O estudo da socialização antecipatória em treino desportivo e a sua influência nas orientações educacionais dos professores de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31488 |
Resumo: | O presente trabalho pretende identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do ensino secundário, assim como perceber se o background (socialização desportiva) tem, ou não, influência nas suas orientações educacionais. Dentro do objetivo geral, encontram-se dois objetivos específicos: identificar e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade, experiência profissional, habilitações académicas e o background desportivo) e compreender se o facto de já terem sido atletas ou treinadores influencia as próprias orientações educacionais. Desse modo, foram analisadas as orientações educacionais de 60 professores de Educação Física de 14 escolas do Ensino Secundário do concelho de Almada e Seixal, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), o qual foi validado por Vieira (2003). Os resultados obtidos permitem aferir que os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Auto-realização e da Integração Ecológica, enquanto que a mais baixa prioridade foi dada ao Processo de Aprendizagem. Quanto ao género, verificou-se que o género masculino segue às orientações da Mestria Disciplinar, Processo de Aprendizagem, Responsabilidade Social e Integração Ecológica, em detrimento do género feminino que segue a Auto-realização. Relativamente à idade, os professores mais novos (30-39 anos) atribuem uma maior prioridade à Responsabilidade Social e à Integração Ecológica, enquanto que os professores com idade intermédia (40-49 anos), atribuem uma maior prioridade à Mestria Disciplinar, ao Processo de Aprendizagem e à Auto-realização. Na questão do background desportivo, os professores que já foram atletas e praticaram desportos coletivos, seguem as orientações de Mestria Disciplinar e Processo de Aprendizagem, enquanto os professores que praticaram desportos individuais valorizam a Responsabilidade Social, Auto-Realização e Integração Ecológica. Os professores que treinaram em alta competição priveligiam a mestria disciplinar e responsabilidade, quando comparados com os seus colegas que tiveram socializações desportivas fora do alto rendimento. No que se refere à hipótese formulada, a mesma pode ser aceite, uma vez que o background desportivo tem influência nas orientações educacionais dos professores de Educação Física, ao englobar experiências anteriores (antecipatória), formação inicial - formal (profissional) e experiências profissionais- formação contínua/permanente (de serviço). |
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O estudo da socialização antecipatória em treino desportivo e a sua influência nas orientações educacionais dos professores de educação físicaOrientações educacionaisEducação físicaSocializaçãoBackground desportivoEnsino secundárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente trabalho pretende identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do ensino secundário, assim como perceber se o background (socialização desportiva) tem, ou não, influência nas suas orientações educacionais. Dentro do objetivo geral, encontram-se dois objetivos específicos: identificar e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade, experiência profissional, habilitações académicas e o background desportivo) e compreender se o facto de já terem sido atletas ou treinadores influencia as próprias orientações educacionais. Desse modo, foram analisadas as orientações educacionais de 60 professores de Educação Física de 14 escolas do Ensino Secundário do concelho de Almada e Seixal, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), o qual foi validado por Vieira (2003). Os resultados obtidos permitem aferir que os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Auto-realização e da Integração Ecológica, enquanto que a mais baixa prioridade foi dada ao Processo de Aprendizagem. Quanto ao género, verificou-se que o género masculino segue às orientações da Mestria Disciplinar, Processo de Aprendizagem, Responsabilidade Social e Integração Ecológica, em detrimento do género feminino que segue a Auto-realização. Relativamente à idade, os professores mais novos (30-39 anos) atribuem uma maior prioridade à Responsabilidade Social e à Integração Ecológica, enquanto que os professores com idade intermédia (40-49 anos), atribuem uma maior prioridade à Mestria Disciplinar, ao Processo de Aprendizagem e à Auto-realização. Na questão do background desportivo, os professores que já foram atletas e praticaram desportos coletivos, seguem as orientações de Mestria Disciplinar e Processo de Aprendizagem, enquanto os professores que praticaram desportos individuais valorizam a Responsabilidade Social, Auto-Realização e Integração Ecológica. Os professores que treinaram em alta competição priveligiam a mestria disciplinar e responsabilidade, quando comparados com os seus colegas que tiveram socializações desportivas fora do alto rendimento. No que se refere à hipótese formulada, a mesma pode ser aceite, uma vez que o background desportivo tem influência nas orientações educacionais dos professores de Educação Física, ao englobar experiências anteriores (antecipatória), formação inicial - formal (profissional) e experiências profissionais- formação contínua/permanente (de serviço).Vieira, FernandoRepositório ComumAlves, Álvaro2020-02-20T19:23:50Z2019-07-082019-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31488TID:202439186pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:19:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:18.503826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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