Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Maria do Céu de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850
Resumo: Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. 
id UNIFEI_11ef8c0cd215b68d3356dcd5142e2e7b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40850
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, BrasilEtnogames: the impacts of a project developed in the contract shift of a riverside school in Manaus – AM, BrazilEtnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado en el contrato de turno de una escuela ribereña en Manaus – AM, Brasil Ludic ActivitiesEthnogamesExtracurricular activitiesRiverside education.Actividades lúdicasActividades extracurricularesEtnojuegosEducación ribereña.Atividades LúdicasEtnojogosAtividades ExtracurricularesEducação ribeirinha. Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. This research was entitled “Ethnogames: the impacts of a project developed after school hours at a riverside school in Manaus-Amazonas-Brazil” and had as general objective: to analyze what were the contributions of the Etnogames Project to the school community of the Municipal School São José I To obtain data, a methodology of bibliographical, descriptive, ethnographic and documental research was used, focusing on the type of qualitative and quantitative research. It was concluded that the actions of the Etnojogos Project allowed cultural appreciation and the construction of knowledge. In this way, using recreational activities, the project stimulated the search for intellectual knowledge and consequently the improvement in school performance through logical and linguistic development. Through Etnojogos, students interacted with each other to develop strategies in the making and painting of artifacts, researching the possibilities of how to play, how to improve their instruments, making them more accurate and efficient when playing. Thus, reaffirmed that, through playful activities, learning becomes more pleasurable.Esta investigación se tituló “Etnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado después del horario escolar en una escuela ribereña en Manaus-Amazonas-Brasil” y tuvo como objetivo general: analizar cuáles fueron las contribuciones del Proyecto Etnojuegos a la comunidad escolar del Municipio. Escuela São José I Para la obtención de datos, se utilizó una metodología de investigación bibliográfica, descriptiva, etnográfica y documental, con foco en el tipo de investigación cualitativa y cuantitativa. Se concluyó que las acciones del Proyecto Etnojogos permitieron la apreciación cultural y la construcción del conocimiento. De esta forma, a través de actividades lúdicas, el proyecto estimuló la búsqueda del conocimiento intelectual y consecuentemente la mejora en el desempeño escolar a través del desarrollo lógico y lingüístico. A través de Etnojogos, los estudiantes interactuaron entre sí para desarrollar estrategias en la elaboración y pintura de artefactos, investigando las posibilidades de cómo tocar, cómo mejorar sus instrumentos, haciéndolos más precisos y eficientes al tocar. Así reafirmó que, a través de actividades lúdicas, el aprendizaje se vuelve más placentero.Research, Society and Development2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4085010.33448/rsd-v12i4.40850Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2312440850Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2312440850Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e23124408502525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850/33320Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasilhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Maria do Céu de Oliveira 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40850Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
Etnogames: the impacts of a project developed in the contract shift of a riverside school in Manaus – AM, Brazil
Etnojuegos: los impactos de un proyecto desarrollado en el contrato de turno de una escuela ribereña en Manaus – AM, Brasil
title Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
spellingShingle Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
Brasil, Maria do Céu de Oliveira
Ludic Activities
Ethnogames
Extracurricular activities
Riverside education.
Actividades lúdicas
Actividades extracurriculares
Etnojuegos
Educación ribereña.
Atividades Lúdicas
Etnojogos
Atividades Extracurriculares
Educação ribeirinha.
title_short Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
title_full Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
title_fullStr Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
title_full_unstemmed Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
title_sort Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus – AM, Brasil
author Brasil, Maria do Céu de Oliveira
author_facet Brasil, Maria do Céu de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Maria do Céu de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ludic Activities
Ethnogames
Extracurricular activities
Riverside education.
Actividades lúdicas
Actividades extracurriculares
Etnojuegos
Educación ribereña.
Atividades Lúdicas
Etnojogos
Atividades Extracurriculares
Educação ribeirinha.
topic Ludic Activities
Ethnogames
Extracurricular activities
Riverside education.
Actividades lúdicas
Actividades extracurriculares
Etnojuegos
Educación ribereña.
Atividades Lúdicas
Etnojogos
Atividades Extracurriculares
Educação ribeirinha.
description Esta pesquisa foi intitulada por “Etnojogos: os impactos de um projeto desenvolvido no contraturno de uma escola ribeirinha em Manaus-Amazonas-Brasil” teve como objetivo geral: analisar quais foram as contribuições do Projeto Etnojogos para a comunidade escolar da Escola Municipal São José I. Para obtenção de dados, foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, descritiva, etnográfica e documental, com enfoque ao tipo de pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se que as ações do Projeto Etnojogos, permitiram a valorização cultural e a construção do conhecimento. Desta forma, utilizando atividades lúdicas, o projeto estimulou busca de conhecimento intelectual e consequentemente a melhora no rendimento escolar por meio do desenvolvimento lógico e linguístico. Através do Etnojogos os alunos interagiam uns com os outros para elaborar estratégias na confecção e pintura dos artefatos, pesquisavam as possibilidades de como jogar, modo de como aperfeiçoar seus instrumentos, tornando-os mais precisos e eficientes na hora da brincadeira. Reafirmado assim que, por meio das atividades lúdicas o aprendizado torna-se mais prazeroso. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850
10.33448/rsd-v12i4.40850
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.40850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40850/33320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Maria do Céu de Oliveira Brasil
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2312440850
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2312440850
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e2312440850
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621165428736