A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitoriano, Paulo Roberto de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13681
Resumo: Cocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes.
id RCAP_3ef987d34bc66c1b7b7bc1e8198ec391
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira InteriorCocriação de ValorDimensões de Cocriação de ValorEnsino SuperiorLógica Dominante de ServiçosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::GestãoCocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes.Value co-creation is a theme that has been gaining prominence among service companies, including several areas, including of educational services. Thus, this study refers to the cocreation of value in higher education with the Faculty of Social Sciences and Humanities students at the University of Beira Interior. The main objective was to understand the various facets of the student's role in the process of value co-creation in higher education. To accomplish this study qualitative research was carried out, through a semi-structured interview script, which had as sample twenty interviewees involving students of 1st and 2nd cycles, conducted face-to-face and recorded with the permission of those involved. Results show that all dimensions are embedded in the value co-creation process in higher education. Based on the facets used by students in the value co-creation process, it is possible to identify that the “sharing” dimension is the most intense among them, while “feedback” was identified as the least intense, involving the collaborative learning theme. In the behavior theme, the “recommendation” dimension is the most intense, with “tolerance” being the least intense among students.Pereira, Carla Alexandra BarbosaAlves, Helena Maria BaptistauBibliorumVitoriano, Paulo Roberto de Souza2023-11-15T11:43:02Z2023-07-062023-06-092023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13681TID:203386736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:04.084003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
title A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
spellingShingle A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
Vitoriano, Paulo Roberto de Souza
Cocriação de Valor
Dimensões de Cocriação de Valor
Ensino Superior
Lógica Dominante de Serviços
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
title_short A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
title_full A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
title_fullStr A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
title_full_unstemmed A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
title_sort A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
author Vitoriano, Paulo Roberto de Souza
author_facet Vitoriano, Paulo Roberto de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Carla Alexandra Barbosa
Alves, Helena Maria Baptista
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitoriano, Paulo Roberto de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de Valor
Dimensões de Cocriação de Valor
Ensino Superior
Lógica Dominante de Serviços
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
topic Cocriação de Valor
Dimensões de Cocriação de Valor
Ensino Superior
Lógica Dominante de Serviços
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão
description Cocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15T11:43:02Z
2023-07-06
2023-06-09
2023-07-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13681
TID:203386736
url http://hdl.handle.net/10400.6/13681
identifier_str_mv TID:203386736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418950283264