A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13681 |
Resumo: | Cocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes. |
id |
RCAP_3ef987d34bc66c1b7b7bc1e8198ec391 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13681 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira InteriorCocriação de ValorDimensões de Cocriação de ValorEnsino SuperiorLógica Dominante de ServiçosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::GestãoCocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes.Value co-creation is a theme that has been gaining prominence among service companies, including several areas, including of educational services. Thus, this study refers to the cocreation of value in higher education with the Faculty of Social Sciences and Humanities students at the University of Beira Interior. The main objective was to understand the various facets of the student's role in the process of value co-creation in higher education. To accomplish this study qualitative research was carried out, through a semi-structured interview script, which had as sample twenty interviewees involving students of 1st and 2nd cycles, conducted face-to-face and recorded with the permission of those involved. Results show that all dimensions are embedded in the value co-creation process in higher education. Based on the facets used by students in the value co-creation process, it is possible to identify that the “sharing” dimension is the most intense among them, while “feedback” was identified as the least intense, involving the collaborative learning theme. In the behavior theme, the “recommendation” dimension is the most intense, with “tolerance” being the least intense among students.Pereira, Carla Alexandra BarbosaAlves, Helena Maria BaptistauBibliorumVitoriano, Paulo Roberto de Souza2023-11-15T11:43:02Z2023-07-062023-06-092023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13681TID:203386736porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:04.084003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
title |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
spellingShingle |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior Vitoriano, Paulo Roberto de Souza Cocriação de Valor Dimensões de Cocriação de Valor Ensino Superior Lógica Dominante de Serviços Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
title_short |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
title_full |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
title_fullStr |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
title_full_unstemmed |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
title_sort |
A cocriação de valor no ensino superior: Um estudo de caso com estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior |
author |
Vitoriano, Paulo Roberto de Souza |
author_facet |
Vitoriano, Paulo Roberto de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Carla Alexandra Barbosa Alves, Helena Maria Baptista uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitoriano, Paulo Roberto de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação de Valor Dimensões de Cocriação de Valor Ensino Superior Lógica Dominante de Serviços Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
topic |
Cocriação de Valor Dimensões de Cocriação de Valor Ensino Superior Lógica Dominante de Serviços Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão |
description |
Cocriação de valor é um tema que vem ganhando destaque entre as empresas de serviços, incluindo diversas áreas, inclusive a área dos serviços educacionais. Assim, esse estudo faz alusão a cocriação de valor no ensino superior com os estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior. O objetivo principal foi perceber as diversas facetas do papel do estudante no processo de cocriação de valor no ensino superior. Para concretizar esse estudo, realizou-se uma pesquisa qualitativa, através de um guião de entrevista semiestruturado, que teve como amostra vinte entrevistados, envolvendo estudantes de 1° e 2° ciclos, conduzidas de forma presencial e gravadas com a permissão dos entrevistados. Os resultados mostram que todas as dimensões estão inseridas no processo de cocriação de valor no ensino superior. Baseado nas facetas utilizadas pelos estudantes no processo de cocriação de valor, consegue-se identificar que a dimensão “compartilhamento” é a mais intensa entre eles, já “feedback” foi identificada como a menos intensa, envolvendo o tema aprendizagem colaborativa. No tema comportamento, a dimensão “recomendação” é a de maior intensidade, ficando a “tolerância” como a menos intensa entre os estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-15T11:43:02Z 2023-07-06 2023-06-09 2023-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13681 TID:203386736 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13681 |
identifier_str_mv |
TID:203386736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136418950283264 |