O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Susana Soares da Silva Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6298
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_3f96dfee67925179ef6926db0fe95213
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)Textos literáriosEnsino do inglêsEnsino-aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012No âmbito da prática de ensino supervisionada, este estudo reflecte sobre o uso do texto literário como material didáctico no ensino do Inglês como língua estrangeira. Inicialmente apresenta-se e justifica-se o tema. Depois são citados os métodos e as abordagens que ao longo do século XX têm acolhido ou rejeitado o texto literário no ensino da língua estrangeira e como se adequaram as diferentes opções metodológicas às aulas leccionadas. Enquanto tal, apresenta-se a Unidade Didáctica integrada na planificação anual da disciplina, no programa do Inglês do 9º ano definido pela Escola Cooperante, em acordo com os programas oficiais. Reflecte-se sobre as potencialidades informativas do texto literário e da sua articulação com outros materiais autênticos visuais, auditivos e audiovisuais e ao modo como foram inseridos na Unidade Curricular. Faz-se, de igual modo, referência às virtualidades formativas do texto literário e da sua relevância no ensino do Inglês como língua estrangeira no contexto escolar, do saber e da sociedade actual. Apresentam-se, ainda, os objectivos, critérios e instrumentos da prática avaliativa, formativa e sumativa, integrante no processo de ensino aprendizagem. Conclui-se o Relatório com uma reflexão crítica sobre o trabalho realizado e uma análise dos resultados obtidos, tendo em conta o papel reflexivo do professor no processo de ensino e de aprendizagem, concretamente, do Inglês como língua estrangeira.In the context of the supervised teaching practice, this study reflects on the use of literary texts as teaching material in teaching English as a foreign language. In the first part it is presented and justified the theme of this report. Then it is made a retrospective on the evolution of the methods and approaches that throughout the twentieth century have accepted or rejected the literary text and how the different methodological options are adapted to the classes. As such, it is presented a didactic unit as an integrated part of the annual school planning of the English programme for the 9th grade, in accordance with the official programmes. This report will present a reflection on the informative potentialities of the literary text and its articulation with other teaching materials such as visual, auditory and audiovisual materials. It will be also referred to the formative virtuosities of the literary text and its relevance to the English teaching as a foreign language, to the school environment and to the knowledge of our society. The final part of this report will be a critical analysis of the objectives, criteria and instruments of evaluation practice, formative and summative, integrated in the teaching and learning process. This Report ends with a critical reflection on the work done and an analysis of the results, taking into account the role of the teacher in reflexive teaching and learning, namely in English as a foreign language.Ramos, Maria Adelaide, 1940-Repositório da Universidade de LisboaRelvas, Susana Soares da Silva Rocha2012-05-14T11:25:12Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:28.401633Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
title O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
spellingShingle O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
Relvas, Susana Soares da Silva Rocha
Textos literários
Ensino do inglês
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
title_full O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
title_fullStr O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
title_full_unstemmed O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
title_sort O texto literário no processo de ensino aprendizagem do inglês (língua estrangeira)
author Relvas, Susana Soares da Silva Rocha
author_facet Relvas, Susana Soares da Silva Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Maria Adelaide, 1940-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Relvas, Susana Soares da Silva Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Textos literários
Ensino do inglês
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Textos literários
Ensino do inglês
Ensino-aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês e Espanhol, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-14T11:25:12Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6298
url http://hdl.handle.net/10451/6298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204177416192