Contributos para o desenvolvimento de aplicações destinadas a crianças com perturbação do espectro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/15586 |
Resumo: | Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento de aplicações destinadas a crianças com Perturbação do Espectro do Autismo através da proposta de ferramentas facilitadoras da especificação das suas características, necessidades e interesses. Método: A caracterização dos potenciais utilizadores implicou a descrição de uma “família de personas”. As informações utilizadas nas suas descrições tiveram por base a revisão da literatura e a opinião de especialistas na área. Através da realização de um questionário de validação, a um painel de peritos (n=5), foi possível aferir a adequação das afirmações incluídas nas personas, assim como a necessidade de inserir ou retirar algum dado das mesmas. Para a especificação dos contextos específicos de uso e a derivação dos requisitos a incorporar no protótipo da aplicação foi elaborado um cenário de contexto. Posteriormente, foram dados contributos para o desenho e desenvolvimento da primeira versão do protótipo da aplicação, num trabalho colaborativo com um profissional da área da programação. Foi também realizada a primeira avaliação, utilizando uma grelha de avaliação de desempenho, o questionário PSSUQ, a escala ICF-US e um questionário de avaliação específica para Professores de Educação Especial. Resultados: Foram criadas um total de sete personas, incluindo uma criança com PEA, o seu agregado familiar (mãe, pai e irmã) e os profissionais que integram a equipa interdisciplinar (professor de educação especial, professor de ensino regular e terapeuta da fala). Da análise das respostas dos peritos ao questionário de validação, constatou-se que as suas descrições, de uma forma geral, não foram postas em causa e melhoraram em poucos detalhes. Relativamente ao protótipo da aplicação apresentado, a análise dos dados recolhidos na sessão de avaliação permitiu verificar que a maioria dos participantes interagiu com o sistema com alguma facilidade e autonomia. A média da pontuação total do questionário PSSUQ foi de 2,15 em 7 (dp=0,81), o que indica um elevado nível de usabilidade e satisfação dos participantes, e a média do score total da escala ICF-US I, num interval de -30 a 30, foi de 17,6 (dp=7,09), o que revela que no geral o protótipo foi facilitador. Conclusão: As personas criadas foram consideradas pelos peritos como boas descrições dos potenciais utilizadores e foram uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento do protótipo da aplicação, permitindo aos vários intervenientes perceber melhor os utilizadores alvo. Os dados recolhidos durante a sessão de avaliação do protótipo da aplicação indicaram que o sistema possui níveis aceitáveis de usabilidade e pode ser visto como um importante recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. |
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Da análise das respostas dos peritos ao questionário de validação, constatou-se que as suas descrições, de uma forma geral, não foram postas em causa e melhoraram em poucos detalhes. Relativamente ao protótipo da aplicação apresentado, a análise dos dados recolhidos na sessão de avaliação permitiu verificar que a maioria dos participantes interagiu com o sistema com alguma facilidade e autonomia. A média da pontuação total do questionário PSSUQ foi de 2,15 em 7 (dp=0,81), o que indica um elevado nível de usabilidade e satisfação dos participantes, e a média do score total da escala ICF-US I, num interval de -30 a 30, foi de 17,6 (dp=7,09), o que revela que no geral o protótipo foi facilitador. Conclusão: As personas criadas foram consideradas pelos peritos como boas descrições dos potenciais utilizadores e foram uma ferramenta fundamental no processo de desenvolvimento do protótipo da aplicação, permitindo aos vários intervenientes perceber melhor os utilizadores alvo. Os dados recolhidos durante a sessão de avaliação do protótipo da aplicação indicaram que o sistema possui níveis aceitáveis de usabilidade e pode ser visto como um importante recurso de apoio ao processo de ensino e aprendizagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo.Objective: To contribute to the development of applications for children with Autism Spectrum Disorder by proposing tools that facilitate specification of their characteristics, needs and interests. Method: The characterization of potential users involved the description of a "family of personas". The information used in their descriptions was based on a literature review and on the opinion of field experts. By conducting a validation questionnaire with a panel of experts (n = 5), it was possible to assess the adequacy of the statements included in the personas as well as the need to insert or remove any information from them. To specify the exact contexts of use and deriving the requirements to be considered for the application prototype a context scenario was described. Afterwards, contributions have been made to the design and development of the first version of the application's prototype in a collaborative work with a professional programmer. A first evaluation of the prototype was also carried out using a performance evaluation grid, the PSSUQ questionnaire, the ICF-US scale, and a specific assessment questionnaire targeting Special Education Teachers. Results: A total of seven personas were created, including a child with ASD, three family members (mother, father and sister) and the professionals who are part of the interdisciplinary education team (special education teacher, regular education teacher and speech therapist). Analyzing the responses of experts to the validation questionnaire, the descriptions for the proposed personas were not questioned and needed only minor modifications to comply with the experts' feedback. Regarding the implemented prototype, the analysis of the data collected during the evaluation session allowed to verify that most participants interacted with the system with relative ease and independence. The average total score for the PSSUQ questionnaire was 2.15 in 7 (SD = 0.81), indicating a high level of usefulness and satisfaction of the participants, and the average total score for the ICF US-I scale, in an interval from -30 to 30, was 17.6 (SD = 7.09), indicating that, overall, the prototype was facilitator. Conclusion: The personas created were considered, by the experts, as good descriptions of potential users and were a key tool in the application prototype development process, allowing a better understanding of the target users by the different team members. The data collected during the evaluation session of the application prototype show that the system has acceptable levels of usefulness and can be seen as an important support resource for the teaching and learning process of children with Autism Spectrum Disorder.Universidade de Aveiro2016-05-17T16:47:11Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/15586TID:201562502porLeal, Ana Catarina Travessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:28:53Zoai:ria.ua.pt:10773/15586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:56.070137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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