Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, António Dário Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/3713
Resumo: Resumo: Nos últimos anos, devido a um aumento nos escândalos relacionados a entidades do sector financeiro, as economias têm forçado estes negócios a agirem de forma mais ética e socialmente responsável. O aumento no grau de complexidade dos negócios assim como o incremento em preocupações como o crescimento sustentável e transparência levaram a uma maior significância do conceito de responsabilidade social (Corporate Social Responsibility - CSR). Atualmente é difícil para uma empresa e seus gestores tomarem decisões de estratégia de CSR, deste modo é importante saber como estas decisões afetam o valor da marca aos olhos dos consumidores. Com esta dissertação pretende-se saber até que ponto, os atuais escândalos no sector financeiro provocam emoções negativas no consumidor ao ponto de eles porem em causa a autenticidade da marca e dessa forma verificar os impactos sobre a perceção sobre a responsabilidade social da marca. A metodologia utilizada no estudo foi uma metodologia quantitativa, onde os dados foram recolhidos junto dos consumidores finais através de um questionário estruturado acedido via web. Foram obtidas 171 respostas ao inquérito, sendo todas validadas. Constatou-se que as variáveis do CSR supplier domain e community domain e brand love são as que mais influenciam a visão dos consumidores sobre uma determinada marca, neste caso a Caixa Geral de Depósitos do sector financeiro português.
id RCAP_3d9f0c10669efbcca37fe58af142259a
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade socialGestãoComportamento do Consumidor - MarcasConsumidores - Aspectos SociaisResumo: Nos últimos anos, devido a um aumento nos escândalos relacionados a entidades do sector financeiro, as economias têm forçado estes negócios a agirem de forma mais ética e socialmente responsável. O aumento no grau de complexidade dos negócios assim como o incremento em preocupações como o crescimento sustentável e transparência levaram a uma maior significância do conceito de responsabilidade social (Corporate Social Responsibility - CSR). Atualmente é difícil para uma empresa e seus gestores tomarem decisões de estratégia de CSR, deste modo é importante saber como estas decisões afetam o valor da marca aos olhos dos consumidores. Com esta dissertação pretende-se saber até que ponto, os atuais escândalos no sector financeiro provocam emoções negativas no consumidor ao ponto de eles porem em causa a autenticidade da marca e dessa forma verificar os impactos sobre a perceção sobre a responsabilidade social da marca. A metodologia utilizada no estudo foi uma metodologia quantitativa, onde os dados foram recolhidos junto dos consumidores finais através de um questionário estruturado acedido via web. Foram obtidas 171 respostas ao inquérito, sendo todas validadas. Constatou-se que as variáveis do CSR supplier domain e community domain e brand love são as que mais influenciam a visão dos consumidores sobre uma determinada marca, neste caso a Caixa Geral de Depósitos do sector financeiro português.Abstract: In the past few years, due to a growth in scandals related to entities belonging to the financial sector, different businesses have been forced to act in a more ethically and socially responsible way. The increase in the level of complexity of businesses as well as an increment of concerns with sustainable growth and transparency has led to a bigger significance of Corporate Social Responsibility (CSR). Nowadays, it is difficult for a company and for its managers to make decisions since it is mandatory to consider CSR. Thus, it is important to know how these decisions affect the brand value in the eyes of the consumers. The main objective of this dissertation is to evaluate how the current scandals on the financial sector have created negative emotions on the consumers to the point that it might put the brand’s authenticity at risk. We will also look for impacts on the consumer’s perception over the brands social responsibility. The methodology used in this study was quantitative and it searched to study the Caixa Geral de Depósitos of the Portuguese financial sector. The data was taken from final consumers through a questionnaire structured via web. It was obtained 171 answers and all were validated. It was verified that CSR supplier domain and community domain and also brand love as the factors which influence the most the vision of consumers about a certain brand.2017-12-042018-01-12T11:24:18Z2018-01-12T11:24:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/3713http://hdl.handle.net/11067/3713TID:201811677porVeiga, António Dário Cabralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2018-01-30T17:20:34Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/3713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:25.468316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
title Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
spellingShingle Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
Veiga, António Dário Cabral
Gestão
Comportamento do Consumidor - Marcas
Consumidores - Aspectos Sociais
title_short Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
title_full Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
title_fullStr Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
title_full_unstemmed Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
title_sort Quando a autenticidade da marca falha : Impactos na percepção do consumidor sobre a responsabilidade social
author Veiga, António Dário Cabral
author_facet Veiga, António Dário Cabral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, António Dário Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Comportamento do Consumidor - Marcas
Consumidores - Aspectos Sociais
topic Gestão
Comportamento do Consumidor - Marcas
Consumidores - Aspectos Sociais
description Resumo: Nos últimos anos, devido a um aumento nos escândalos relacionados a entidades do sector financeiro, as economias têm forçado estes negócios a agirem de forma mais ética e socialmente responsável. O aumento no grau de complexidade dos negócios assim como o incremento em preocupações como o crescimento sustentável e transparência levaram a uma maior significância do conceito de responsabilidade social (Corporate Social Responsibility - CSR). Atualmente é difícil para uma empresa e seus gestores tomarem decisões de estratégia de CSR, deste modo é importante saber como estas decisões afetam o valor da marca aos olhos dos consumidores. Com esta dissertação pretende-se saber até que ponto, os atuais escândalos no sector financeiro provocam emoções negativas no consumidor ao ponto de eles porem em causa a autenticidade da marca e dessa forma verificar os impactos sobre a perceção sobre a responsabilidade social da marca. A metodologia utilizada no estudo foi uma metodologia quantitativa, onde os dados foram recolhidos junto dos consumidores finais através de um questionário estruturado acedido via web. Foram obtidas 171 respostas ao inquérito, sendo todas validadas. Constatou-se que as variáveis do CSR supplier domain e community domain e brand love são as que mais influenciam a visão dos consumidores sobre uma determinada marca, neste caso a Caixa Geral de Depósitos do sector financeiro português.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-04
2018-01-12T11:24:18Z
2018-01-12T11:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/3713
http://hdl.handle.net/11067/3713
TID:201811677
url http://hdl.handle.net/11067/3713
identifier_str_mv TID:201811677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134989755875328