A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/40610
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
id RCAP_3ea52e24c1415bcc979db727cc965e76
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/40610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da motivação no ensino da história : contributos práticosHistória contemporâneaMotivaçãoEstratégias de ensinoHistória - Estudo e ensinoMotivação intrínsecaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018O Relatório de Prática de Ensino Supervisionada aborda e reflete contributos práticos sob a aplicação da motivação no ensino da História. Por ser um tema vasto e complexo decidimos focar apenas alguns aspetos mais relevantes, tais como a motivação extrínseca e intrínseca, sistema de expectativas e mecanismos bioquímicos e cerebrais. Dado o contexto socioeconómico da Escola Secundária da Baixa da Banheira, situada no Vale da Amoreira, procurámos implementar conceitos motivacionais dentro da sala de aula ao mesmo tempo que lecionamos os conteúdos científicos inseridos no Módulo 7 do programa de História A. A expetativa revela-nos o que se espera do futuro e está muitas vezes assente em sonhos, crenças ou planos vindouros. O efeito Pigmalião é um dos exemplos aplicados a esta realidade dado que mostra como a forma como olhamos para os nossos alunos pode determinar uma aprendizagem significativa, sendo ela negativa ou positiva. Na verdade, a teoria da expectativa na motivação é uma complexa interação entre diversos sentimentos e emoções que originam uma outra teoria, a da autodeterminação que integra fatores intrínsecos e extrínsecos. Verificámos que dentro destes fatores o incentivo à motivação dos alunos não é apenas um desafio para o professor. Ela contribui para formação de bons alunos, cidadãos conscientes e de futuros profissionais. Deste modo torna-se necessário diversificar os métodos de aprendizagem, enquanto os testamos de modo a que a aprendizagem se torne eficaz.The Report for Supervised Teaching Practices reflects practical contributions on how to apply motivation for teaching History. Since this is a vast and complex topic, we decided to focus on more relevant aspects such as extrinsic and intrinsic motivation, expectation systems, biochemical and cerebral mechanisms. Given the social economical context of Baixa da Banheira High School located in Vale da Amoreira, we sought to implement motivational concepts in class, while at the same time lecturing scientifically content of the Module 7 of the History A program. Expectation is a way of revealing what to expect from the future and it is often based on dreams, beliefs or future plans. Pygmalion Effect is an example of this reality since it shows us that the way we look at our students can determine their learning in a positive or negative way. Actually, theory of expectation in motivation is a complex interaction between feelings and emotions that lead to another theory which is self-determination, composed of extrinsic and intrinsic factors. We realized that within these factors, encouraging motivation in students is not just a challenge for the teacher. It also adds to the development of better students and future professionals. As such it becomes necessary to diversify learning methods while testing them to ensure that the learning becomes more effective.Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-Repositório da Universidade de LisboaGuinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-2019-12-18T16:08:36Z20182018-10-082018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40610TID:202193659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:16.015640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
title A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
spellingShingle A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
Guinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-
História contemporânea
Motivação
Estratégias de ensino
História - Estudo e ensino
Motivação intrínseca
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
title_full A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
title_fullStr A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
title_full_unstemmed A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
title_sort A importância da motivação no ensino da história : contributos práticos
author Guinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-
author_facet Guinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guinapo, Daniela de Castro Pais, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv História contemporânea
Motivação
Estratégias de ensino
História - Estudo e ensino
Motivação intrínseca
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic História contemporânea
Motivação
Estratégias de ensino
História - Estudo e ensino
Motivação intrínseca
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2018
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-10-08
2018-01-01T00:00:00Z
2019-12-18T16:08:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/40610
TID:202193659
url http://hdl.handle.net/10451/40610
identifier_str_mv TID:202193659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134481623285760