A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50010 |
Resumo: | As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura. |
id |
RCAP_515c1fd0c0b1b5e0373087b8bc7d2ac5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de casoDificuldades na aprendizagem da leituraAvaliaçãoIntervençãoPlataforma educativa onlineReading disabilitesAssessment and interventionOnline learning platformAssessment & interventionReading disabilitiesAssessment & interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.Reading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoRibeiro, IolandraSantos, Sandra Cristina SilvaBaptista, AdrianaChoupina, CeldaBrandão, SaraCadime, Irene Maria DiasSilva, CarlaAzevedo, HelenaViana, Fernanda Leopoldina20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50010porRibeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.0310.4013/cld.2017.151.03http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:37.519676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
title |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
spellingShingle |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso Ribeiro, Iolandra Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação Intervenção Plataforma educativa online Reading disabilites Assessment and intervention Online learning platform Assessment & intervention Reading disabilities Assessment & intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
title_full |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
title_fullStr |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
title_sort |
A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso |
author |
Ribeiro, Iolandra |
author_facet |
Ribeiro, Iolandra Santos, Sandra Cristina Silva Baptista, Adriana Choupina, Celda Brandão, Sara Cadime, Irene Maria Dias Silva, Carla Azevedo, Helena Viana, Fernanda Leopoldina |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Sandra Cristina Silva Baptista, Adriana Choupina, Celda Brandão, Sara Cadime, Irene Maria Dias Silva, Carla Azevedo, Helena Viana, Fernanda Leopoldina |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Iolandra Santos, Sandra Cristina Silva Baptista, Adriana Choupina, Celda Brandão, Sara Cadime, Irene Maria Dias Silva, Carla Azevedo, Helena Viana, Fernanda Leopoldina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação Intervenção Plataforma educativa online Reading disabilites Assessment and intervention Online learning platform Assessment & intervention Reading disabilities Assessment & intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Dificuldades na aprendizagem da leitura Avaliação Intervenção Plataforma educativa online Reading disabilites Assessment and intervention Online learning platform Assessment & intervention Reading disabilities Assessment & intervention Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50010 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ribeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.03 10.4013/cld.2017.151.03 http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132196355702784 |