Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mafalda Pereira Leite Cabral
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2208
Resumo: O desenvolvimento da inteligência emocional nas crianças é fundamental, já que faz parte do ato de educar. As emoções têm uma enorme influência tanto no conteúdo da cognição, como nos processos mentais. O papel do educador é determinante, uma vez que no dia a dia, em contexto de sala de aula, deverá orientar as crianças para um auto controlo desejavelmente crescente, no intuito de conseguir ajudá-las a desenvolver-se integralmente como pessoas. Sendo assim, a preparação do educador, revelada na sua forma de atuar, passa pela obtenção de uma base teórica que norteie a sua intervenção neste domínio e lhe possibilite que, consciente, também, das suas próprias emoções, saiba transmitir às crianças processos de aprenderem a atingir níveis elevados de literacia emocional. O presente relatório tenta, resumidamente, apresentar os principais tópicos da teoria relacionada com a inteligência emocional e, simultaneamente, demonstrar de que modo é possível, na prática, de forma integrada nas atividades curriculares, levar as crianças a saberem lidar com os seus estados emocionais. Uma vez assumido o papel da inteligência emocional na construção do equilíbrio e do sucesso na intervenção educativa, cabe ao educador estar preparado e atento para que a sua ação contribua para o desenvolvimento da criança no seu todo.
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