A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Iolandra
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Sandra Cristina Silva, Baptista, Adriana, Choupina, Celda, Brandão, Sara, Cadime, Irene Maria Dias, Silva, Carla, Azevedo, Helena, Viana, Fernanda Leopoldina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50010
Resumo: As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.
id RCAP_515c1fd0c0b1b5e0373087b8bc7d2ac5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de casoDificuldades na aprendizagem da leituraAvaliaçãoIntervençãoPlataforma educativa onlineReading disabilitesAssessment and interventionOnline learning platformAssessment & interventionReading disabilitiesAssessment & interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAs dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.Reading disabilities are one of the main causes of signalization of students for educational support, given that these have implications in their educational trajectory, in their entrance in the job market and in their civic and social participation. The research performed in the last decades has identified key variables that maximize the efficacy of the intervention: teaching competences (phonological awareness, word reading and comprehension) explicitly, early, systematically, individually and intensively. The heterogeneity of the group of students with reading disabilities requires an assessment that allows the identification of the diverse profiles and the designing of adequate intervention programs. In turn, the assessment and intervention require specific materials and competences. The aims of this paper are: (a) to describe the educational platform “I’m still learning” illustrating how information and communication technologies can be used in the diagnostic and intervention in reading disabilities; (b) to analyse, through a case study, the perceptions about the activities presented in the platform AEA, and their impact on the patterns of motivation for learning to read.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)Universidade do MinhoRibeiro, IolandraSantos, Sandra Cristina SilvaBaptista, AdrianaChoupina, CeldaBrandão, SaraCadime, Irene Maria DiasSilva, CarlaAzevedo, HelenaViana, Fernanda Leopoldina20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50010porRibeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.0310.4013/cld.2017.151.03http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:37.519676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
spellingShingle A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
Ribeiro, Iolandra
Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilites
Assessment and intervention
Online learning platform
Assessment & intervention
Reading disabilities
Assessment & intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_full A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_fullStr A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_full_unstemmed A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
title_sort A utilização da plataforma "Ainda estou a aprender" na avaliação e na intervenção na dificuldades de aprendizagem da leitura: um estudo de caso
author Ribeiro, Iolandra
author_facet Ribeiro, Iolandra
Santos, Sandra Cristina Silva
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene Maria Dias
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
author_role author
author2 Santos, Sandra Cristina Silva
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene Maria Dias
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Iolandra
Santos, Sandra Cristina Silva
Baptista, Adriana
Choupina, Celda
Brandão, Sara
Cadime, Irene Maria Dias
Silva, Carla
Azevedo, Helena
Viana, Fernanda Leopoldina
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilites
Assessment and intervention
Online learning platform
Assessment & intervention
Reading disabilities
Assessment & intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dificuldades na aprendizagem da leitura
Avaliação
Intervenção
Plataforma educativa online
Reading disabilites
Assessment and intervention
Online learning platform
Assessment & intervention
Reading disabilities
Assessment & intervention
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description As dificuldades na aprendizagem da leitura (DAL) constituem uma das principais causas de referenciação dos alunos para apoio educativo, na medida em que estas têm implicações no percurso escolar dos alunos, na inserção no mercado de trabalho e na participação social e cívica. A investigação realizada nas últimas décadas tem permitido identificar as condições chave para a eficácia da intervenção: necessidade de um ensino mais explícito (da consciência fonológica, da leitura de palavras e da compreensão); precocidade; sistematicidade; individualização; intensidade. A heterogeneidade do grupo de alunos com DAL requer uma avaliação que permita identificar os diferentes perfis e desenhar a intervenção adequada. Esta avaliação e intervenção exigem materiais e competências específicos. Os principais objetivos deste artigo são: (a) apresentar a plataforma educativa Ainda Estou a Aprender (AEA), procurando ilustrar o modo como as tecnologias de informação podem apoiar quer o diagnóstico, quer a intervenção nas DAL; (b) analisar, através de um estudo de caso, as perceções relativamente às atividades propostas na plataforma AEA e o seu impacto nos padrões de motivação para a aprendizagem da leitura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50010
url http://hdl.handle.net/1822/50010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, I., Santos, S., Baptista, A., Choupina,C., Brandão, S., Cadime, I., Silva, C., Azevedo, H., & Viana, F. L. (2017). A utilização da plataforma “Ainda estou a aprender” na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso. Calidoscópio, 15(1), 30-40. Doi: 10.4013/cld2017.151.03
10.4013/cld.2017.151.03
http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/viewFile/cld.2017.151.03/5992
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132196355702784