Estudo de competências pragmáticas no autismo: sarcasmo e humor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandra Catarina Vieira da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4033
Resumo: Objectivos: O presente trabalho tem como objectivo estudar as competências pragmáticas na compreensão do humor e sarcasmo em crianças com autismo. Métodos: Foi feita a gravação de dez anedotas de vários tipos sendo estas, posteriormente, aplicadas a dois alunos com autismo pertencentes a faixas etárias diferentes e a dois alunos sem esta problemática, também das mesmas faixas etárias. Estudou-se a capacidade de cada um interpretar e compreender correctamente uma anedota, assim como a reacção que cada um teve à mesma. Também se auscultou a opinião do informante sobre cada texto apresentado. Resultados e Conclusões: Os alunos com autismo apresentaram claras dificuldades na compreensão das anedotas, uma vez que não compreenderam as respectivas implicaturas. Reagiram em alguns momentos da sua aplicação, maioritariamente quando se tratava de anedotas que exploravam a máxima da qualidade. Referiram gostar de todas as anedotas apresentadas.
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