O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Flávia Marina Seixas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18215
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro.
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