As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36819 |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário. Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos. Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), validado por Vieira (2003). Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização, Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário. Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os 22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica. Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem. |
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