Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34789 |
Resumo: | As crianças devem ser assistidas por enfermeiros com um profundo conhecimento sobre o seu desenvolvimento e os processos de saúde e doença que as afetam, competentes na prestação de cuidados holísticos centrados na criança e família, ao mesmo tempo que são sensíveis aos seus direitos, necessidades e desejos, numa efetiva parceria de cuidados. Este relatório pretende refletir o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e integração de saberes e competências especializadas na assistência de enfermagem avançada à criança, no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, alicerçada numa robusta fundamentação teórica, abordam-se as várias atividades desenvolvidas num estágio realizado em contexto de internamento hospitalar e de cuidados de saúde primários, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas. Estas agruparam-se em quatro domínios de atuação que se complementam: Prestação de cuidados, Gestão, Formação e Investigação. Foram trabalhadas e analisadas diversas áreas do campo de ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação com o binómio criança/família; assistência especializada em situações de especial complexidade; gestão da dor; promoção da parentalidade e parceria de cuidados; vigilância da saúde infantil e juvenil; promoção da inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde especiais; entre outras. Também foi discutido o papel do especialista na gestão de cuidados e recursos, formação pessoal e profissional contínua e do grupo de pares e ainda como promotor de processos de investigação para o exercício de uma prática baseada na evidência, na procura pela excelência dos cuidados. Conseguiu-se com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas no ciclo de estudos do mestrado. Neste relatório referem-se ainda as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. |
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Relatório de estágioPracticum reportCompetênciasEnfermagem de Saúde infantil e pediátricaCriançaFamíliaSkillsPaediatric and childcare nursingChildFamilyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeAs crianças devem ser assistidas por enfermeiros com um profundo conhecimento sobre o seu desenvolvimento e os processos de saúde e doença que as afetam, competentes na prestação de cuidados holísticos centrados na criança e família, ao mesmo tempo que são sensíveis aos seus direitos, necessidades e desejos, numa efetiva parceria de cuidados. Este relatório pretende refletir o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e integração de saberes e competências especializadas na assistência de enfermagem avançada à criança, no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, alicerçada numa robusta fundamentação teórica, abordam-se as várias atividades desenvolvidas num estágio realizado em contexto de internamento hospitalar e de cuidados de saúde primários, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas. Estas agruparam-se em quatro domínios de atuação que se complementam: Prestação de cuidados, Gestão, Formação e Investigação. Foram trabalhadas e analisadas diversas áreas do campo de ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação com o binómio criança/família; assistência especializada em situações de especial complexidade; gestão da dor; promoção da parentalidade e parceria de cuidados; vigilância da saúde infantil e juvenil; promoção da inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde especiais; entre outras. Também foi discutido o papel do especialista na gestão de cuidados e recursos, formação pessoal e profissional contínua e do grupo de pares e ainda como promotor de processos de investigação para o exercício de uma prática baseada na evidência, na procura pela excelência dos cuidados. Conseguiu-se com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas no ciclo de estudos do mestrado. Neste relatório referem-se ainda as implicações deste percurso formativo para a prática profissional.Children should be assisted by nurses who have in-depth knowledge of their development and the health and disease processes that affect them, competent in providing holistic care focused on the child and family, while being sensitive to their rights, needs and wishes, in an effective partnership of care. This report aims to reflect the formative path of acquisition, development and integration of knowledge and specialized skills for advanced nursing care to children, within the scope of the Master of Nursing course with specialization in Paediatric and Childcare Nursing at the Universidade Católica Portuguesa. Through a descriptive and critical-reflexive methodology, based on a robust theoretic grounding, the various activities developed in a practicum carried out in a hospital ward and primary health care settings are addressed, which achieved the specific objectives outlined to develop the required skills. These were grouped into four areas of action that complement each other: Provision of care, Management, Education and Research. Several areas of the field of action of the Specialist Nurse in Paediatric and Childcare Nursing were worked on and analyzed, such as communication with the child / family binomial; specialized assistance in situations of special complexity; pain management; parenting and care partnership promotion; child and youth health surveillance; promoting school inclusion of children with special health needs; among others. The role of the specialist in the management of care and resources, continuous personal and professional training and the peer group was also discussed, as well as a promoter of research processes for the exercise of an evidence-based practice, in the search for excellence in care. With this work, the proposed objectives were achieved, and it was possible to successfully develop the skills foreseen in the master’s study cycle. This report also refers to the implications of this training path for the professional practice.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Inês Filipa da Cunha2021-09-13T15:03:38Z2021-07-052021-052021-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34789TID:202743756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:28:12.693028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As crianças devem ser assistidas por enfermeiros com um profundo conhecimento sobre o seu desenvolvimento e os processos de saúde e doença que as afetam, competentes na prestação de cuidados holísticos centrados na criança e família, ao mesmo tempo que são sensíveis aos seus direitos, necessidades e desejos, numa efetiva parceria de cuidados. Este relatório pretende refletir o percurso formativo de aquisição, desenvolvimento e integração de saberes e competências especializadas na assistência de enfermagem avançada à criança, no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa. Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, alicerçada numa robusta fundamentação teórica, abordam-se as várias atividades desenvolvidas num estágio realizado em contexto de internamento hospitalar e de cuidados de saúde primários, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas. Estas agruparam-se em quatro domínios de atuação que se complementam: Prestação de cuidados, Gestão, Formação e Investigação. Foram trabalhadas e analisadas diversas áreas do campo de ação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, como a comunicação com o binómio criança/família; assistência especializada em situações de especial complexidade; gestão da dor; promoção da parentalidade e parceria de cuidados; vigilância da saúde infantil e juvenil; promoção da inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde especiais; entre outras. Também foi discutido o papel do especialista na gestão de cuidados e recursos, formação pessoal e profissional contínua e do grupo de pares e ainda como promotor de processos de investigação para o exercício de uma prática baseada na evidência, na procura pela excelência dos cuidados. Conseguiu-se com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas no ciclo de estudos do mestrado. Neste relatório referem-se ainda as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. |
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