O Problem-Based Learning (PBL) no ensino de artes visuais : relato de uma experiência pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17164 |
Resumo: | O presente relatório expõe uma experiência pedagógica que consista na utilização da metodologia da Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, ABRP) na disciplina de Educação Visual, junto de uma turma do oitavo ano de escolaridade. Esta metodologia procura refletir e questionar os métodos de ensino tradicionais considerando as exigências atuais no ensino, equacionando as potencialidades do PBL para o ensino de artes visuais. Desta forma, parece-nos pertinente pensar-se em novas estratégias e numa constante atualização. A ideia de que os alunos podem não estar a ser preparados com as designadas “competências para o séc. XXI” foi uma das motivações para o tema escolhido, numa necessidade de procurar alternativas de mudança, em prol da melhoria do binómio ensino-aprendizagem. Com base no exposto foram adaptados os conteúdos do currículo nacional do oitavo ano à metodologia do PBL, utilizando um problema desenhado com base no modelo 3C3R. Ao longo do trabalho, são ainda descritas as características da metodologia e algumas estratégias próprias do PBL, sempre com a preocupação de comparar os seus efeitos relativamente aos processos tradicionais e inspirar a prática pedagógica do estagiário. Os projetos foram desenvolvidos em grupos de trabalho, que também foram objeto de análise, chegando-se à conclusão que o seu funcionamento apresenta características de “autorregulação” e elevada complexidade. A avaliação de competências é descrita seguindo um protocolo baseado na organização Buck Institute for Education (BIE), que prevê, para além da qualidade dos trabalhos, a proatividade, autonomia, responsabilização e capacidade de reflexão dos alunos. Foi possível verificar ainda algumas limitações, relacionadas essencialmente com a resistência das organizações à mudança. Por fim, a perceção dos alunos sobre método utilizado, através da realização de um questionário, permitiu perceber resultados positivos ao nível da compreensão do processo, como promotor de melhoria do ensino, papel do tutor e dos alunos, acima do esperado. |
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O Problem-Based Learning (PBL) no ensino de artes visuais : relato de uma experiência pedagógicaMetodologias de ensinoABRPEducação artísticaEnsino básicoTeaching methodologyPBLArt educationBasic educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório expõe uma experiência pedagógica que consista na utilização da metodologia da Problem-Based Learning (Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, ABRP) na disciplina de Educação Visual, junto de uma turma do oitavo ano de escolaridade. Esta metodologia procura refletir e questionar os métodos de ensino tradicionais considerando as exigências atuais no ensino, equacionando as potencialidades do PBL para o ensino de artes visuais. Desta forma, parece-nos pertinente pensar-se em novas estratégias e numa constante atualização. A ideia de que os alunos podem não estar a ser preparados com as designadas “competências para o séc. XXI” foi uma das motivações para o tema escolhido, numa necessidade de procurar alternativas de mudança, em prol da melhoria do binómio ensino-aprendizagem. Com base no exposto foram adaptados os conteúdos do currículo nacional do oitavo ano à metodologia do PBL, utilizando um problema desenhado com base no modelo 3C3R. Ao longo do trabalho, são ainda descritas as características da metodologia e algumas estratégias próprias do PBL, sempre com a preocupação de comparar os seus efeitos relativamente aos processos tradicionais e inspirar a prática pedagógica do estagiário. Os projetos foram desenvolvidos em grupos de trabalho, que também foram objeto de análise, chegando-se à conclusão que o seu funcionamento apresenta características de “autorregulação” e elevada complexidade. A avaliação de competências é descrita seguindo um protocolo baseado na organização Buck Institute for Education (BIE), que prevê, para além da qualidade dos trabalhos, a proatividade, autonomia, responsabilização e capacidade de reflexão dos alunos. Foi possível verificar ainda algumas limitações, relacionadas essencialmente com a resistência das organizações à mudança. Por fim, a perceção dos alunos sobre método utilizado, através da realização de um questionário, permitiu perceber resultados positivos ao nível da compreensão do processo, como promotor de melhoria do ensino, papel do tutor e dos alunos, acima do esperado.This report shows a reflection on Problem-Based Learning (PBL) methodology, in the discipline of Visual Education of the eighth grade and the possibility in promoting the teaching of visual arts. Initially some questions were raised about the inadequacy of traditional learning methods and teachers, to the current requirements in evolution, with new skills being essential, who leads to rethink strategies and update levels. The idea that students are not being prepared with the “XXIst century skills” was a motivation for the chosen thesis, in a need to find alternatives of change and to improve the teaching-learning binomial. Based on the above, the curriculum contents were adapted to the PBL methodology. The problem, whose response will allow the integration of such contents by the students was designed based on 3C3R model. Some of the strategies of this method are also described, always with the intent to compare their effects to traditional learning. The projects were performed in working groups, also analyzed, that led to the conclusion that their operation has characteristics of self-regulation and high complexity. It was also verified that there are some limitations associated to the PBL implementation related to the resistance of organizations to changes. The skills assessment is described following a protocol based organization Buck Institute for Education (BIE), which considers, prior to work quality, proactivity, autonomy, responsibility and the reflection skills of students. Finally the assessment of comprehension of this method by the students was possible by the completion of a survey whose results suggested levels of understanding of the process as a promoter of teaching, the tutor and students role, higher than expected.Dias, Paulo César AzevedoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMachado, Hélder Bertino Pinto2015-04-15T08:04:41Z2014-10-1420142014-10-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17164TID:201677652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:22:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:24.671894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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