Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Paula Marisa Fortunato
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Ana Paula Loução, Correia, Luís Augusto Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50225
Resumo: Este estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.
id RCAP_3fa73d5baefba23c58a65187f45f6f14
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50225
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leituraMonitoring student progress in identifying risk in readingContrôle du progrès de l’élève à l’ identification des risques dans la lecture résuméMonitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lecturaLeituraPortugalPesquisa quantitativaDificuldade de aprendizagemReadingQuantitative researchLearning disabilitiesLectureRecherche quantitativeDifficulté de l’apprentissageLecturaInvestigación cuantitativaIncapacidad para el aprendizajeEste estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.This study aims to analyze the use of curriculum-based monitoring as a school system to identify students at risk in reading, in the context of an educational model based on the degree of response to intervention. A quantitative investigation was conducted with all third grade students (82 students) from a group of schools in the north of Portugal. Data processing was done using descriptive and inferential statistics. Among the conclusions, the following stand out: the existence of ten students at risk in reading throughout the school year and the fact that, at the end of the third year of schooling, the mean results of students who were never at risk was more than double the mean results of students who were at risk for the entire year.Cette étude a pour but d’analyser l’usage du contôle ayant pour base le coursus comme système scolaire d’identification des élèves présentant des risques dans la lecture, dans le contexte d’un modèle éducatif fondé sur le degrée de réponse à l’intervention. On a fait une investigation quantitative à laquelle ont participé tous les élèves de CM1 (82 élèves) d’un groupement d’écoles du nord du Portugal. Le traitement des données a été fait à l’aide de la statistique descriptive et inférentielle. On souligne, entre autres conclusions, l’existence de dix élèves en risque dans la lecture pendant toute l’année scolaire et le fait qu’à la fin de la troisièmme année de scolarité, la moyenne des résultats des élèves n’ayant jamais été en risque soit supérieur au double de la moyenne des résultats des élèves qui ont été en risque toute l’année.Este estudio tiene la finalidad de analizar el uso del monitoreo del currículo como sistema escolar de identificación de alumnos en riesgo en la lectura, en el marco de un modelo educativo basado en el grado de respuesta a la intervención. Se llevó a cabo una investigación cuantitativa en la que participaron todos los alumnos del 3er año (82 alumnos) de un agrupamiento de escuelas del norte de Portugal. El tratamiento de datos se efectuó por medio de la estadística descriptiva e de inferencias. Se destacan, entre otras conclusiones, la existencia de diez alumnos en riesgo en la lectura durante todo el año lectivo y el hecho de que, al final del 3er año de escolaridad, el promedio de resultados de los alumnos que nunca estuvieron en riesgo era superior al doble del promedio de resultados de los alumnos que estuvieron en riesgo todo el año.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação Carlos ChagasUniversidade do MinhoVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula LouçãoCorreia, Luís Augusto Miranda20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50225por0100-15741980-531410.1590/19805314http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200010&script=sci_abstract&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:02.696191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
Monitoring student progress in identifying risk in reading
Contrôle du progrès de l’élève à l’ identification des risques dans la lecture résumé
Monitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lectura
title Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
spellingShingle Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
Vaz, Paula Marisa Fortunato
Leitura
Portugal
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Reading
Quantitative research
Learning disabilities
Lecture
Recherche quantitative
Difficulté de l’apprentissage
Lectura
Investigación cuantitativa
Incapacidad para el aprendizaje
title_short Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_full Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_fullStr Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_full_unstemmed Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
title_sort Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
author Vaz, Paula Marisa Fortunato
author_facet Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís Augusto Miranda
author_role author
author2 Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís Augusto Miranda
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
Correia, Luís Augusto Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Portugal
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Reading
Quantitative research
Learning disabilities
Lecture
Recherche quantitative
Difficulté de l’apprentissage
Lectura
Investigación cuantitativa
Incapacidad para el aprendizaje
topic Leitura
Portugal
Pesquisa quantitativa
Dificuldade de aprendizagem
Reading
Quantitative research
Learning disabilities
Lecture
Recherche quantitative
Difficulté de l’apprentissage
Lectura
Investigación cuantitativa
Incapacidad para el aprendizaje
description Este estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50225
url http://hdl.handle.net/1822/50225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0100-1574
1980-5314
10.1590/19805314
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200010&script=sci_abstract&tlng=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132240883482624