Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Lucília
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: César, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6452
Resumo: A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola. Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma.
id RCAP_3d9b5798537b5e0277456f2de7631ea3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6452
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativosTrabalho colaborativoEducação interculturalIdentidadesApropriação de conhecimentos matemáticosA Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola. Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma.Dance School (Escola de Dança do Conservatório Nacional - EDCN) is a vocational school also integrating the mainstream educational system. Thus, this school is a great challenge to the teachers in charge of the academic subjects. As Mathematics teacher in this school, we assumed as a priority making mathematics learning more meaningful to students, promoting knowledge appropriation and the mobilization/development of competencies. The work was based on an intercultural mathematics education perspective, and on a dialogical approach, namely the one related to the development of dialogical identities (Hermans, 1996, 2001). This is very important to the students of Dance School because they need to make professional choices earlier than usual and these choices shape their experiences inside and outside school. We developed an action-research, following an interpretative/qualitative approach, inspired in ethnographic methods. This study is based in two projects: Interaction and Knowledge; and IDMAMIM. Students worked collaboratively since the beginning of the school year and they elaborated an intercultural and interdisciplinary microproject. Participants are students from a 9th grade class (n=16), the teacher/researcher who was also their Mathematics teacher, and Drawing, Portuguese and History teachers. Data were collected through participant observation (audio and/or video taped), questionnaires (students and teachers), interviews (6 students and the Drawing teacher) and some documents. Data were submitted to a systematic and detailed content analysis. From this analysis emerged inductive categories. Results illuminate the school culture, the didactic contract that was implemented on Mathematics classes and how they contribute to the construction of students’ dialogic identities.ESE de SantarémRepositório da Universidade de LisboaTeles, LucíliaCésar, Margarida2012-06-04T12:30:13Z2007-102007-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6452porInteracções, volume 3, número 6, Número temático: A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo I, editores Gracinda Hamido & Margarida Césarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6452Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:08.781624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
title Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
spellingShingle Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
Teles, Lucília
Trabalho colaborativo
Educação intercultural
Identidades
Apropriação de conhecimentos matemáticos
title_short Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
title_full Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
title_fullStr Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
title_full_unstemmed Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
title_sort Matemática com arte: A construção de identidades dialógicas através de microprojectos colaborativos
author Teles, Lucília
author_facet Teles, Lucília
César, Margarida
author_role author
author2 César, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Lucília
César, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho colaborativo
Educação intercultural
Identidades
Apropriação de conhecimentos matemáticos
topic Trabalho colaborativo
Educação intercultural
Identidades
Apropriação de conhecimentos matemáticos
description A Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN) é uma escola vocacional com ensino integrado, constituindo um grande desafio para os professores das disciplinas de formação geral. Enquanto professora de Matemática nesta escola assumimos como uma prioridade tornar as aprendizagens matemáticas mais significativas para os alunos, promovendo a apropriação de conhecimentos e a mobilização/desenvolvimento de competências. O trabalho desenvolvido baseou-se numa perspectiva de educação matemática intercultural, bem como numa abordagem dialógica, nomeadamente no que se refere à construção das identidades (Hermans, 1996, 2001), aspecto particularmente relevante em alunos que, desde muito cedo, fazem opções profissionais que configuram as suas vivências, dentro e fora da escola. Realizámos uma investigação-acção, seguindo uma abordagem interpretativa/qualitativa, de inspiração etnográfica. Este estudo baseia-se nos projectos Interacção e Conhecimento e IDMAMIM. Assim, os alunos trabalharam colaborativamente desde o início do ano lectivo e realizaram um microprojecto intercultural e interdisciplinar. Os participantes são os alunos de uma turma de 9º ano de escolaridade (n=16), a professora/investigadora e os professores de Educação Visual (EV), Língua Portuguesa e História. Os dados foram recolhidos através de observação participante (aulas áudio/vídeo gravadas), questionários (alunos e professores), entrevistas (6 alunos e professor de EV) e diversos documentos. Os dados foram sujeitos a uma análise de conteúdo sistemática e detalhada, que fez emergir categorias indutivas. Os resultados iluminam a cultura da escola, bem como o contrato didáctico implementado nas aulas de Matemática e o modo como ambos contribuíram para a construção das identidades dos alunos desta turma.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10
2007-10-01T00:00:00Z
2012-06-04T12:30:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6452
url http://hdl.handle.net/10451/6452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interacções, volume 3, número 6, Número temático: A construção de conhecimento enquanto empreendimento dialógico/interactivo I, editores Gracinda Hamido & Margarida César
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ESE de Santarém
publisher.none.fl_str_mv ESE de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134200591286272