Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5686 |
Resumo: | Exame público realizado em 3 de junho de 2020, 16h30 |
id |
RCAP_c2ebc3701d5ab042576b42bdadd7a867 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5686 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas ArtesanaisGestãoComportamento do ConsumidorMarcasGestão da marcaConsumidoresAspectos SociaisExame público realizado em 3 de junho de 2020, 16h30Dissertação de mestrado em GestãoO principal objetivo deste trabalho é saber até que ponto os consumidores conhecem as cervejas artesanais existentes no mercado português e, mais concretamente, até que ponto conhecem e estão satisfeitos com a cerveja artesanal da marca Alma. Para explicar a satisfação dos consumidores com as marcas de cerveja artesanais foram selecionadas um conjunto de variáveis com predominância nos aspetos das associações emocionais – autenticidade da marca, imagem da marca e amor à marca. A metodologia escolhida para a parte empírica do trabalho foi uma metodologia quantitativa, aplicando-se a análise fatorial exploratória e a regressão múltipla por mínimos quadrados aos dados recolhidos por questionário, sobre a marca de cerveja artesanal Alma. Os resultados mostram que a autenticidade da marca influencia positivamente a satisfação com a marca, a imagem da marca influência positivamente a satisfação com a marca e que o amor à marca influencia positivamente a satisfação com a marca. Das três variáveis explicativas utilizadas para explicar a satisfação do consumidor pode-se concluir que a mais importante para a satisfação com a marca é o amor à marca, pois é a que tem o impacto maior. Logo de seguida, a imagem da marca e, por fim, a autenticidade da marca. Este trabalho tem implicações tanto ao nível da teoria como da gestão. Este trabalho, acaba por contribuir para a teoria no sentido de dar alguns inputs sobre os efeitos das associações emocionais na satisfação com a marca. A nível de gestão mostra que em segmentos de mercado, as associações emocionais atribuídas pelas estratégias de gestão às marcas levam a consumidores cada vez mais satisfeitos.The main objective of this work is to know to what extent consumers know the craft beers existing in the Portuguese market and, more specifically, to what extent they know and are satisfied with the Alma brand craft beer. To explain consumer satisfaction with craft beer brands, a set of variables with predominance in the aspects of emotional associations - brand authenticity, brand image and brand love - was selected. The methodology chosen for the empirical part of the work was a quantitative methodology, applying exploratory factor analysis and multiple least squares regression to the data collected by questionnaire on the Alma beer brand. Results show that brand authenticity positively influences brand satisfaction, brand image positively influences brand satisfaction, and brand love positively influences brand satisfaction. From the three explanatory variables used to explain consumer satisfaction, it can be concluded that the most important for brand satisfaction is brand love, because it has the greatest impact. Soon after, the brand image and, finally, the authenticity of the brand. This work has both theory and management implications. This paper ultimately contributes to the theory by providing some insights into the effects of emotional associations on brand satisfaction. At management level it shows that in market segments, the emotional associations attributed by brand management strategies lead to increasingly satisfied consumers.2020-10-15T09:59:32Z2020-10-152020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5686http://hdl.handle.net/11067/5686TID:202488780porLascasas, José Miguel Araújo Veloso de Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:01Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5686Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:05.526349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
title |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
spellingShingle |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais Lascasas, José Miguel Araújo Veloso de Sousa Gestão Comportamento do Consumidor Marcas Gestão da marca Consumidores Aspectos Sociais |
title_short |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
title_full |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
title_fullStr |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
title_sort |
Satisfação dos consumidores de marcas de Cervejas Artesanais |
author |
Lascasas, José Miguel Araújo Veloso de Sousa |
author_facet |
Lascasas, José Miguel Araújo Veloso de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lascasas, José Miguel Araújo Veloso de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Comportamento do Consumidor Marcas Gestão da marca Consumidores Aspectos Sociais |
topic |
Gestão Comportamento do Consumidor Marcas Gestão da marca Consumidores Aspectos Sociais |
description |
Exame público realizado em 3 de junho de 2020, 16h30 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-15T09:59:32Z 2020-10-15 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5686 http://hdl.handle.net/11067/5686 TID:202488780 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5686 |
identifier_str_mv |
TID:202488780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136732554199040 |