O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42921 |
Resumo: | O presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto. |
id |
RCAP_3ed0b3ddb26b12da492e2ff7a8535121 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42921 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violinoSolidariedadeEducaçãoEnsinoVoluntariadoMotivaçãoMúsicaInstrumentoSolidarityEducationTeachingVolunteeringMotivationMusicInstrumentDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto.This Report was carried out within the scope of the Master’s in Music Teaching at the Catholic University of Portugal – Porto and is divided into two distinct parts. The first, which highlights the Professional Practice (PP) carried out and the second part, which contains the scientific research associated with the subject: “The impact of solidary presentations on the motivation of violin students” The PP took place at Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, through the Youth Orchestra of Bonjóia (OJB) project of the Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) music school during the 2021/2022 academic year under the scientific guidance of PhD Eliseu Silva and under the cooperative pedagogical guidance of Professor Ana Patrícia Lopes. In this primary section of the report, is described the host entity of my internship and provided a small professional and personal background. Subsequently, is presented the methodologies used and a conclusion where is carried out an evaluation of the entire course. The Pedagogical Research Project (PIP) that I developed during the PP consisted in the realization of a solidary performance by 7 violin students from Escola do Cerco, who attended the 2nd and 4th grade, aged between 12 and 14 years. The public hearing took place at the Senhora do Calvário Parish Social Center (CSPSC) at the end of the school year. With this project I intended to assess whether this type of performances, unorthodox in the regular curriculum of music students, had any impact on their motivation to study the instrument. At the end of the report, I present the results, taking into account the analysis of the statistical data obtained through questionnaires to the students who participated in the project.Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro2023-10-27T16:29:26Z2023-02-1520222023-02-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42921TID:203354800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:09.215077Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
title |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
spellingShingle |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro Solidariedade Educação Ensino Voluntariado Motivação Música Instrumento Solidarity Education Teaching Volunteering Motivation Music Instrument Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
title_full |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
title_fullStr |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
title_full_unstemmed |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
title_sort |
O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino |
author |
Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro |
author_facet |
Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Eliseu Antunes Pereira Gomes da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gandra, Daniel Ferreira Sousa Soeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Solidariedade Educação Ensino Voluntariado Motivação Música Instrumento Solidarity Education Teaching Volunteering Motivation Music Instrument Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Solidariedade Educação Ensino Voluntariado Motivação Música Instrumento Solidarity Education Teaching Volunteering Motivation Music Instrument Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente Relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Universidade Católica Portuguesa – Porto e divide-se em duas partes distintas. A primeira, que evidencia a Prática Profissional (PP) realizada e a segunda parte que contêm a investigação científica associada à temática: “O impacto das apresentações solidárias na motivação dos alunos de violino” A PP realizou-se na Escola Básica e Secundária do Cerco do Porto, através do projeto da Orquestra Juvenil da Bonjóia (OJB) da escola Curso de Música Silva Monteiro (CMSM) no decorrer do ano letivo 2021/2022 sob a orientação científica do Professor Doutor Eliseu Silva e sob a orientação pedagógica cooperante da Professora Ana Patrícia Lopes. Nesta secção primária do relatório descreve-se sucintamente a entidade acolhedora do meu estágio assim como um pequeno enquadramento profissional e pessoal. Posteriormente são apresentadas as metodologias utilizadas e uma conclusão onde se estabelece uma avaliação de todo o percurso. O Projeto de Investigação Pedagógica (PIP) decorre da PP e consistiu na realização de uma performance de carácter solidário por parte de 7 alunos de violino da Escola do Cerco, que frequentavam o 2º e 4º grau, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos. A audição pública realizou-se no Centro Social Paroquial Senhora do Calvário (CSPSC) no final do ano letivo. Com este projeto pretendeu-se avaliar se este tipo de atuações, pouco habituais do currículo regular dos alunos de música, teve algum impacto na sua motivação para o estudo de instrumento. No final do relatório são apresentados os resultados encontrados a partir da análise dos dados estatísticos obtidos através de questionários aos alunos que participaram no projeto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-10-27T16:29:26Z 2023-02-15 2023-02-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/42921 TID:203354800 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/42921 |
identifier_str_mv |
TID:203354800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134143706038272 |