As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Adelino Manuel Caetano de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/84520
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_3f5a4012811fc877734de6b1e61cb110
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/84520
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua EstrangeiraExtracurricular Activities and Native and Foreign Language LearningAtividades extracurricularesProdução escritaAnálise de errosCorreção colaborativaAtividades lúdicasExtracurricular activitiesWritten productionError analysisCollaborative correctionGaming activitiesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasO presente Relatório reflete o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico supervisionado de Português e Francês do 3º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do “Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, ao longo do ano letivo 2016 / 2017.A prática pedagógica esteve essencialmente focalizada no tema “As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira”, de forma a poder comprovar que sessões semanais de atividades extracurriculares podem ser determinantes no incentivo à aprendizagem e aprofundamento da Língua Materna e da Língua Estrangeira.Nas sessões semanais, elaboradas para os alunos de ambas as turmas, foram desenvolvidas diversas atividades lúdico-didáticas, com especial destaque para a escrita colaborativa, a fim de aprofundar e melhorar, em conformidade com os Programas e as Metas Curriculares do Ensino Básico, as competências gerais, nos seus mais diversos domínios, nomeadamente a leitura, a interpretação de texto, a produção escrita, a educação literária e a gramática, que os alunos foram adquirindo ao longo do seu percurso escolar.Ao longo destes encontros, com a turma de Português, foram explorados, na produção escrita, os conhecimentos a nível lexical, ortográfico, sintático e gramatical. Procedeu-se à deteção dos erros ortográficos, dos erros de acentuação e de pontuação, de flexão verbal, de concordância, de sintaxe e de coerência e, em conjunto, efetuou-se a respetiva correção, encontrando-se, sempre que possível, a estratégia adequada para que os discentes não voltassem a cometer as mesmas incorreções. Com a turma de Francês, face às enormes dificuldades evidenciadas no domínio da língua estrangeira, foi essencialmente explorada a aquisição de vocabulário, uma vez que esta era a área em que os alunos demonstraram, desde o início, maior lacuna.The present Report reflects the work developed along the school year 2016 / 2017 in the supervised professional training of Portuguese and French teaching for the 3rd Cycle of the Basic Education, in the extent of the "Master's degree in Teaching Portuguese and a Foreign Language for the 3rd Cycle of Basic Teaching and in Secondary Teaching".The pedagogic practice was essentially focused in the theme “Extracurricular Activities and Native and Foreign Language Learning“ so that it could be proved that weekly sessions of extracurricular activities can be decisive in the incentive to the learning and deepening of the Mother Tong and of the Foreign Language.In the weekly planned sessions for the students of both groups, several educational gaming approaches were developed, with special prominence for collaborative writing, to deepen and consolidate reading, text interpretation, written production, literary education and grammar, in accordance with the Portuguese Programs, Curricular Goals and competence development for the Basic Teaching.Along these encounters with the Portuguese group, the student’s knowledge concerning lexical, orthographic, syntactic and grammatical structures in written production was explored. Orthographic, graphic, punctuation, verbal flexion and syntax coherence errors were detected and treated, the teacher adopting the adequate strategy to eradicate them from the student’s production. With the French group, facing the enormous difficulties evidenced by the students in the domain of the foreign language, the emphasis of the work was on vocabulary acquisition, since this was the area where the students showed, from the beginning, a larger weakness.2018-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/84520http://hdl.handle.net/10316/84520TID:202158683porSousa, Adelino Manuel Caetano deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-06-02T15:09:34Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/84520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:04.170756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
Extracurricular Activities and Native and Foreign Language Learning
title As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
spellingShingle As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
Sousa, Adelino Manuel Caetano de
Atividades extracurriculares
Produção escrita
Análise de erros
Correção colaborativa
Atividades lúdicas
Extracurricular activities
Written production
Error analysis
Collaborative correction
Gaming activities
title_short As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
title_full As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
title_fullStr As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
title_full_unstemmed As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
title_sort As atividades extracurriculares e a aprendizagem da Língua Materna e da Língua Estrangeira
author Sousa, Adelino Manuel Caetano de
author_facet Sousa, Adelino Manuel Caetano de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Adelino Manuel Caetano de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades extracurriculares
Produção escrita
Análise de erros
Correção colaborativa
Atividades lúdicas
Extracurricular activities
Written production
Error analysis
Collaborative correction
Gaming activities
topic Atividades extracurriculares
Produção escrita
Análise de erros
Correção colaborativa
Atividades lúdicas
Extracurricular activities
Written production
Error analysis
Collaborative correction
Gaming activities
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/84520
http://hdl.handle.net/10316/84520
TID:202158683
url http://hdl.handle.net/10316/84520
identifier_str_mv TID:202158683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133951408734208