Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/30474 |
Resumo: | Este projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação, atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais. Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e da empresa-mãe. Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos, que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência. A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é “o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos. Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um orçamento previsional. |
id |
RCAP_3df4727da82abaae1a92ce5a00387b9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amareloMarcaPesquisa de mercado -- Market researchPainéis de consumidoresPlano de negócio -- Business planMedia sociais -- Social mediaBrandConsumer panelsEste projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação, atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais. Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e da empresa-mãe. Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos, que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência. A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é “o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos. Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um orçamento previsional.This project involves a sub-brand creation ("Pinta d’amarelo") for a market research company that has been operating for 25 years (More Results). The goal is to introduce an innovative service proposal to the market, with a distinct positioning from other companies in the industry. Operationally and communication-wise, the sub-brand is intended to focus on the digital environment, specifically within the social media ecosystem. Preparing the strategy for creating this sub-brand, an analysis of the national and international environment was conducted, along with a characterization of the market research sector and the parent company. With the aim of identifying the needs of brands that relies on market research for decision-making and gathering feedback from individuals in their roles as consumers and information providers, a market study was conducted on the two customer segments of this sub-brand (brands and people/consumers). This study validated some information previously gathered through desk research. It was concluded that brand clients seek credibility, agility, speed, responsiveness, are price-sensitive, and desire more comprehensive panels. On the other hand, individuals want interesting and fun digital content that engages them, along with rewards, honesty, and transparency. The created sub-brand thus adopts a positioning where the consumer's voice is "the new important," conveyed to brands through standardized products characterized by being objective, fast, and cost-effective. This project also includes a business plan for implementation and a budget forecast.2024-01-19T15:27:02Z2023-11-22T00:00:00Z2023-11-222023-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/30474TID:203453018porTrindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:19:16Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/30474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:34.816157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
title |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
spellingShingle |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia Marca Pesquisa de mercado -- Market research Painéis de consumidores Plano de negócio -- Business plan Media sociais -- Social media Brand Consumer panels |
title_short |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
title_full |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
title_fullStr |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
title_full_unstemmed |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
title_sort |
Criação de marca na indústria de estudos de mercado: Pinta d’amarelo |
author |
Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia |
author_facet |
Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Nuno Miguel da Rosa Gouveia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca Pesquisa de mercado -- Market research Painéis de consumidores Plano de negócio -- Business plan Media sociais -- Social media Brand Consumer panels |
topic |
Marca Pesquisa de mercado -- Market research Painéis de consumidores Plano de negócio -- Business plan Media sociais -- Social media Brand Consumer panels |
description |
Este projeto consiste na criação de uma submarca (Pinta d’amarelo) para uma empresa de estudos de mercado que opera há já 25 anos (More Results). Pretende-se que esta apresente ao mercado uma proposta de serviços inovadora, que tenha um posicionamento dis;nto de outras empresas que trabalham nesta indústria e que, do ponto de vista operacional e de comunicação, atue no meio digital, mais especificamente, no ecossistema das redes sociais. Na preparação da estratégia de criação desta submarca procedeu-se a uma análise do meio envolvente nacional e internacional, a uma caracterização do setor dos estudos de mercado e da empresa-mãe. Tendo em vista iden;ficar as necessidades das marcas que apoiam as suas decisões em estudos de mercado e o feedback das pessoas no seu papel de consumidoras, e enquanto fornecedoras de informação, foi realizado um estudo de mercado aos dois segmentos de clientes desta submarca (marcas e pessoas/consumidores) tendo-se corroborado alguma informação anteriormente levantada via desk research. Concluiu-se que as marcas clientes pretendem credibilidade, agilidade, rapidez, capacidade de resposta, são sensíveis ao preço e querem painéis mais abrangentes. Já as pessoas, querem conteúdos digitais interessantes e diver;dos, que as faça envolverem-se, querem premiação, hones;dade e transparência. A submarca criada assume, assim, um posicionamento em que a palavra do consumidor é “o novo importante”, a qual se transmite às marcas por via de produtos estandardizados e que se caracterizam por serem obje;vos, rápidos e pouco onerosos. Apresenta-se também, neste projeto, o plano de negócios para a sua implementação e um orçamento previsional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22T00:00:00Z 2023-11-22 2023-10 2024-01-19T15:27:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/30474 TID:203453018 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/30474 |
identifier_str_mv |
TID:203453018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137016691032064 |