Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Pedro Correia de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4739
Resumo: A estratégia pretende descrever o caminho que se preconiza para a empresa com vista à realização dos objectivos definidos. Um dos mais aliciantes desafios que a Gestão tem que enfrentar, é fazer a monitorização da execução da estratégia de forma a garantir a sua boa implementação. Tendo por base o Balanced Scorecard, ferramenta que permite fazer a ligação entre a definição estratégica e a sua implementação e monitorização, de forma compreensível para toda a organização, este estudo teve como propósito fazer a redefinição da estratégia para uma PME que precisou de se adaptar às mudanças verificadas no mercado. A estratégia sempre foi desenvolvida pela Gerência que definia as suas orientações mas não as comunicava formalmente. As decisões eram, essencialmente, operacionais e de curto prazo e apenas eram comunicadas as orientações para execução. No âmbito do estudo, foram escritas, pela primeira vez, a visão, a missão e os valores, dando início a uma nova forma de comunicação dentro da empresa. Definiram-se também os objectivos estratégicos, os indicadores para avaliação de desempenho e as metas que se pretende atingir. Foi ainda desenhado o modelo para implementação e manutenção do Balanced Scorecard. Finalmente, conclui-se que o Balanced Scorecard foi uma ferramenta útil no auxílio da concepção da nova estratégia e que será ainda mais importante no acompanhamento e avaliação do desempenho da empresa. Com o Balanced Scorecard, a empresa passou a dispor de uma ferramenta para comunicar a toda a estrutura os seus objectivos, não só para o curto prazo, mas também para o médio e longo prazo.
id RCAP_3e6c6330e0cd18d0bf0f54085ab929e9
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4739
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepção de um Balanced Scorecard para uma PMEBalanced Scorecard --PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium EnterprisesGestãoCrescimentoManagementGrowthTrabalho de projeto -- Project workMestradoA estratégia pretende descrever o caminho que se preconiza para a empresa com vista à realização dos objectivos definidos. Um dos mais aliciantes desafios que a Gestão tem que enfrentar, é fazer a monitorização da execução da estratégia de forma a garantir a sua boa implementação. Tendo por base o Balanced Scorecard, ferramenta que permite fazer a ligação entre a definição estratégica e a sua implementação e monitorização, de forma compreensível para toda a organização, este estudo teve como propósito fazer a redefinição da estratégia para uma PME que precisou de se adaptar às mudanças verificadas no mercado. A estratégia sempre foi desenvolvida pela Gerência que definia as suas orientações mas não as comunicava formalmente. As decisões eram, essencialmente, operacionais e de curto prazo e apenas eram comunicadas as orientações para execução. No âmbito do estudo, foram escritas, pela primeira vez, a visão, a missão e os valores, dando início a uma nova forma de comunicação dentro da empresa. Definiram-se também os objectivos estratégicos, os indicadores para avaliação de desempenho e as metas que se pretende atingir. Foi ainda desenhado o modelo para implementação e manutenção do Balanced Scorecard. Finalmente, conclui-se que o Balanced Scorecard foi uma ferramenta útil no auxílio da concepção da nova estratégia e que será ainda mais importante no acompanhamento e avaliação do desempenho da empresa. Com o Balanced Scorecard, a empresa passou a dispor de uma ferramenta para comunicar a toda a estrutura os seus objectivos, não só para o curto prazo, mas também para o médio e longo prazo.The strategy aims to describe the path wanted to go through to achieve the company goals. One of the most exciting challenges that the management faces is to make the monitoring of the implementation of strategy to ensure its good implementation. Based on the Balanced Scorecard, a tool that allows the linkage between the strategy and its implementation and monitoring, in an understandable way for the entire organization, this study pretend to make the redefinition of the strategy for an SME who needs to adapt to changes in the market. The strategy has always been developed by management that defined its guidelines, but wasn’t ever formally communicated. The decisions were, essentially, operational and shortterm and only the guidelines for implementation were notified. Within the study was written for the first time the vision, mission and values, starting a new form of communication within the company. It also defined the strategic objectives, the indicators for performance evaluation and the goals to be achieved. It was also designed the model for implementation and maintenance of the Balanced Scorecard. Finally, we conclude that the Balanced Scorecard was a useful tool to help with the design of the new strategy and will be even more important in monitoring and evaluating the performance of the company. With the Balanced Scorecard, the company now has a tool to communicate the whole structure its objectives, not only for the short term, but also in the medium and long term.2013-03-26T18:26:12Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4739porMota, Pedro Correia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:38.968468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
title Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
spellingShingle Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
Mota, Pedro Correia de Almeida
Balanced Scorecard --
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Gestão
Crescimento
Management
Growth
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
title_short Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
title_full Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
title_fullStr Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
title_full_unstemmed Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
title_sort Concepção de um Balanced Scorecard para uma PME
author Mota, Pedro Correia de Almeida
author_facet Mota, Pedro Correia de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Pedro Correia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Balanced Scorecard --
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Gestão
Crescimento
Management
Growth
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
topic Balanced Scorecard --
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Gestão
Crescimento
Management
Growth
Trabalho de projeto -- Project work
Mestrado
description A estratégia pretende descrever o caminho que se preconiza para a empresa com vista à realização dos objectivos definidos. Um dos mais aliciantes desafios que a Gestão tem que enfrentar, é fazer a monitorização da execução da estratégia de forma a garantir a sua boa implementação. Tendo por base o Balanced Scorecard, ferramenta que permite fazer a ligação entre a definição estratégica e a sua implementação e monitorização, de forma compreensível para toda a organização, este estudo teve como propósito fazer a redefinição da estratégia para uma PME que precisou de se adaptar às mudanças verificadas no mercado. A estratégia sempre foi desenvolvida pela Gerência que definia as suas orientações mas não as comunicava formalmente. As decisões eram, essencialmente, operacionais e de curto prazo e apenas eram comunicadas as orientações para execução. No âmbito do estudo, foram escritas, pela primeira vez, a visão, a missão e os valores, dando início a uma nova forma de comunicação dentro da empresa. Definiram-se também os objectivos estratégicos, os indicadores para avaliação de desempenho e as metas que se pretende atingir. Foi ainda desenhado o modelo para implementação e manutenção do Balanced Scorecard. Finalmente, conclui-se que o Balanced Scorecard foi uma ferramenta útil no auxílio da concepção da nova estratégia e que será ainda mais importante no acompanhamento e avaliação do desempenho da empresa. Com o Balanced Scorecard, a empresa passou a dispor de uma ferramenta para comunicar a toda a estrutura os seus objectivos, não só para o curto prazo, mas também para o médio e longo prazo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-11
2013-03-26T18:26:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4739
url http://hdl.handle.net/10071/4739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134681645449216