O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18215 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro. |
id |
RCAP_3e2627b06f4e7b8497c87716ab55c840 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centroAgências de Viagens e TurismoDestinos TurísticosPromoçãoDinamizaçãoProduto e Serviço TurísticosEsta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro.Moura, Andreia Filipa Antunes, 1988-Repositório ComumMeireles, Flávia Marina Seixas2017-04-20T10:27:46Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18215201605619porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:46.011509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
title |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
spellingShingle |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro Meireles, Flávia Marina Seixas Agências de Viagens e Turismo Destinos Turísticos Promoção Dinamização Produto e Serviço Turísticos |
title_short |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
title_full |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
title_fullStr |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
title_full_unstemmed |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
title_sort |
O papel das agências de viagens e turismo na promoção e dinamização de destinos: o caso da regiaõ centro |
author |
Meireles, Flávia Marina Seixas |
author_facet |
Meireles, Flávia Marina Seixas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moura, Andreia Filipa Antunes, 1988- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meireles, Flávia Marina Seixas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agências de Viagens e Turismo Destinos Turísticos Promoção Dinamização Produto e Serviço Turísticos |
topic |
Agências de Viagens e Turismo Destinos Turísticos Promoção Dinamização Produto e Serviço Turísticos |
description |
Esta dissertação tem por objetivo refletir acerca da importância que as agências de viagens e turismo (AVT) têm na promoção e dinamização de destinos turísticos, e em particular a Região Centro (RC) de Portugal. Deste modo, pretende-se, essencialmente analisar as formas de promoção e dinamização que as AVT presentes na RC efetivam para motivarem os turistas quer nacionais, quer estrangeiros a se deslocarem à RC. Ao longo deste trabalho ensaia-se uma análise às AVT da Região Centro relativamente à forma como estas encaram a atividade turística na região e ao seu trabalho enquanto dinamizadoras do destino onde se inserem. Assim, estabeleceram-se como objetivos: analisar a forma como as AVT promovem os produtos e serviços da RC; quais as expetativas futuras para o mercado das agências da RC; quais os desafios, ameaças, oportunidades e espectativas do mercado das agências de viagens; qual o potencial turístico da RC para as AVT e, ainda qual o perfil dos clientes que procuram os serviços das AVT na RC. Numa primeira fase, desenvolveu-se uma recolha bibliográfica sobre AVT, a sua atividade laboral ao longo dos anos, as suas funções enquanto agentes de distribuição e ainda, o seu papel na inovação de serviços turísticos. Numa segunda fase, implementou-se um estudo empírico, através de uma metodologia qualitativa. Dos treze inquéritos por entrevista válidos apurou-se que ao nível da oferta, esta é exposta ao cliente, maioritariamente, através da internet e, apesar de a RC deter um forte potencial turístico, as AVT não investem no planeamento, realização, dinamização e divulgação de atividades e/ ou eventos nesta região. Conclui-se, portanto, que as entidades turísticas publicas e privadas da RC não estão a ser coerentes no desenvolvimento turístico local, sendo necessário apostar em produtos e atividades inovadoras e promove-las convenientemente no futuro. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-20T10:27:46Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18215 201605619 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18215 |
identifier_str_mv |
201605619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130021806211072 |