A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/58322
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_3da326116e13e8b26b7aaab4f1812e84
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino SecundárioThe importance of body movement and gesture in musical performance of high school saxophone studentsMovimentoGestoPerformanceSaxofoneMovementGesturePerformanceSaxophoneCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaEste relatório de estágio incide na temática da importância que o movimento e o gesto corporal representam na performance musical de alunos de saxofone do Ensino Secundário. Este projeto surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Braga. A Intervenção Pedagógica realizou-se durante no ano letivo 2017/2018, no Grupo de Recrutamento M18 – Saxofone. O projeto tinha como objetivos centrais promover o desenvolvimento de um movimento e gesto corporal coerente com a música que é realizada, fomentando nos alunos a autonomia necessária para o domínio básico desta temática; desenvolver junto dos alunos pequenos exercícios de reflexão simples para promover o desenvolvimento da criatividade neste contexto; avaliar o impacto desta atividade no contexto e perceber as aprendizagens dos alunos. Através de instrumentos de recolha de dados, como a gravação de trechos musicais, a observação participante e um questionário aos intervenientes, podemos concluir que este projeto contribuiu para uma clarificação sobre a temática e desenvolveu novas aprendizagens nos alunos, concretamente na noção de controlo do corpo e coerência de movimentos com a música.This internship report focuses on the theme of the importance that gesture and body movement represent in the musical performance of saxophone students on the High School level. This project arises within the scope of the Professional Internship of the Master's Degree in Music Teaching at the Minho University, held at the Calouste Gulbenkian Conservatory of Music in Braga. The Pedagogical Intervention took place during the academic year 2017/2018, in the Recruitment Group M18 - Saxophone. The main objectives of the project were to promote the development of a body movement and gesture consistent with the music that is performed, fostering in students the autonomy necessary for the basic mastery of this theme; to develop with the student’s small simple reflection exercises to promote the development of creativity in this context; evaluate the impact of this activity in the context and perceive their learning. Through data collection instruments such as the recording of musical excerpts, participant observation and a questionnaire to the participants, we can conclude that this project contributed to a clarification on the theme and developed new learning in the students, concretely in the notion of body control and coherence of movements with music.Aroso, NunoUniversidade do MinhoCoelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/58322por202138305info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/58322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:05.915255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
The importance of body movement and gesture in musical performance of high school saxophone students
title A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
spellingShingle A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
Coelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis
Movimento
Gesto
Performance
Saxofone
Movement
Gesture
Performance
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
title_full A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
title_fullStr A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
title_full_unstemmed A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
title_sort A importância do movimento e gesto corporal na performance musical em alunos de saxofone do Ensino Secundário
author Coelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis
author_facet Coelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aroso, Nuno
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Luís Miguel Moreira Martins dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento
Gesto
Performance
Saxofone
Movement
Gesture
Performance
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Movimento
Gesto
Performance
Saxofone
Movement
Gesture
Performance
Saxophone
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/58322
url http://hdl.handle.net/1822/58322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202138305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132309294678016