A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Iolanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Sandra, Baptista, Adriana, Choupina, Celda, Brandão, Sara, Cadime, Irene, Silva, Carla, Azevedo, Helena, Viana, Fernanda Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13163
Resumo: As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.
id RCAP_3f4849f7b87da79c7e82af5e9759536a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de casoThe platform “I’m still learning” in the assessment and intervention in reading disabilities: a case studyDificuldades na aprendizagem da leituraAvaliação e intervençãoPlataforma educativa onlineReading disabilitiesAssessment and interventionOnline learning platformAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.Reading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, IolandaSantos, SandraBaptista, AdrianaChoupina, CeldaBrandão, SaraCadime, IreneSilva, CarlaAzevedo, HelenaViana, Fernanda Leopoldina2019-03-27T12:05:06Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13163por10.4013/cld.2017.151.03info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:19.507348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
The platform “I’m still learning” in the assessment and intervention in reading disabilities: a case study
title A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
spellingShingle A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
Ribeiro, Iolanda
Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação e intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilities
Assessment and intervention
Online learning platform
title_short A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_full A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_fullStr A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_sort A utilização da plataforma “Ainda Estou a Aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso
author Ribeiro, Iolanda
author_facet Ribeiro, Iolanda
Santos, Sandra
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
author2 Santos, Sandra
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Iolanda
Santos, Sandra
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação e intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilities
Assessment and intervention
Online learning platform
topic Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação e intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilities
Assessment and intervention
Online learning platform
description As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-03-27T12:05:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13163
url http://hdl.handle.net/10400.22/13163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.4013/cld.2017.151.03
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131425778171904