Clube dos Galitos: uma marca centenária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38748 |
Resumo: | O Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável. |
id |
RCAP_3f3c5cc9fc45f577d5e9eea1d1677ea7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38748 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Clube dos Galitos: uma marca centenáriaMarketing desportivoClubes desportivosEstratégiaMarcaRedes sociaisO Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável.Clube dos Galitos, an institution founded in 1904, has known, over its 119 years of life, to become an inseparable part of Aveiro society while, due to the values it represents, it is a reference of Portuguese sport confirmed through national titles and presence of its athletes in national teams and several olympiads. The aim of the present work was to develop a strategic marketing plan, applied to the very specific reality of a non-profit association whose activity is developed mainly in the sports area, but without forgetting its civic and cultural aspects. After making the diagnosis, consisting of internal and external analysis, which led to the identification of the problems to be solved, a literature review was also carried out on the concepts and application of a strategic marketing plan to a sports club. Sustained in the literature, a strategic sports marketing plan was created, which led to the development of the proposed solution for Clube dos Galitos, with which it is intended to overcome the previously detected problems and help in the definition of solutions that allow the club to maintain itself permanently updated using available best practices. The path indicated for Clube dos Galitos involves professionalizing the communication variable of the marketing-mix, with the hiring of a person responsible for the area, in order to concentrate all the strategy and actions on the same line of communication, as well as centralize merchandising acquisitions and sports equipment, thus developing a joint strategy involving all sections of the club, towards a balance and more integrated and sustainable management.2023-07-18T09:04:02Z2023-06-28T00:00:00Z2023-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38748porGreno, Jorge Manuel Henriques de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:23Zoai:ria.ua.pt:10773/38748Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:00.928217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
title |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
spellingShingle |
Clube dos Galitos: uma marca centenária Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros Marketing desportivo Clubes desportivos Estratégia Marca Redes sociais |
title_short |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
title_full |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
title_fullStr |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
title_full_unstemmed |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
title_sort |
Clube dos Galitos: uma marca centenária |
author |
Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros |
author_facet |
Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Greno, Jorge Manuel Henriques de Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing desportivo Clubes desportivos Estratégia Marca Redes sociais |
topic |
Marketing desportivo Clubes desportivos Estratégia Marca Redes sociais |
description |
O Clube dos Galitos, instituição fundada em 1904, tem sabido, ao longo dos seus 119 anos de vida, tornar-se uma parte indissociável da sociedade aveirense ao mesmo tempo que, pelos valores que representa, é uma referência do desporto português traduzida através de títulos nacionais e presenças dos seus atletas em selecções nacionais e em diversas olimpíadas. Com o presente trabalho pretendeu-se desenvolver um plano estratégico de marketing, aplicado à realidade muito própria de uma associação sem fins lucrativos, cuja actividade se desenvolve principalmente na área desportiva, mas sem esquecer a sua vertente cívica e cultural. Após a realização do diagnóstico, composto pela análise interna e externa, que conduziu à identificação dos problemas a resolver, foi ainda efectuada uma revisão de literatura sobre os conceitos e aplicação de um plano estratégico de marketing a um clube desportivo. Sustentado na literatura , foi criado um plano estratégico de marketing desportivo, o qual levou ao desenvolvimento da solução proposta para o Clube dos Galitos, com a qual se pretende ultrapassar os problemas previamente detectados e auxiliar na definição de soluções que permitam ao clube manter-se permanentemente actualizado, utilizando as melhores práticas disponíveis. O caminho apontado para o Clube dos Galitos passa pela profissionalização da variável comunicação do marketing-mix, com a contratação de um responsável pela área, de forma a concentrar toda a estratégia e acções na mesma linha de comunicação, bem como centralizar as aquisições de merchandising e equipamento desportivo, desenvolvendo assim uma estratégia conjunta envolvendo todas as secções do clube, rumo a um equilíbrio e gestão mais integrada e sustentável. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-18T09:04:02Z 2023-06-28T00:00:00Z 2023-06-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38748 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137741631389696 |