A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Margarida Pimentel
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6282
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Gestão do Turismo Internacional (Gestão da Hospitalidade), 13 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
id RCAP_3ddfd1a1f6c061decf655e7fbb46a979
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6282
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience ResortAlojamento TurísticoGestão HoteleiraHotelariaMarketing EstratégicoTurismoCustomer ExperienceHotel IndustryTourismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado (Relatório de Estágio), Gestão do Turismo Internacional (Gestão da Hospitalidade), 13 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.O presente relatório tem por base o estágio realizado na unidade hoteleira ANC Experience Resort, ao abrigo do programa Estagiar L, com duração de nove meses, tendo início a 1 de outubro de 2020 e fim a 31 de junho de 2021. O estágio teve por objetivo consolidar e pôr em prática os conhecimentos assimilados ao longo da componente curricular do mestrado, tendo em vista a obtenção do grau de mestre em Gestão do Turismo Internacional, com especialização em Gestão de Hospitalidade. O foco do estágio incidiu sobre as práticas de gestão hoteleira desenvolvidas no departamento de receção desta unidade de alojamento turístico, que se localiza na Caloura, na vila de Água de Pau, na ilha de São Miguel, nos Açores. As funções desempenhadas incidiram primordialmente no atendimento aos hospedes (presencial, por telefone ou por email), realização de check-ins e check-outs, execução de pedidos de reservas e respetiva gestão, emissão de faturas, venda de produtos ao balcão e criação de conteúdos para as redes sociais do hotel. No presente relatório procede-se a um enquadramento teórico do tema em estudo, descreve-se a empresa, contextualizando-a, e desenvolve-se uma abordagem ao conceito de experiência turística, para depois se analisar a personalização da experiência turística, no caso da ANC Experience Resort. De seguida, apresentam-se as atividades desenvolvidas no estágio. O relatório prossegue com a aplicação de um conjunto de ferramentas estratégicas a unidade hoteleira, abordando o marketing estratégico e o marketing operacional. Para concluir, efetua-se uma análise crítica à gestão do estabelecimento hoteleiro, apresentando-se sugestões práticas, assim como uma apreciação pessoal desta experiência.ABSTRACT: This report is based on the internship carried out at the ANC Experience Resort Hotel, under the Estagiar L program, lasting nine months, starting on October 1, 2020 and ending on June 31, 2021. The internship aimed to consolidate and put into practice the knowledge acquired throughout the curricular part of the master, with a view to obtaining a master's degree in International Tourism Management, with a specialization in Hospitality Management. The internship focused on the hotel management practices developed in the reception department of this tourist accommodation unit, which is in Caloura, in the village of Agua de Pau, on the island of Sao Miguel, in the Azores. The functions performed focused primarily on serving guests (in person, by phone or by email), carrying out check-ins and check-outs, executing reservation requests and respective management, issuing invoices, selling products over the counter, and creating content for the hotel’s social networks. This report provides a theoretical framework for the topic under study, describes the company, contextualizing it, and develops an approach to the concept of tourist experience, to then analyze the personalization of the tourist experience, in the case of ANC Experience Resort. Next, the activities developed in the internship are presented. The report continues with the application of a set of strategic tools to the hotel unit, addressing strategic marketing and operational marketing. To conclude, a critical analysis of the management of the hotel establishment is carried out, presenting practical suggestions, as well as a personal assessment of this experience.Moniz, Ana Isabel ArrudaCâmara, Gualter Fernandes MartinsRepositório da Universidade dos AçoresCoelho, Margarida Pimentel2022-04-28T20:45:08Z2021-12-132021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6282202923550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:44Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6282Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:25.326475Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
title A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
spellingShingle A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
Coelho, Margarida Pimentel
Alojamento Turístico
Gestão Hoteleira
Hotelaria
Marketing Estratégico
Turismo
Customer Experience
Hotel Industry
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
title_full A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
title_fullStr A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
title_full_unstemmed A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
title_sort A gestão de experiências turísticas : o caso do Hotel ANC Experience Resort
author Coelho, Margarida Pimentel
author_facet Coelho, Margarida Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moniz, Ana Isabel Arruda
Câmara, Gualter Fernandes Martins
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Margarida Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Alojamento Turístico
Gestão Hoteleira
Hotelaria
Marketing Estratégico
Turismo
Customer Experience
Hotel Industry
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Alojamento Turístico
Gestão Hoteleira
Hotelaria
Marketing Estratégico
Turismo
Customer Experience
Hotel Industry
Tourism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado (Relatório de Estágio), Gestão do Turismo Internacional (Gestão da Hospitalidade), 13 de dezembro de 2021, Universidade dos Açores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
2021-12-13T00:00:00Z
2022-04-28T20:45:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6282
202923550
url http://hdl.handle.net/10400.3/6282
identifier_str_mv 202923550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130741972402176