Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/35846 |
Resumo: | Este relatório é o culminar de um árduo percurso de formação e reflete de forma critica e metódica sobre os diversos níveis do Saber em Enfermagem: Saber- Ser, Saber-Fazer e Saber-Saber. Surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Todo ele se pauta por uma metodologia descritiva e reflexiva, partindo de pressupostos e deduções na análise do processo de aprendizagem nos contextos de Internamento em Pediatria, Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica, fazendo também uma breve referencia as competências adquiridas no estágio em Cuidados de Saúde Primários referente a Unidade Curricular “A saúde da criança e família - Vigilância e decisão clínica”. Todo este processo teve em conta a evidencia científica mais atual, contemplando assim a analise e reflexão sobre as competências adquiridas nos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, bem como os objetivos delineados nos diferentes contextos e as atividades realizadas para os cumprir. Para alem da abordagem a temas e temáticas transversais a todos os contextos, como e o caso da comunicação, a parentalidade e a parceria de cuidados, a reflexão abarcou outros temas como a hospitalização da criança e família, a assistência a criança, jovem e família no SU, a utilização da Triagem de Manchester e a prestação de cuidados a RN utilizando a filosofia NIDCAP. Esta diversidade de experiências, vivenciadas e partilhadas, promoveu o meu desenvolvimento pessoal e profissional e considero assim como adquirido as competências elencadas pelo plano de estudos que permitem a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e pediátrica. |
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Relatório de estágioEnfermagemCompetênciasCriança/JovemFamília e saúde infantil e pediátricaNursingNursing skillsChild/adolescentFamily and child paediatric healthDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeEste relatório é o culminar de um árduo percurso de formação e reflete de forma critica e metódica sobre os diversos níveis do Saber em Enfermagem: Saber- Ser, Saber-Fazer e Saber-Saber. Surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) – Porto, da Universidade Católica Portuguesa, inserido na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Todo ele se pauta por uma metodologia descritiva e reflexiva, partindo de pressupostos e deduções na análise do processo de aprendizagem nos contextos de Internamento em Pediatria, Neonatologia e Serviço de Urgência Pediátrica, fazendo também uma breve referencia as competências adquiridas no estágio em Cuidados de Saúde Primários referente a Unidade Curricular “A saúde da criança e família - Vigilância e decisão clínica”. Todo este processo teve em conta a evidencia científica mais atual, contemplando assim a analise e reflexão sobre as competências adquiridas nos diferentes domínios: Prestação de Cuidados, Gestão, Formação e Investigação, bem como os objetivos delineados nos diferentes contextos e as atividades realizadas para os cumprir. Para alem da abordagem a temas e temáticas transversais a todos os contextos, como e o caso da comunicação, a parentalidade e a parceria de cuidados, a reflexão abarcou outros temas como a hospitalização da criança e família, a assistência a criança, jovem e família no SU, a utilização da Triagem de Manchester e a prestação de cuidados a RN utilizando a filosofia NIDCAP. Esta diversidade de experiências, vivenciadas e partilhadas, promoveu o meu desenvolvimento pessoal e profissional e considero assim como adquirido as competências elencadas pelo plano de estudos que permitem a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem, com especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e pediátrica.This document is the result of a grueling formation path of and mirrors, critically and methodically, the many levels of acquaintance in Nursing: Knowing-how to Be, Knowing how to Do, and Knowing Knowledge. It is part of the scope for the Master's Degree in Nursing with Specialization in Child and Peadiatric Health Nursing at the Institute of Health Sciences (ICS) – Porto, by Universidade Catolica Portuguesa, introduced in the Final Practicum and Report. All of it is guided by a descriptive and reflective methodology, founded by assumptions and deductions in the analysis of the learning process in the contexts of: Hospitalization in Paediatrics, Neonatology and Paediatric Emergency Services, also making a brief reference to the skills acquired in the internship in Health Care Primary related to the class “Child and family health - Surveillance and clinical decision”. This entire process took into account the most current scientific evidence, therefore contemplating the analysis and reflection on the skills acquired in the different domains: Care Delivery, Management, Training and Research, as well as the goals and activities outlined in the different contexts carried out. In addition to addressing themes and subjects in different contexts such as: communication skills, the parenting and caring partnership, this reflection covered other topics such as hospitalization of the child and family, child/youth and family care in urgency/emergency situation, the use of Manchester Triage and the provision care in premature newborn using the NIDCAP philosophy. This diversity of experiences, lived and shared, endorsed my personal and professional development, as well as acquired the skills listed by the study plan that allow me to obtain a Master's degree in Nursing, with a specialization in Nursing Child and Paediatric Health.Antunes, Isabel Maria Quelhas Lima EngráciaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarneiro, Jael Sofia Pereira2022-05-08T00:30:25Z2021-10-222021-072021-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35846TID:202781810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:41:22Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:29:06.917637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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