A publicidade das marcas de operadoras de telecomunicações em Portugal: análise das campanhas e da perspetiva dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luis Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4739
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e Publicidade
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spelling A publicidade das marcas de operadoras de telecomunicações em Portugal: análise das campanhas e da perspetiva dos consumidoresPublicidadeAnálise de conteúdoAtitude face à publicidadeAdvertisingContent analysisAttitude to advertisingDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Marketing e PublicidadeEste trabalho tem como tema principal a publicidade das operadoras de telecomunicações em Portugal. Com base nesta temática, procurou-se desenvolver um trabalho em que o principal objetivo era analisar os spots publicitários das marcas MEO, NOS e Vodafone com base numa série de categorias que nos permitiram descobrir as características, semelhanças e diferenças existentes. Para esse propósito foram utilizadas duas metodologias diferentes, no Estudo I, para analisarmos os anúncios, foi utilizada uma metodologia de análise de conteúdo tendo por base o preenchimento de uma grelha de análise seguida de uma análise quantitativa dos dados. O corpus deste estudo foi constituído por 59 anúncios das três marcas, veiculados durante um determinado período de tempo. Pudemos verificar que existem diferenças bastante significativas nos anúncios das marcas, seja ao nível do tom de mensagem, nos cenários e nas personagens que utilizam. No segundo estudo, procurou-se descobrir a perspetiva dos consumidores face à publicidade dessas marcas. Foi utilizada uma metodologia de pesquisa tendo por base um questionário administrado a uma amostra de consumidores, composta por 126 indivíduos, tendo sido os dados tratados de forma quantitativa. Pudemos constatar que ambas as marcas têm uma recordação positiva, liderando o ranking de recordação a marca MEO, seguindo-se a NOS e por último a Vodafone. De uma maneira geral a MEO foi considerada pelos entrevistados como a mais positiva. Tendo em conta os objetivos deste trabalho, podemos concluir de uma maneira geral que apesar das diferenças existentes na publicidade de cada marca estas são recordadas e consideradas positivas pelos consumidores.The main theme of this essay is the telecommunications operators advertising in Portugal. Based on this theme, we tried to develop a work in which the main objective was to analyze the advertising spots of the brands MEO, NOS and Vodafone focusing on categories that allowed us to discover the characteristics, similarities and differences between them. For that purpose there were used two different methodologies, at Study 1, to analyze the ads, the Methodology we used was the content analysis, first based on filling an analysis grid and then a quantitative analysis of the data. The sample of this study consisted of 59 ads of the three brands, served over a given period of time. We observed that there are significant differences between the brands ads, mostly in the message tone level, the scenarios and the characters they use. In the second study we attempted to discover the consumer’s perspective facing these brands advertising. A research methodology was used based on a questionnaire given to a sample of consumers composed by 126 individuals, the data having been treated quantitatively. We could see that both brands have a positive memory, with the brand MEO leading the ranking, followed by NOS and finally Vodafone. In general the MEO was considered by respondents as the most positive brand. Given the objectives of this study, we can generally conclude that despite the differences in advertising for each brand, they are all remembered and considered positive brands by consumers.[s.n.]Cardoso, Paulo RibeiroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaVieira, Luis Henrique Ferreira2015-04-21T11:19:51Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4739202161528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:04Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:34.385735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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