Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50225 |
Resumo: | Este estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano. |
id |
RCAP_3fa73d5baefba23c58a65187f45f6f14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50225 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leituraMonitoring student progress in identifying risk in readingContrôle du progrès de l’élève à l’ identification des risques dans la lecture résuméMonitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lecturaLeituraPortugalPesquisa quantitativaDificuldade de aprendizagemReadingQuantitative researchLearning disabilitiesLectureRecherche quantitativeDifficulté de l’apprentissageLecturaInvestigación cuantitativaIncapacidad para el aprendizajeEste estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano.This study aims to analyze the use of curriculum-based monitoring as a school system to identify students at risk in reading, in the context of an educational model based on the degree of response to intervention. A quantitative investigation was conducted with all third grade students (82 students) from a group of schools in the north of Portugal. Data processing was done using descriptive and inferential statistics. Among the conclusions, the following stand out: the existence of ten students at risk in reading throughout the school year and the fact that, at the end of the third year of schooling, the mean results of students who were never at risk was more than double the mean results of students who were at risk for the entire year.Cette étude a pour but d’analyser l’usage du contôle ayant pour base le coursus comme système scolaire d’identification des élèves présentant des risques dans la lecture, dans le contexte d’un modèle éducatif fondé sur le degrée de réponse à l’intervention. On a fait une investigation quantitative à laquelle ont participé tous les élèves de CM1 (82 élèves) d’un groupement d’écoles du nord du Portugal. Le traitement des données a été fait à l’aide de la statistique descriptive et inférentielle. On souligne, entre autres conclusions, l’existence de dix élèves en risque dans la lecture pendant toute l’année scolaire et le fait qu’à la fin de la troisièmme année de scolarité, la moyenne des résultats des élèves n’ayant jamais été en risque soit supérieur au double de la moyenne des résultats des élèves qui ont été en risque toute l’année.Este estudio tiene la finalidad de analizar el uso del monitoreo del currículo como sistema escolar de identificación de alumnos en riesgo en la lectura, en el marco de un modelo educativo basado en el grado de respuesta a la intervención. Se llevó a cabo una investigación cuantitativa en la que participaron todos los alumnos del 3er año (82 alumnos) de un agrupamiento de escuelas del norte de Portugal. El tratamiento de datos se efectuó por medio de la estadística descriptiva e de inferencias. Se destacan, entre otras conclusiones, la existencia de diez alumnos en riesgo en la lectura durante todo el año lectivo y el hecho de que, al final del 3er año de escolaridad, el promedio de resultados de los alumnos que nunca estuvieron en riesgo era superior al doble del promedio de resultados de los alumnos que estuvieron en riesgo todo el año.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação Carlos ChagasUniversidade do MinhoVaz, Paula Marisa FortunatoMartins, Ana Paula LouçãoCorreia, Luís Augusto Miranda20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50225por0100-15741980-531410.1590/19805314http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200010&script=sci_abstract&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:02.696191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura Monitoring student progress in identifying risk in reading Contrôle du progrès de l’élève à l’ identification des risques dans la lecture résumé Monitoreo del progreso del alumno en la identificación de riesgo en la lectura |
title |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
spellingShingle |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura Vaz, Paula Marisa Fortunato Leitura Portugal Pesquisa quantitativa Dificuldade de aprendizagem Reading Quantitative research Learning disabilities Lecture Recherche quantitative Difficulté de l’apprentissage Lectura Investigación cuantitativa Incapacidad para el aprendizaje |
title_short |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
title_full |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
title_fullStr |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
title_full_unstemmed |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
title_sort |
Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura |
author |
Vaz, Paula Marisa Fortunato |
author_facet |
Vaz, Paula Marisa Fortunato Martins, Ana Paula Loução Correia, Luís Augusto Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Ana Paula Loução Correia, Luís Augusto Miranda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vaz, Paula Marisa Fortunato Martins, Ana Paula Loução Correia, Luís Augusto Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Portugal Pesquisa quantitativa Dificuldade de aprendizagem Reading Quantitative research Learning disabilities Lecture Recherche quantitative Difficulté de l’apprentissage Lectura Investigación cuantitativa Incapacidad para el aprendizaje |
topic |
Leitura Portugal Pesquisa quantitativa Dificuldade de aprendizagem Reading Quantitative research Learning disabilities Lecture Recherche quantitative Difficulté de l’apprentissage Lectura Investigación cuantitativa Incapacidad para el aprendizaje |
description |
Este estudo tem por nalidade analisar o uso da monitorização com base no currículo como sistema escolar de identi cação de alunos em risco na leitura, no contexto de um modelo educativo baseado no grau de resposta à intervenção. Realizou-se uma investigação quantitativa em que participaram todos os alunos do 3o ano (82 alunos) de um agrupamento de escolas do norte de Portugal. O tratamento de dados foi feito com recurso à estatística descritiva e inferencial. Destacam-se, entre outras conclusões, a existência de dez alunos em risco na leitura durante todo o ano letivo e o facto de, no nal do 3o ano de escolaridade, a média de resultados dos alunos que nunca estiveram em risco ser superior ao dobro da média de resultados dos alunos que estiveram em risco todo o ano. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50225 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0100-1574 1980-5314 10.1590/19805314 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000200010&script=sci_abstract&tlng=pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132240883482624 |