A satisfação e lealdade do cliente na área do fitness : caso de estudo do Fitness Areias de S. João
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7891 |
Resumo: | A satisfação do cliente tem-se revelado essencial em marketing. Porém, a evolução do mercado obriga as organizações a superarem a satisfação, incitando a estudos de marketing relacional englobando também a lealdade, um dos seus pilares fundamentais. Este trabalho pretendeu analisar a relação utilizador-ginásio, através da exploração dos antecedentes da satisfação e lealdade perante o prestador de serviços (na área do desporto), com base nas dimensões do Marketing Relacional. Tendo por base o estudo de um caso prático (Fitness Areias de S. João) via questionário, obteve-se uma amostra de 55 clientes (numa população de 140) e abordaram-se os seguintes tópicos: Marketing relacional entre fornecedor-cliente; Determinantes do marketing relacional (Satisfação, Confiança, Compromisso, Lealdade) e sua interdependência; Destaque à Satisfação e Lealdade. O melhor conhecimento dos clientes do Fitness Areias S. João permitiu responder aos objetivos propostos: qual a relação das dimensões do marketing relacional com a satisfação e lealdade; e qual a contribuição para a melhoria financeira deste clube a médio-longo prazo. Assim, o ambiente social e a perceção do preço demonstraram ser os principais determinantes da lealdade neste fitness, independentemente de serem mediados ou não pela satisfação do cliente. |
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A satisfação e lealdade do cliente na área do fitness : caso de estudo do Fitness Areias de S. JoãoMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASSATISFAÇÃO DO CLIENTEFIDELIZAÇÃO DE CLIENTESMARKETING RELACIONALFITNESSESTUDOS DE CASOMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTCLIENT SATISFACTIONCUSTOMER LOYALTYRELATIONSHIP MARKETINGFITNESSCASE STUDIESA satisfação do cliente tem-se revelado essencial em marketing. Porém, a evolução do mercado obriga as organizações a superarem a satisfação, incitando a estudos de marketing relacional englobando também a lealdade, um dos seus pilares fundamentais. Este trabalho pretendeu analisar a relação utilizador-ginásio, através da exploração dos antecedentes da satisfação e lealdade perante o prestador de serviços (na área do desporto), com base nas dimensões do Marketing Relacional. Tendo por base o estudo de um caso prático (Fitness Areias de S. João) via questionário, obteve-se uma amostra de 55 clientes (numa população de 140) e abordaram-se os seguintes tópicos: Marketing relacional entre fornecedor-cliente; Determinantes do marketing relacional (Satisfação, Confiança, Compromisso, Lealdade) e sua interdependência; Destaque à Satisfação e Lealdade. O melhor conhecimento dos clientes do Fitness Areias S. João permitiu responder aos objetivos propostos: qual a relação das dimensões do marketing relacional com a satisfação e lealdade; e qual a contribuição para a melhoria financeira deste clube a médio-longo prazo. Assim, o ambiente social e a perceção do preço demonstraram ser os principais determinantes da lealdade neste fitness, independentemente de serem mediados ou não pela satisfação do cliente.Customer satisfaction has proven essential to marketing. However, market evolution has forced organizations to surpass satisfaction, leading to relational marketing studies focusing also on loyalty, one of its fundamental pillars. This work aimed to address the relationship between clients and their gym, by characterizing the preceding factors of satisfaction and loyalty towards the service provider (in the sports business) in light of Relational Marketing. Based on a case-study (Fitness Areias de S. João) assessed by means of a questionnaire, a sample of 55 clients (out of 140) was considered and the following topics were explored: Relationship marketing between supplier-customer; Determinant factors of relational marketing (Satisfaction, Trust, Commitment, Loyalty) and their relationship; Emphasis on Satisfaction and Loyalty. By getting to know the customers of Fitness Areias de S. João we were able to answer to the proposed objectives: establishing the association between the dimensions of relationship marketing with satisfaction and loyalty; which role does it play to the medium- / long-term financial improvement. In fact, social environment and price perception revealed to be the major determinants of loyalty in this club irrespective of being mediated by satisfaction or not.2017-05-18T14:56:13Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7891TID:201695227porMadureira, Ana Catarina Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7891Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:07.940249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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