O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luciana Alexandra Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16020
Resumo: O presente Relatório Final visa aferir a importância que os materiais autênticos podem proporcionar ao ensino da competência sociocultural nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), contrariando a visão da abordagem cultural no ensino de línguas estrangeiras como mais uma tarefa. O objetivo primordial é estreitar laços entre língua e cultura, explorando as potencialidades dos materiais autênticos. Propõe-se, desta forma, a realização de fichas de trabalho apoiadas nestes materiais, com o intuito de motivar os alunos para a aprendizagem da língua espanhola, associando, sempre, idioma, cultura e comunicação, dado que a competência sociocultural compreende conhecimentos que nos permitem utilizar uma Língua Estrangeira (LE) de modo eficaz e adequado, em diferentes atos comunicativos em que o falante possa estar envolvido, por forma a evitar prováveis situações constrangedoras.
id RCAP_7a177b91a1cf12994831ec9c1bc98e61
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeiraEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaEstratégias da aprendizagemCompetência comunicativaComunicação interculturalCulturaO presente Relatório Final visa aferir a importância que os materiais autênticos podem proporcionar ao ensino da competência sociocultural nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), contrariando a visão da abordagem cultural no ensino de línguas estrangeiras como mais uma tarefa. O objetivo primordial é estreitar laços entre língua e cultura, explorando as potencialidades dos materiais autênticos. Propõe-se, desta forma, a realização de fichas de trabalho apoiadas nestes materiais, com o intuito de motivar os alunos para a aprendizagem da língua espanhola, associando, sempre, idioma, cultura e comunicação, dado que a competência sociocultural compreende conhecimentos que nos permitem utilizar uma Língua Estrangeira (LE) de modo eficaz e adequado, em diferentes atos comunicativos em que o falante possa estar envolvido, por forma a evitar prováveis situações constrangedoras.This final report aims to assess the importance that authentic materials can offer to the teaching of sociocultural competence in Spanish as a foreign language classes opposing to the sight of the cultural approach in the teaching of foreign languages as just another task. The crucial goal is to strengthen ties between language and culture, exploring the potential of authentic materials. Therefore, it is proposed the elaboration of work sheets supported in these materials, in order to motivate students for learning the Spanish language by associating language, culture and communication. This is due to the fact that the sociocultural skill comprises knowledge that allows us to use a foreign language effectively and appropriately in several communicative acts on which the speaker may be involved so as to avoid possible embarrassing situations.Universidade de Aveiro2016-08-26T11:23:26Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16020porVieira, Luciana Alexandra Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:29:42Zoai:ria.ua.pt:10773/16020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:14.284175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
title O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
spellingShingle O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
Vieira, Luciana Alexandra Pires
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
Comunicação intercultural
Cultura
title_short O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
title_full O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
title_fullStr O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
title_full_unstemmed O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
title_sort O contributo de materiais autênticos para o ensino da competência sociocultural nas aulas de espanhol língua estrangeira
author Vieira, Luciana Alexandra Pires
author_facet Vieira, Luciana Alexandra Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Luciana Alexandra Pires
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
Comunicação intercultural
Cultura
topic Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Estratégias da aprendizagem
Competência comunicativa
Comunicação intercultural
Cultura
description O presente Relatório Final visa aferir a importância que os materiais autênticos podem proporcionar ao ensino da competência sociocultural nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE), contrariando a visão da abordagem cultural no ensino de línguas estrangeiras como mais uma tarefa. O objetivo primordial é estreitar laços entre língua e cultura, explorando as potencialidades dos materiais autênticos. Propõe-se, desta forma, a realização de fichas de trabalho apoiadas nestes materiais, com o intuito de motivar os alunos para a aprendizagem da língua espanhola, associando, sempre, idioma, cultura e comunicação, dado que a competência sociocultural compreende conhecimentos que nos permitem utilizar uma Língua Estrangeira (LE) de modo eficaz e adequado, em diferentes atos comunicativos em que o falante possa estar envolvido, por forma a evitar prováveis situações constrangedoras.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-08-26T11:23:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16020
url http://hdl.handle.net/10773/16020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137561844645888