Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31544 |
Resumo: | A assistência de Enfermagem especializada à criança e família assume-se como uma área de cuidado fundamental, assim este relatório de estágio sistematiza as aprendizagens realizadas durante o Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. O objetivo primordial é o de retratar o percurso concretizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, onde se procura documentar as competências desenvolvidas no âmbito da prestação de cuidados especializados em Saúde Infantil e Pediatria. Competências essas que se encontram organizadas em torno dos quatro domínios de atuação do Enfermeiro, como sendo a Prestação de Cuidados, a Formação, a Gestão e a Investigação. O reconhecimento das mesmas ocorre em diferentes contextos de estágio, portanto em Cuidados de Saúde Primários, serviço de Urgência Pediátrica e de Neonatologia, onde foram delineados objetivos, em virtude das competências a adquirir, que foram atingidos através das atividades descritas e por fim alvo de uma reflexão crítica. Esta reflexão exigiu contemplação, distanciamento e pesquisa bibliográfica que lhe conferisse um suporte robusto, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva para a construção deste trabalho. Neste documento encontram-se relatadas as experiências mais significativas desenvolvidas no estágio e que trouxeram contributos mais relevantes para a minha vida profissional e pessoal. A parceria de cuidados, a parentalidade, a promoção da amamentação e vinculação, a saúde escolar e a promoção da Saúde Infantil e Juvenil assumem-se como temas basilares, e transversais aos diferentes contextos de estágio. A capacidade de resolução de problemas e de comunicar raciocínios e conclusões assim como a tomada de decisões fundamentadas foram reforçadas ao longo deste curso. A construção deste documento, as competências adquiridas durante o estágio final e todo o curso de mestrado contribuíram significativamente para uma mudança, funcionando como um impulsionador de novas conquistas e interesses. Essencialmente, constatei este investimento como um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados às crianças e famílias. |
id |
RCAP_9c543c503b5d103c96cf435aae9b694c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescenteEnfermagemSaúde infantil e pediátricaCompetênciasCriança/famíliaNursingChild and paediatric healthCompetenciesChild/familyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeA assistência de Enfermagem especializada à criança e família assume-se como uma área de cuidado fundamental, assim este relatório de estágio sistematiza as aprendizagens realizadas durante o Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. O objetivo primordial é o de retratar o percurso concretizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, onde se procura documentar as competências desenvolvidas no âmbito da prestação de cuidados especializados em Saúde Infantil e Pediatria. Competências essas que se encontram organizadas em torno dos quatro domínios de atuação do Enfermeiro, como sendo a Prestação de Cuidados, a Formação, a Gestão e a Investigação. O reconhecimento das mesmas ocorre em diferentes contextos de estágio, portanto em Cuidados de Saúde Primários, serviço de Urgência Pediátrica e de Neonatologia, onde foram delineados objetivos, em virtude das competências a adquirir, que foram atingidos através das atividades descritas e por fim alvo de uma reflexão crítica. Esta reflexão exigiu contemplação, distanciamento e pesquisa bibliográfica que lhe conferisse um suporte robusto, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva para a construção deste trabalho. Neste documento encontram-se relatadas as experiências mais significativas desenvolvidas no estágio e que trouxeram contributos mais relevantes para a minha vida profissional e pessoal. A parceria de cuidados, a parentalidade, a promoção da amamentação e vinculação, a saúde escolar e a promoção da Saúde Infantil e Juvenil assumem-se como temas basilares, e transversais aos diferentes contextos de estágio. A capacidade de resolução de problemas e de comunicar raciocínios e conclusões assim como a tomada de decisões fundamentadas foram reforçadas ao longo deste curso. A construção deste documento, as competências adquiridas durante o estágio final e todo o curso de mestrado contribuíram significativamente para uma mudança, funcionando como um impulsionador de novas conquistas e interesses. Essencialmente, constatei este investimento como um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados às crianças e famílias.The specialized nursing care to the child and family is assumed as an area of fundamental care, so this report explores the learning stages performed during the Master’s course in Nursing with Children and Paediatrics Health Specialization. The aim of this report is reflecting the accomplishments during the final placement and report of the curricular unit, where it is tried to document the competencies developed to the specialised care of children and paediatric health. The these competencies are organised around the four domains of nursing practise: Caregiving, Training, Care Management and Research. The recognition of the same occurs in different contexts, such as primary care, paediatric emergency service or neonatal care, where the outlined objectives, in virtue of the skills to be acquired, which were achieved through the activities described and, finally, a critical reflection. This reflection required contemplation, detachment and bibliographical research that gives it a robust support and a critical-reflexive methodology for the creation of this report. In this report can be found the most significant experiences which brought the most relevant contributions to my personal and professional life. The care partnership, parenthood, breastfeeding and bonding promotion, school health and promotion of children and juvenile health are considered as main themes and transverse to the different contexts of the placement. The ability to solve problems and to communicate thoughts and conclusions as well as informed decision making were reinforced throughout this course. This report, the competencies acquired during the final placement and the entire Master’s Course had a significant contribution to my professional growth, working as a promoter of new interests and achievements. Essentially, I have seen this investment as an important contribution to improve the quality of care for children and families.Barbosa, Constança Maria Silva FestasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaViana, Ana Filipa Alvarenga2021-01-05T09:18:15Z2019-07-2920192019-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31544TID:202299635porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:21.908510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
title |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
spellingShingle |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente Viana, Ana Filipa Alvarenga Enfermagem Saúde infantil e pediátrica Competências Criança/família Nursing Child and paediatric health Competencies Child/family Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
title_short |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
title_full |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
title_fullStr |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
title_sort |
Relatório de estágio : desenvolvimento de competências no cuidado à criança e adolescente |
author |
Viana, Ana Filipa Alvarenga |
author_facet |
Viana, Ana Filipa Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Constança Maria Silva Festas Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Ana Filipa Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Saúde infantil e pediátrica Competências Criança/família Nursing Child and paediatric health Competencies Child/family Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
topic |
Enfermagem Saúde infantil e pediátrica Competências Criança/família Nursing Child and paediatric health Competencies Child/family Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde |
description |
A assistência de Enfermagem especializada à criança e família assume-se como uma área de cuidado fundamental, assim este relatório de estágio sistematiza as aprendizagens realizadas durante o Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Saúde Infantil e Pediátrica. O objetivo primordial é o de retratar o percurso concretizado ao longo da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, onde se procura documentar as competências desenvolvidas no âmbito da prestação de cuidados especializados em Saúde Infantil e Pediatria. Competências essas que se encontram organizadas em torno dos quatro domínios de atuação do Enfermeiro, como sendo a Prestação de Cuidados, a Formação, a Gestão e a Investigação. O reconhecimento das mesmas ocorre em diferentes contextos de estágio, portanto em Cuidados de Saúde Primários, serviço de Urgência Pediátrica e de Neonatologia, onde foram delineados objetivos, em virtude das competências a adquirir, que foram atingidos através das atividades descritas e por fim alvo de uma reflexão crítica. Esta reflexão exigiu contemplação, distanciamento e pesquisa bibliográfica que lhe conferisse um suporte robusto, tendo sido utilizada uma metodologia crítico-reflexiva para a construção deste trabalho. Neste documento encontram-se relatadas as experiências mais significativas desenvolvidas no estágio e que trouxeram contributos mais relevantes para a minha vida profissional e pessoal. A parceria de cuidados, a parentalidade, a promoção da amamentação e vinculação, a saúde escolar e a promoção da Saúde Infantil e Juvenil assumem-se como temas basilares, e transversais aos diferentes contextos de estágio. A capacidade de resolução de problemas e de comunicar raciocínios e conclusões assim como a tomada de decisões fundamentadas foram reforçadas ao longo deste curso. A construção deste documento, as competências adquiridas durante o estágio final e todo o curso de mestrado contribuíram significativamente para uma mudança, funcionando como um impulsionador de novas conquistas e interesses. Essencialmente, constatei este investimento como um importante contributo para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados às crianças e famílias. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-29 2019 2019-07-29T00:00:00Z 2021-01-05T09:18:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/31544 TID:202299635 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/31544 |
identifier_str_mv |
TID:202299635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131967850020864 |