Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Jael Sofia Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35846
Resumo: Este relatório é o culminar de um árduo percurso de formação e reflete de forma critica e metódica sobre os diversos níveis do Saber em Enfermagem: Saber- Ser, Saber-Fazer e Saber-Saber. Surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Todo ele se pauta por uma metodologia descritiva e reflexiva, partindo de pressupostos e deduções na análise do processo de aprendizagem nos contextos de Internamento em Pediatria, Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica, fazendo também uma breve referencia as competências adquiridas no estágio em Cuidados de Saúde Primários referente a Unidade Curricular “A saúde da criança e família - Vigilância e decisão clínica”. Todo este processo teve em conta a evidencia científica mais atual, contemplando assim a analise e reflexão sobre as competências adquiridas nos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, bem como os objetivos delineados nos diferentes contextos e as atividades realizadas para os cumprir. Para alem da abordagem a temas e temáticas transversais a todos os contextos, como e o caso da comunicação, a parentalidade e a parceria de cuidados, a reflexão abarcou outros temas como a hospitalização da criança e família, a assistência a criança, jovem e família no SU, a utilização da Triagem de Manchester e a prestação de cuidados a RN utilizando a filosofia NIDCAP. Esta diversidade de experiências, vivenciadas e partilhadas, promoveu o meu desenvolvimento pessoal e profissional e considero assim como adquirido as competências elencadas pelo plano de estudos que permitem a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e pediátrica.
id RCAP_977851bd38abd33db322171e9cc81c11
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEnfermagemCompetênciasCriança/JovemFamília e saúde infantil e pediátricaNursingNursing skillsChild/adolescentFamily and child paediatric healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório é o culminar de um árduo percurso de formação e reflete de forma critica e metódica sobre os diversos níveis do Saber em Enfermagem: Saber- Ser, Saber-Fazer e Saber-Saber. Surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Todo ele se pauta por uma metodologia descritiva e reflexiva, partindo de pressupostos e deduções na análise do processo de aprendizagem nos contextos de Internamento em Pediatria, Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica, fazendo também uma breve referencia as competências adquiridas no estágio em Cuidados de Saúde Primários referente a Unidade Curricular “A saúde da criança e família - Vigilância e decisão clínica”. Todo este processo teve em conta a evidencia científica mais atual, contemplando assim a analise e reflexão sobre as competências adquiridas nos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, bem como os objetivos delineados nos diferentes contextos e as atividades realizadas para os cumprir. Para alem da abordagem a temas e temáticas transversais a todos os contextos, como e o caso da comunicação, a parentalidade e a parceria de cuidados, a reflexão abarcou outros temas como a hospitalização da criança e família, a assistência a criança, jovem e família no SU, a utilização da Triagem de Manchester e a prestação de cuidados a RN utilizando a filosofia NIDCAP. Esta diversidade de experiências, vivenciadas e partilhadas, promoveu o meu desenvolvimento pessoal e profissional e considero assim como adquirido as competências elencadas pelo plano de estudos que permitem a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e pediátrica.This document is the result of a grueling formation path of and mirrors, critically and methodically, the many levels of acquaintance in Nursing: Knowing-how to Be, Knowing how to Do, and Knowing Knowledge. It is part of the scope for the Master's Degree in Nursing with Specialization in Child and Peadiatric Health Nursing at the Institute of Health Sciences (ICS) – Porto, by Universidade Catolica Portuguesa, introduced in the Final Practicum and Report. All of it is guided by a descriptive and reflective methodology, founded by assumptions and deductions in the analysis of the learning process in the contexts of: Hospitalization in Paediatrics, Neonatology and Paediatric Emergency Services, also making a brief reference to the skills acquired in the internship in Health Care Primary related to the class “Child and family health - Surveillance and clinical decision”. This entire process took into account the most current scientific evidence, therefore contemplating the analysis and reflection on the skills acquired in the different domains: Care Delivery, Management, Training and Research, as well as the goals and activities outlined in the different contexts carried out. In addition to addressing themes and subjects in different contexts such as: communication skills, the parenting and caring partnership, this reflection covered other topics such as hospitalization of the child and family, child/youth and family care in urgency/emergency situation, the use of Manchester Triage and the provision care in premature newborn using the NIDCAP philosophy. This diversity of experiences, lived and shared, endorsed my personal and professional development, as well as acquired the skills listed by the study plan that allow me to obtain a Master's degree in Nursing, with a specialization in Nursing Child and Paediatric Health.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarneiro, Jael Sofia Pereira2022-05-08T00:30:25Z2021-10-222021-072021-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35846TID:202781810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:06.917637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Carneiro, Jael Sofia Pereira
Enfermagem
Competências
Criança/Jovem
Família e saúde infantil e pediátrica
Nursing
Nursing skills
Child/adolescent
Family and child paediatric health
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Carneiro, Jael Sofia Pereira
author_facet Carneiro, Jael Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima Engrácia
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Jael Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Competências
Criança/Jovem
Família e saúde infantil e pediátrica
Nursing
Nursing skills
Child/adolescent
Family and child paediatric health
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Enfermagem
Competências
Criança/Jovem
Família e saúde infantil e pediátrica
Nursing
Nursing skills
Child/adolescent
Family and child paediatric health
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Este relatório é o culminar de um árduo percurso de formação e reflete de forma critica e metódica sobre os diversos níveis do Saber em Enfermagem: Saber- Ser, Saber-Fazer e Saber-Saber. Surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Todo ele se pauta por uma metodologia descritiva e reflexiva, partindo de pressupostos e deduções na análise do processo de aprendizagem nos contextos de Internamento em Pediatria, Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica, fazendo também uma breve referencia as competências adquiridas no estágio em Cuidados de Saúde Primários referente a Unidade Curricular “A saúde da criança e família - Vigilância e decisão clínica”. Todo este processo teve em conta a evidencia científica mais atual, contemplando assim a analise e reflexão sobre as competências adquiridas nos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, bem como os objetivos delineados nos diferentes contextos e as atividades realizadas para os cumprir. Para alem da abordagem a temas e temáticas transversais a todos os contextos, como e o caso da comunicação, a parentalidade e a parceria de cuidados, a reflexão abarcou outros temas como a hospitalização da criança e família, a assistência a criança, jovem e família no SU, a utilização da Triagem de Manchester e a prestação de cuidados a RN utilizando a filosofia NIDCAP. Esta diversidade de experiências, vivenciadas e partilhadas, promoveu o meu desenvolvimento pessoal e profissional e considero assim como adquirido as competências elencadas pelo plano de estudos que permitem a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e pediátrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-22
2021-07
2021-10-22T00:00:00Z
2022-05-08T00:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35846
TID:202781810
url http://hdl.handle.net/10400.14/35846
identifier_str_mv TID:202781810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132010529161216