentos escritos (Fichas de Unidade Curricular submetidas a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e informação constante na Intranet da FCS), entrevistas formais e informais a docentes, alunos e ex-alunos, reuniões estruturadas com 2 professores da FCS e a experiência pessoal. A opinião dos alunos e ex-alunos acerca da sua experiência com os conteúdos da cirurgia e ideias para melhorá-los no futuro foi recolhida através de entrevistas (n=34) e de um questionário (n= 213). Para a proposta de reforma curricular foram utilizadas ideias próprias, decorrentes da experiência pessoal, ideias resultantes de reuniões com o Diretor de Curso do MIM (Professor Miguel Castelo-Branco) e 2 cirurgiões participantes no ensino da FCS (Dr. Pedro Vaz, do Hospital Amato-Lusitano e Dra. Liliana Duarte, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu) e revisão curricular de vários cursos de medicina internacionalmente reconhecidos. Utilizou-se também o resultado de várias conversas informais tidas no contexto da apresentação dos métodos deste trabalho no II Congresso Nacional de Investigação em Educação Médica. Resultados| Foi feito um Mapeamento Curricular dos conteúdos de cirurgia da FCS-UBI, como ponto de partida para a proposta de reforma. Os alunos consideram que o tempo dedicado aos conteúdos da cirurgia (tanto a nível teórico como prático) é insuficiente, que existe uma discrepância entre os conteúdos lecionados nos vários hospitais associados ao ensino da faculdade e que deveria existir um Bloco de Cirurgia, com a sua própria avaliação. Conclui-se que existe evidência estatística de os candidatos da UBI apresentam, no processo de escolha da especialidade, uma menor apetência pelas especialidades cirúrgicas face aos candidatos das outras Universidades. Propõe-se a criação de um Bloco de Cirurgia, transversal desde o 3º ao 6º ano, com a separação consequente das especialidades constituintes do Bloco de Digestivo atual: a Cirurgia Geral e a Gastroenterologia. Também se recomenda o fim das aulas teóricas nos diferentes hospitais e o início de seminários a decorrer na FCS-UBI, do 3º ao 5º ano. Conclusões| O conhecimento teórico e prático da cirurgia é essencial a qualquer médico e devem ser fornecidas bases sólidas a nível pré-graduado. O novo currículo proposto concentra a cirurgia num bloco, transversal a vários anos, com a sua própria avaliação, de forma a reforçar a aprendizagem nesta área. O currículo proposto responde às necessidades expressas pelos alunos, bem como fornece o currículo cirúrgico pré-graduado mais adequado de acordo com recomendações nacionais e internacionais, à imagem de vários dos cursos de medicina considerados como os melhores no mundo (ranking Times Higher Education).Introduction| In the past few years, a perception exists that the pre-graduate teaching of surgery has experienced a diminished role and this may reflect a global tendency of centralization in the Primary Health Care, a tendency for sub specialization, and an increase in the number of medical students and medical knowledge. However, acute surgical care remains one of the most crucial forms of medical intervention and must not suffer a loss of investment, as basic surgical knowledge and skills must be common ground for every new doctor. Goals| The final goal for this work is to propose a change to the Faculty of Health Sciences of the University of Beira Interior’s (FCS-UBI) surgical curriculum. A mapping of the current surgical curriculum in the faculty was also made and the students’ opinions about this issue were collected. Methods| The search for the national and international recommendations for the final objectives of the medical course was limited to official reports, made by ministries and Regional Medical Councils. The chosen documents were “O Licenciado Médico em Portugal”, from Portugal, and “Tomorrow’s Doctors”, from the United Kingdom. A Curriculum Map, a formal process for the collection of the contents and skills taught in a course which is directed at the surgical area for every year of the medical course in FCS-UBI, was made using written documents (sheets of the Curricular Units that were submitted for evaluation by the AE3ES and information in the faculty’s website), formal and informal interviews with teachers and current or former students, structured meetings with two faculty teachers, and personal experience. The students’ opinions about their experience with surgery’s contents and ideas to upgrade them in the future were collected through interviews (n=34) and a questionnaire (n=213). For the newly proposed curriculum, ideas came from the writer’s experience, meetings with the director of the medical course in the FCS-UBI (Professor Miguel Castelo-Branco), and two surgeons participating in the faculty’s teaching (Dr. Pedro Vaz, from Hospital Amato-Lusitano and Dr. Liliana Duarte, from Centro Hospitalar Tondela-Viseu), as well as from curricular reviews of various internationally-acknowledged medical courses. Additionally, the results of many informal talks in the context of the presentation of the methods of this work in the II National Congress of Investigation in Medical Education were used. Results| A Curriculum Mapping was made with the surgical contents of the FCS-UBI, as introduction of the work for the new proposed curriculum. Students think that the time dedicated to surgery (theory and practice) is insufficient; that there is a discrepancy between taught subjects in the different hospitals that participate in the school’s teaching and that there should be a surgery subject with its own assessment. There is statistical evidence that the candidates from FCS-UBI have, in the process of choosing a medical specialty, less tendency to pick a surgical specialization compared with candidates from other Universities. The creation of a surgery subject is advised from the 3rd to 6th year with the subsequent separation of the medical specialties that make the current digestive subject: General Surgery and Gastroenterology. The end of the theoretical classes in different hospitals is also advised, with the classes taking place at the FCS-UBI facilities from 3rd to 5th year. Conclusions| Theorical and practical knowledge of surgery are essential to any doctor and a solid basis must be given in the pre-graduate level. The new proposed curriculum concentrates surgery into a subject, taking place over many years in the course with its own assessment in order to reinforce learning in this area of contents. The proposed curriculum answers student’s necessities while providing more adequate pre-graduate surgical curriculum, and respecting national and international reports like many of the medical courses regarded as the best in the world (Times Higher Education ranking).Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deDuarte, Liliana Catarina AlmeidauBibliorumValente, André dos Santos2019-12-20T17:28:52Z2017-4-262017-06-092017-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8032TID:202346790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:44Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:27.712612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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