Questões sociocientíficas sobre mineração no ensino de ciências: uma proposta para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bárbara Lopes Schiavetti Guimarães
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32065
Resumo: Diante das transformações políticas, culturais e sociais dos últimos anos, as crianças devem ser preparadas para desenvolver posturas de atitude consciente e responsável frente a situações que demandem posicionamentos éticos e socioambientalmente justos. O ambiente escolar é o local adequado para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de cidadãos críticos e atuantes, capacitados a transformar o meio em que vivem. A conquista destas habilidades, assim como a alfabetização científica, pode ser viabilizada pelo uso de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: 1) Identificar e comparar a compreensão e o uso de QSC por licenciandos de Física, Química e Biologia do PIBID/UFRN em formação inicial docente; 2) Avaliar os limites e as potencialidades de uma sequência de ensino com QSC para contribuição do processo de alfabetização científica; e 3) Produzir um material didático instrucional para professores de ciências relacionados ao tema “Aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração”. Para tanto, foi aplicado um questionário a 19 licenciandos de Biologia, 23 de Física e 25 de Química; e foi elaborada e aplicada uma sequência didática para alunos do 9º ano de uma escola estadual do município do Natal/RN. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para tratar os dados obtidos. Os resultados mostraram que mais de 90% dos licenciandos não haviam trabalhado com QSC; apenas quatro ao total declararam ter tido experiência com QSC; os temas controversos mais citados foram aborto e sexualidade; e 88% das citações de QSC relacionadas ao aspecto ecológico/ambiental foram realizadas pelos licenciandos de Biologia. Quanto à sequência didática, foi observado que os alunos obtiveram melhora nas habilidades de raciocínio lógico, senso crítico, oralidade, e capacidade de argumentação. Além disso, a análise dos dados comparativos de hipóteses iniciais e finais de acordo com Bybee (1995) revelou que, em geral, as hipóteses iniciais receberam apenas classificações ‘nominal-2’ e ‘funcional’, ao passo que, após o desenvolvimento das atividades, as hipóteses finais receberam também as classificações ‘conceitual/procedimental’ e ‘multidimensional’, o que comprovou evolução no processo de alfabetização científica dos alunos. Por fim, acredita-se que o manual instrucional elaborado poderá contribuir como uma ferramenta de auxílio ao professor por corresponder às expectativas condizentes a um ensino investigativo com abordagem temática de QSC, uma vez que esta demonstrou ser uma estratégia adequada ao ensino de Ciências para a cidadania.
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O ambiente escolar é o local adequado para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de cidadãos críticos e atuantes, capacitados a transformar o meio em que vivem. A conquista destas habilidades, assim como a alfabetização científica, pode ser viabilizada pelo uso de Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de Ciências. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: 1) Identificar e comparar a compreensão e o uso de QSC por licenciandos de Física, Química e Biologia do PIBID/UFRN em formação inicial docente; 2) Avaliar os limites e as potencialidades de uma sequência de ensino com QSC para contribuição do processo de alfabetização científica; e 3) Produzir um material didático instrucional para professores de ciências relacionados ao tema “Aspectos éticos, econômicos e socioambientais da mineração”. Para tanto, foi aplicado um questionário a 19 licenciandos de Biologia, 23 de Física e 25 de Química; e foi elaborada e aplicada uma sequência didática para alunos do 9º ano de uma escola estadual do município do Natal/RN. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para tratar os dados obtidos. Os resultados mostraram que mais de 90% dos licenciandos não haviam trabalhado com QSC; apenas quatro ao total declararam ter tido experiência com QSC; os temas controversos mais citados foram aborto e sexualidade; e 88% das citações de QSC relacionadas ao aspecto ecológico/ambiental foram realizadas pelos licenciandos de Biologia. Quanto à sequência didática, foi observado que os alunos obtiveram melhora nas habilidades de raciocínio lógico, senso crítico, oralidade, e capacidade de argumentação. Além disso, a análise dos dados comparativos de hipóteses iniciais e finais de acordo com Bybee (1995) revelou que, em geral, as hipóteses iniciais receberam apenas classificações ‘nominal-2’ e ‘funcional’, ao passo que, após o desenvolvimento das atividades, as hipóteses finais receberam também as classificações ‘conceitual/procedimental’ e ‘multidimensional’, o que comprovou evolução no processo de alfabetização científica dos alunos. Por fim, acredita-se que o manual instrucional elaborado poderá contribuir como uma ferramenta de auxílio ao professor por corresponder às expectativas condizentes a um ensino investigativo com abordagem temática de QSC, uma vez que esta demonstrou ser uma estratégia adequada ao ensino de Ciências para a cidadania.In view of the political, cultural and social transformations of recent years, children must be prepared to develop attitudes of conscious and responsible attitude in situations that demand ethical and socio-environmentally just positions. The school environment is the appropriate place for the development of the skills necessary for the formation of critical and active citizens, trained to transform the environment in which they live. The achievement of these skills, as well as scientific literacy, can be made possible by the use of Sociocientific Questions (QSC) in science teaching. In this sense, the objectives of this research were: 1) To identify and compare the understanding and use of QSC by undergraduate students of Physics, Chemistry and Biology at PIBID / UFRN in initial teacher education; 2) Assess the limits and potential of a teaching sequence with QSC to contribute to the process of scientific literacy; and 3) Produce instructional didactic material for science teachers related to the theme “Ethical, economic and socio-environmental aspects of mining”. To this end, a questionnaire was applied to 19 undergraduates in Biology, 23 in Physics and 25 in Chemistry; and a didactic sequence was developed and applied to 9th grade students at a state school in the city of Natal / RN. Bardin's content analysis was used to treat the data obtained. The results showed that more than 90% of graduates had not worked with QSC; only four in total declared to have had experience with QSC; the most cited controversial topics were abortion and sexuality; and 88% of QSC citations related to the ecological / environmental aspect were carried out by Biology graduates. As for the didactic sequence, it was observed that the students obtained improvement in the skills of logical reasoning, critical sense, orality, and ability to argue. In addition, the analysis of comparative data of initial and final hypotheses according to Bybee (1995) revealed that, in general, the initial hypotheses received only 'nominal-2' and 'functional' classifications, whereas, after the development of the activities, the final hypotheses also received the classifications' conceptual / procedural 'and' multidimensional ', which proved progress in the students' scientific literacy process. Finally, it is believed that the instructional manual elaborated can contribute as a tool to help the teacher because it corresponds to the expectations consistent with an investigative teaching with thematic approach of QSC, since this proved to be an adequate strategy for teaching Science for the citizenship.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilTemas controversosFormação de professoresAlfabetização científicaAbordagem temáticaEnsino de CiênciasQuestões sociocientíficas sobre mineração no ensino de ciências: uma proposta para a educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTQuestoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.txtQuestoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain551858https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32065/2/Questoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.txtdca78b0c6a58883033d6bc1d42579f3dMD52THUMBNAILQuestoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.jpgQuestoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32065/3/Questoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf.jpg3255374a9d71f46e07d85d16a3283352MD53ORIGINALQuestoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdfapplication/pdf16355773https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32065/1/Questoessociocientificassobre_Pereira_2020.pdf5beecc66cb720b0fa1a5b322eb6cd74dMD51Produtoeducacional_Pereira_2020.pdfProdutoeducacional_Pereira_2020.pdfapplication/pdf11842816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32065/4/Produtoeducacional_Pereira_2020.pdf0398de8c8164ca5645725d75a916c178MD54123456789/320652021-06-08 19:52:29.206oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32065Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-08T22:52:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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