Higher education institutions as academic writing communities: A study based on the analysis of master report titles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe Barbeiro, Luís
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: António Brandão Carvalho , José, Barbeiro, Célia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.785
Resumo: As escolhas e decisões na escrita académica incluem o próprio título. As escolhas podem envolver estruturas linguísticas, marcas de pontuação, estratégias comunicativas, aspetos gráficos. Elas refletem-se na adequação aos objetivos sociocomunicativos do género e na projeção alcançada na comunidade académica. O presente estudo incide sobre os títulos dos relatórios de mestrado em quatro instituições de ensino superior portuguesas de formação de educadores de infância e professores. O objetivo do estudo é observar se as características dos títulos diferenciam as instituições, apontando para a existência de comunidades próprias de implementação destes mestrados e de escrita académica. Para a realização do estudo, reuniu-se um corpus de 800 relatórios de mestrado e efetuou-se a análise comparativa dos títulos quanto ao número de elementos, estrutura, estratégias comunicativas, presença no título das dimensões de prática profissional e de investigação e outros indicadores facultados pela Linguística de Corpus, como frequência de palavras e palavras-chave. Os resultados revelam diferenças entre as instituições quanto à predominância das escolhas em relação aos títulos, designadamente quanto ao número de elementos, estruturas sintático-semânticas, estratégias, palavras-chave e saliência dada às dimensões pedagógica e investigativa. Estes resultados indicam que as instituições se constituem como comunidades locais, nas quais predominam determinadas escolhas. As diferenças remetem para o seu funcionamento enquanto comunidade científica de formação, comunidade discursiva e também comunidade de escrita académica. Nesta última dimensão, o desafio é que a comunidade de cada instituição, sem anular a sua identidade, potencie as funções que quer atribuir aos títulos.
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O objetivo do estudo é observar se as características dos títulos diferenciam as instituições, apontando para a existência de comunidades próprias de implementação destes mestrados e de escrita académica. Para a realização do estudo, reuniu-se um corpus de 800 relatórios de mestrado e efetuou-se a análise comparativa dos títulos quanto ao número de elementos, estrutura, estratégias comunicativas, presença no título das dimensões de prática profissional e de investigação e outros indicadores facultados pela Linguística de Corpus, como frequência de palavras e palavras-chave. Os resultados revelam diferenças entre as instituições quanto à predominância das escolhas em relação aos títulos, designadamente quanto ao número de elementos, estruturas sintático-semânticas, estratégias, palavras-chave e saliência dada às dimensões pedagógica e investigativa. Estes resultados indicam que as instituições se constituem como comunidades locais, nas quais predominam determinadas escolhas. As diferenças remetem para o seu funcionamento enquanto comunidade científica de formação, comunidade discursiva e também comunidade de escrita académica. Nesta última dimensão, o desafio é que a comunidade de cada instituição, sem anular a sua identidade, potencie as funções que quer atribuir aos títulos.Choices and decisions made when writing academic genres involve several aspects, including those concerning the title, such as linguistic structures, punctuation marks, communicative strategies, length. These aspects impact the achievement of the socio-communicative objectives of the genre and the projection the text may attain among the academic community. This study focuses on the titles of master reports produced by students of pre-service teacher training master programmes in four Portuguese Higher Education institutions. In addition to characterizing the titles and identifying their predominant features, it aims at verifying whether such features can be considered as identity and distinctive marks of each institution, viewed as an academic writing community. The study, based on a corpus of 800 master reports, consisted of a comparative analysis of the titles, considering the following aspects: number of elements; structure; communicative strategies; length; the reference to pedagogical and/or research dimensions; other indicators provided by Corpus Linguistics, such as word frequency, and keywords. According to the results, there are differences between the HE institutions regarding some aspects of the titles: number of elements, syntactic-semantic structures, strategies, keywords and the salience of pedagogical and research dimensions. The predominance of certain choices, according to the HE institution, may suggest that each institution constitutes itself as a local academic writing community with its identity characteristics. The differences point to their functioning as scientific communities, discursive communities and also academic writing communities. Concerning this last dimension, by being aware of these characteristics, each community may enhance the functions assigned to the titles.CEHUM2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.785https://doi.org/10.21814/diacritica.785Diacrítica; Vol. 36 N.º 1 (2022): Psicolinguística; 238-259Diacrítica; Vol. 36 No. 1 (2022): Psycholinguistics; 238-2592183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4773https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4773/5181Direitos de Autor (c) 2023 Luís Filipe Barbeiro, José António Brandão Carvalho , Célia Barbeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessFilipe Barbeiro, LuísAntónio Brandão Carvalho , JoséBarbeiro, Célia2023-05-19T07:45:12Zoai:journals.uminho.pt:article/4773Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:57.571725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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