A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ana Clara Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8379
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_3f55c14cbf9edff5ab19af1641a89b5d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scopeMetodologia de Trabalho de ProjetoRotina diáriaAprendizagemIntençõesJardim de infânciaWork project approachDaily routineLearningIntentionsKindergartenRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge com o objetivo de dar a conhecer de forma refletida o trabalho desenvolvido num jardim-de-infância, no âmbito da prática profissional supervisionada em jardim-de-infância, e que decorreu entre setembro de 2016 e janeiro de 2017. Esta prática está inserida no plano de estudo do Mestrado em Educação Pré-Escolar acreditada pela Escola Superior de Educação de Lisboa. A Metodologia de Trabalho de Projeto manifestou-se ao longo de toda a prática como uma abordagem para a participação das crianças na sua aprendizagem, pelo que se tornou numa problemática emergente, investigada e refletida no presente relatório. Através da metodologia qualitativa procurei perceber de que forma esta contribui para o conhecimento científico das crianças bem como o impacto que a estrutura da rotina diária tem para a realização do trabalho de projeto. Como principais resultados ressalvo que a MTP é efetivamente uma abordagem participativa no sentido em que parte do que as crianças querem saber para o que ficaram a saber, através da pesquisa e do planeamento de tarefas. A rotina diária influencia a aplicação desta metodologia no sentido em que é organizadora do dia-a-dia e das atividades das crianças, ao mesmo tempo que impossibilita momentos mais espontâneos de aprendizagens significativas. Apesar disto, importa referir a importância do/a educador/a como alguém que ajusta a rotina e o planeamento diário aos interesses das crianças. A estrutura do trabalho consiste numa síntese crítica e refletida de todo o processo no que toca à observação, planeamento e avaliação da prática pedagógica, aliado à resposta da investigação proposta. Para tal, apresenta-se uma reflexão sobre o contexto socioeducativo que resultou na definição de intenções específicas para a ação pedagógica, cuja intervenção e avaliação se apresenta por meio de uma reflexão, evidenciando as situações mais relevantes que melhor expressem o trabalho desenvolvido. A construção da profissionalidade, inerente a todo o processo e cujo presente relatório se constitui como uma importante contribuição, apresenta-se no último capítulo com o intento de refletir sobre a identidade profissional.ABSTRACT The current report rises with the goal of offering the knowledge in a reflected way of the work developed in a kindergarten, according to the supervised professional practice on kindergarten, which occurred between september 2016 and january 2017. This practice is enveloped on the Masters of pre-scholar education credited by Escola Superior de Educação de Lisboa. The Work Project Approach has manifested throughout all of the practice as an approach to the participation of the children on their learning, as it has become an emerging problematic, investigated and reflected upon the current report. Through the qualitative methodology I have looked to understand in which way I contributed to the scientific knowledge of the children moreover the impact that the structure of the daily routine has on the realization of the project’s work. As main results I assure that the Work Project Approach is effectively a participative approach on the way that part of the children want to know what they just learnt, throught a research of the tasks plan. The daily routine influences the application of this methodology in a way that it organizes the day-by-day of the children’s activities, at the same time as it denies more spontaneous moments of significative learnings. In spite of this, it matters to refer the importance of the educator as someone who adjusts the routine and the daily plan according to the children’s interests. The structure of the work consists on a synthesis that is criticized and reflected upon the entire process in regard to observation, planning and the evaluation of the pedagogical practice, allied to the answer of the proposed investigation. For such, it is presented a reflection over the socioeducational context which resulted on the definition of specific intentions toward the pedagogical action, such intervention and evaluation is presented by means of a reflection, highlighting the more relevant situations to express the developed work. The creation of professionality, inherent to the whole process and whose report constitutes as an important contribution, is presented on the last chapter with the intent of reflecting about the professional identity.Brito, RitaRCIPLRocha, Ana Clara Ferreira da2018-04-09T10:53:40Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8379TID:201823390porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.202454Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
title A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
spellingShingle A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
Rocha, Ana Clara Ferreira da
Metodologia de Trabalho de Projeto
Rotina diária
Aprendizagem
Intenções
Jardim de infância
Work project approach
Daily routine
Learning
Intentions
Kindergarten
title_short A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
title_full A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
title_fullStr A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
title_full_unstemmed A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
title_sort A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope
author Rocha, Ana Clara Ferreira da
author_facet Rocha, Ana Clara Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ana Clara Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Trabalho de Projeto
Rotina diária
Aprendizagem
Intenções
Jardim de infância
Work project approach
Daily routine
Learning
Intentions
Kindergarten
topic Metodologia de Trabalho de Projeto
Rotina diária
Aprendizagem
Intenções
Jardim de infância
Work project approach
Daily routine
Learning
Intentions
Kindergarten
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-07
2017-04-07T00:00:00Z
2018-04-09T10:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8379
TID:201823390
url http://hdl.handle.net/10400.21/8379
identifier_str_mv TID:201823390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433156337664